Para que serve um contador inteligente de eletricidade? Veja o vídeo…
Já ouviu falar em contador inteligente de eletricidade? Já tem um? Sabe como funciona e para o que serve? Um contador inteligente (ou smart meter) é um contador que regista a eletricidade consumida em pequenos intervalos de tempo, tipicamente uma hora, podendo chegar a 15 minutos.
Veja o vídeo para perceber como funciona melhor este dispositivo.
A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou em 2019 o Regulamento dos Serviços de Redes Inteligentes de Distribuição de Energia Elétrica que enquadra a prestação dos serviços no âmbito das redes inteligentes por operadores de rede e comercializadores. Este ano, os sistemas inteligentes devem passar a uma nova fase com os serviços completos das redes inteligentes.
Qual a vantagem de ter um contador inteligente?
As funcionalidades das redes inteligentes possibilitam fazer leituras à distância (sem recurso a funcionários dos operadores das redes ou do cliente), assim como realizar outras operações à distância como a alteração da potência contratada. Com as redes inteligentes, os consumidores de eletricidade poderão vir a beneficiar de serviços como:
- Leituras automáticas: deixa de ser necessário recolher ou dar leituras, uma vez que estas chegam ao distribuidor de eletricidade de forma automática, enviadas pelo próprio contador
- Faturas sem estimativas: com a comunicação automática de leituras deixa de ser faturado com base em estimativas. Pagará apenas o que consumiu durante o período de faturação
- Operações remotas: permite também a realização de operações remotas de rede, deixando de ser necessária a deslocação física de um técnico sempre que quiser alterar a sua potência ou tarifa
- Despiste de avarias mais eficaz: permite um despiste mais eficaz de avarias e a resolução remota de problemas técnicos
- Maior controlo sobre os seus consumos: regista informação de consumo de eletricidade em períodos de curta duração. Assim, se autorizar o tratamento dos seus dados de consumo, poderemos dar-lhe informação pormenorizada sobre o seu perfil, ajudando-o a tomar decisões mais eficientes, por exemplo, quais os horários de maior consumo e qual o melhor tarifário para o tipo de consumo que faz.
Também o sistema elétrico, em geral, beneficiará com a otimização dos investimentos necessários nos pontos efetivamente críticos, a partir da informação disponível sobre a utilização da rede em cada momento.
Veja o que é e para que serve um contador digital
Com um contador em telecontagem, deixa de ter que dar leituras todos os meses. A eletricidade é faturada de acordo com o seu consumo real e pode alterar a sua potência ou tarifa sem necessidade de deslocação do técnico ao local de consumo.
Este artigo tem mais de um ano
Prefiro os antigos que dá para manipular a contagem.
Estes também dão. Para o lado deles.
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com magneto, correto?
Com um buraquinho e agulha?
quando forem substituir o contador velho por um novo e o tecnico vir o fuinho vais pagar pelos anos todos que tiveste contrato
Depois os ciganos e que nao pagam…
Tem piada que apesar de dizerem que a contagem é automática, a app pede-me sempre para dar a contagem quando chega o dia! Então não devia ser automático?
Se tiveres um contador inteligente, a tua zona também tem que ter a rede preparada, quando isso acontecer recebes um aviso da tua fornecedora em como já se encontra em funcionamento.
Simples Luís: não envies contagem nenhuma, que na fatura virá o valor real, leituras estas tiradas pelo sistema implementado no contador inteligente (telemetria?). É o que acontece aqui pelas terras do Sado pelo menos. Tenho o contador novo desde o Verão de 2019 e simplesmente deixei de enviar leituras, as faturas vêm sempre com o valor real certinho: nem mais, nem menos.
podes ter um contador dos novos mas nem todas as zonas estão ainda informatizadas
Eles mandam sempre essa informação para dar a leitura, mesmo que já esteja a funcionar bem e em pleno. É ignorar simplesmente.
Isso pode não ser bem assim! Enquanto estive na MUON a fatura vinha certinha pelo contador automático. Mudei para a Goldenergy e mesmo depois de me terem dito que não precisava de enviar a leitura, a fatura veio com estimativa!
Tudo muito lindo, desde que a minha contagem passou a ser enviada por SGM para a E-Redes a mesma deixou de enviar as contagens para o comercializador e o mesmo começou aplicar estimativas, uma fatura que passou a ser uma balburdia de leituras ficticias.
a mim acontece precisamente o mesmo. Nos primeiros meses de instalação funcionou, mas agora so recebo faturas com estimativas.
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problema resolvido. Reportei o problema a E-redes e de facte houve falhas mas ja se encontra operacional.
O mesmo aqui
penso que tenham de dar acesso ao comercializador para aceder aos dados a partir do site e-redes
Por Castelo Branco igual, faturas sempre com estimativas bastante superiores
Isso não é verdade.. Conheço várias moradas aí em que vem tudo certinho com os novos contadores…
Eu em dois meses com o contador igual mas para gás senti direto a diferença no valor mensal.
“Leituras automáticas: deixa de ser necessário recolher ou dar leituras, uma vez que estas chegam ao distribuidor de eletricidade de forma automática, enviadas pelo próprio contador”, esta notícia é treta, já o tenho à mais de um ano e tenho de eviar contagem mensalmente…
alem de teres de ter o contador, tens de ter a rede a funcionar, normalmente deves ter um LED a dizer PLC a verde se estiver tudo ok. ou vais ao site de EDP destribuição e vez la se esta activo.
Instalaram os contadores elétricos por obrigação de Bruxelas. A rede e os sistemas não estão preparados para a contagem automática, instalaram o meu há quase dois anos e continuam a fazer leituras à porta e isto em zona central de Lisboa !
Tenho dois contadores e ambos estão integrados na Rede Inteligente. No https://online.e-redes.pt/ posso ver os meu consumos com intervalos de 15min, ver graficos, fazer download detalhado de um xls, etc. Não dou leituras e as facturas não trazem estimativas.
Eu tenho contador inteligente à 1 anos e não está integrado na rede inteligente. Alguma coisa que eu tenha de fazer para essa ativação?
Acho que não. Pode sempre se inscrever no site. Eu, ao fim de 3 ou 4 anos, recebi uma mensagem a dizer que o meu contador estava integrado na rede inteligente e que podia ir ao site, na altura chamava-se EDP distribuição, e registar-me.
Bom, 1 já passou, só faltam 2 ou 3 🙂
a eeltrecidade devia ser de graça, mas para isso teriam que investir em centrais nucleares.. mas assim já não dava para meter milhoes ao bolso
E isso, e depois vais tu trabalhar de graca na manutencao das ditas centrais?? Ou vai tu instalar os cabos e os postes?
Nem dinheiro para construí-las, deixa lá os custos de manutenção e mão de obra.
Muita gente fala mas esquece-se que as centrais nucleares em geral não são económicas e costumam ser subsidiadas pelo estado.
Sendo uma das principais razões o desenvolvimento de tecnologia para processar urânio e de reatores especializados para produzir matéria para a criação de arsenal nuclear.
Um dos últimos reatores em França (Flamanville 3) está previsto entrar um funcionamento para o próximo ano depois de sucessivos atrasos. O custo inicial previsto pra a sua construção era 3.3 mil milhões de euros. Mas o custo atual é de 19.1 mil milhões. E não para de aumentar. Com o preço atual de renováveis esse reator nunca vai gerar qualquer lucro na sua vida útil.
Mas há pessoas que ainda pensam que energia nuclear é a solução. Mas esquecem-se que o problema é a sua viabilidade económica. Visto a tecnologia já estar mais que provada.
prefiro pagar do que ter centrais nucleares.
Para aqueles que ainda têm os contadores antigos, não caiam na asneira de trocar mesmo que lhes digam que é obrigatório. No meu prédio que tem 60 apartamentos sou o único que não deixou trocar para os novos, e desses 59, 14 já trocaram para o segundo modelo, devido a avarias em que, não se chegou a conclusão se houve contagem por defeito ou por excesso.
No meu caso que tenho um Grid-tied, se deixasse meter o um contador novo, perdia dinheiro.
Outra questão que se perde é o seguinte:
-Suponhamos que temos 15 Amperes contratados e temos contador antigo mais disjuntor diferencial da empresa. Pomos dois equipamentos a trabalhar, e que no pico de arranque eles vão aos 16 Amperes por cinco segundos, nada acontece ao disjuntor, este não dispara.
-A mesma situação com os novos contadores (estes passam a ter função de disjuntor) se tiver um pico de arranque 15,1 Amperes dispara logo e corta a energia. Isto obriga a pedir aumento de potencia que é o que eles querem.
Entre outras situações que podia relatar aqui, com os confrontos que já tive com o meu fornecedor, das questões que lhes ponho e eles não me dão respostas.
Por esse motivo eles ainda não trocaram o meu contador sem as questões respondidas.
foi o que me aconteceu a mim após mudar para o novo contador, passava a vida a disparar !!!! tive que pedir o aumento de potencia para o escalão acima …. ladrões !!!! os novos contadores não têm a tolerância dos antigos …..
Há-de lhe valer muito essa intenção. Onde é que está escrito que é o consumidor a escolher o modelo/tipo de contador?
Carlos Santos alguém afirmou(escreveu) que era o consumidor que escolhia o contador?
Aja paciência!!!
E quais foram essas perguntas?
O meu foi instalado há 3 anos (Lisboa) e funciona a 100%. A fatura é sempre referente às leituras reais, e batem sempre certo.
Para aqueles que ainda têm os contadores antigos, não caiam na asneira de trocar mesmo que lhes digam que é obrigatório. No meu prédio que tem 60 apartamentos sou o único que não deixou trocar para os novos, e desses 59, 14 já trocaram para o segundo modelo, devido a avarias em que, não se chegou a conclusão se houve contagem por defeito ou por excesso.
No meu caso que tenho um Grid-tied, se deixasse meter o um contador novo, perdia dinheiro.
Outra questão que se perde é o seguinte:
-Suponhamos que temos 15 Amperes contratados e temos contador antigo mais disjuntor diferencial da empresa. Pomos dois equipamentos a trabalhar, e que no pico de arranque eles vão aos 16 Amperes por cinco segundos, nada acontece ao disjuntor, este não dispara.
-A mesma situação com os novos contadores (estes passam a ter função de disjuntor) se tiver um pico de arranque 15,1 Amperes dispara logo e corta a energia. Isto obriga a pedir aumento de potencia que é o que eles querem.
Entre outras situações que podia relatar aqui, com os confrontos que já tive com o meu fornecedor, das questões que lhes ponho e eles não me dão respostas.
Por esse motivo eles ainda não trocaram o meu contador sem as questões respondidas.
Também já me aconteceu isso, o contador antigo nunca me ia abaixo, este meto o carro a carregar e a torradeira ou o AC ao mesmo tempo e vai abaixo, tenho de ir ao quadro desligar os disjuntores todos e voltar a ligar. Mais uma maneira de roubar as pessoas.
Treta. Recebi este mês uma contagem que foi efectuada só passado 3 meses. Pois leram em Dezembro e só em Março tornaram a ler. Pode se verificar na internet, mais caricato é mesmo apesar de ter contador inteligente aparecer comunicar leitura.
Eu devo ser o único que não tem queixas de comercializadoras e contagens.
Mesmo em estimativa, nunca falhou muito. Mudaram-me o contador para o inteligente e é 100% fiável.
A maioria das reclamações que oiço é mesmo de pessoas que se recusam a dar leituras, andam 3 meses, 6 meses, 1 ano com estimativa e depois queixam-se que o contador dá leituras reais.
Quanto ao disparo aos 15,1 A não é bem assim, depende da sensibilidade.
André Silva já estudaste os contadores que estão no mercado?
Sabes como funcionam?
Sabes como se programam?
Deixo aqui um exemplo para que possas dizer qual sensibilidade te referes.
https://web-material3.yokogawa.com/IM04L31A01-04E_050.pdf
No meu caso pessoal, o meu prédio já dispõe de contadores inteligentes, ligo para a E-REDES para mudar para o novo contador e dizem-me que não há previsão. Que não existe rede inteligente, isto quando sou o único do prédio que não tem contador inteligente.
Power Line
Sabem o que é?
Resposta da EDP: Contador inteligente??????? Tenho contrato com EDP.
Faturamos de acordo com os dados disponibilizados pelo Operador da Rede de Distribuição ou pelo Cliente
Analisado o assunto, começamos por esclarecer que os consumos cobrados pela nossa empresa são faturados de acordo com os dados transmitidos pelo Operador da Rede de Distribuição (ORD) ou pelo cliente.
Quando não existem leituras temos de estimar o consumo
Quando não existem leituras válidas enviadas pelo cliente ou pelo Distribuidor, o consumo tem de ser calculado recorrendo a estimativas. Se existir um histórico de consumo, as estimativas são calculadas segundo o consumo registado no ano anterior.
Nesta medida, o consumo cobrado pode ser efetivo, estimado ou a combinação de ambos, consoante o tempo (em dias) decorrido desde a última leitura real, sendo certo que a atualização da faturação, em que tenha sido estimado consumo, opera-se na fatura subsequente na qual venham a ser utilizadas leituras reais mais recentes.
O seu contador é uma Energy Box
Confirmamos que o equipamento de medida, instalado na morada acima indicada, é uma Energia Box, um contador inteligente em que uma das suas funções, quando devidamente programado, é o envio automático das leituras ao ORD, por telecontagem, que posteriormente as comunica à EDP Comercial para incluirmos na sua fatura.
No meu caso, contador (supostamente) inteligente, andava a dar as leituras até há três meses atrás. Deixei de o fazer e a conta começou logo a bater mal no fim do primeiro mês. Ainda deixei andar mais dois meses mas a coisa só piorou. Falta saber se é o contador que não comunica ou se é a EDP que não liga às leituras. Seja como for, a rotina mensal de enviar a leitura já está novamente implementada.
PPL podem incluir no artigo, ou fazer um novo, que se pode ir ao site da edp distribuição e ver as leituras automáticas lá (se existirem claro)
Não tenho termo de comparação entre contador antigo e inteligente, porque desde que estou nesta casa o contador sempre foi dos inteligentes.
Mas tenho um energy meter (Shelly EM) na entrada do quadro eléctrico de casa e a diferença entre este e o contador ronda os 10-12%, sempre superior no contador da EDP. E agora, qual é que está a contar mal?
Alex,
Tive um caso semelhante que se passou na dos meus pais. Durante muitos anos tiveram um contador digital de 3.45 kVA onde pagavam em media 40 €. Quando substituíram o contador por um desses “inteligentes”, o contador passou a disparar regularmente, disseram que era preciso mudar para uma potência superior. Mudou-se para os 4.6 kVA e o contador continuava a disparar e foi-se aumentado ate aos 6.9kVA e só nesta potência é que deixou de disparar. As contas passaram de 40€ para perto dos 200€, isto para uma casa com uma TV e um frigorífico (os meus têm alguma idade e passam o dia no campo). Algo estaria mal, e de todas as vezes que foi solicitado uma intervenção dos técnicos para averiguar, olhavam para aquilo, e respondiam que estava tudo bem, que teria de ser um problema dentro de casa. Com um medidor de potência à saída do contador dava sempre um valor muito inferior. O contador marcava 16kw e o medidor perto de zero, mas nem isto serviu de argumento para os tecnicos. Passou-se um ano e meio e o contador pifou. Substituíram por um outro diferente e agora tem contado muito menos, a factura dos últimos 2 meses não passou dos 30€. Outro dia, o meu pai recebeu uma mensagem da peritagem a dizer que o contador avariado tinha uma anomalia e que iria ter um credito nas proximas facturas. Eu proprio, na minha habitação, ja vou com no terceiro contador inteligente. O primeiro era daqueles pretos que avariavam facilmente, depois daqueles brancos, agora tenho um outro branco mais pequenos, mas nunca tive discrepancias.