Raspberry Pi OS recebeu novo repositório Microsoft e utilizadores estão revoltados
O Raspberry Pi é um dos melhores e mais bem sucedidos micro-pcs. Por poucos euros conseguem uma máquina mínima para trabalhar ou para ter uma distribuição Linux a correr com serviços essenciais numa rede.
Sendo uma plataforma ARM é perfeita para correr um Linux, em especial a versão oficial, o Raspberry Pi OS. É precisamente neste sistema que agora existe uma polémica. Foi adicionado um repositório da Microsoft e os utilizadores estão revoltados.
É através dos repositórios que os utilizadores instalam novo software de forma simples. Basta um comando, com o nome da app que querem, para que todo o processo seja realizado de forma transparente, com todas as dependências a serem também instaladas.
É precisamente neste componente do Raspberry Pi OS que surge agora uma polémica. Ao adicionar um repositório da Microsoft, sem alertar os utilizadores, foi aberta uma discussão grande e onde os utilizadores estão contra a sua presença neste sistema.
O problema, segundo muitos utilizadores, é a possibilidade que a Microsoft tem de os seguir e recolher informação. Basta um simples comando apt update para que o repositório da Microsoft seja testado, e recolhidas informações.
Há a ideia de que no Linux apenas existem adições com o conhecimento dos utilizadores. Isto aplica-se à adição de novos repositórios e a outros componentes deste sistema. Há ainda uma resistência grande a usar software da Microsoft e o que a empresa oferece.
A presença deste repositório parece ter apenas um propósito. O suporte do Visual Code para ARM é já uma realidade e é desta forma que a sua instalação é possível de forma simples. Curiosamente está em todas as versões do Raspberry Pi OS, mesmo as mais básicas.
Esta mudança, simples e aparentemente inócua para muitos, está a ser muito mal recebida. Os utilizadores querem controlar os repositórios presentes e o que têm nas suas máquinas. A piorar a situação está mesmo ser da Microsoft, que muitos não querem nos seus sistemas.
Este artigo tem mais de um ano
Tanto hate para o raspberry pi os por causa do novo repo da Microsoft, é que isso não faz nenhum sentido. Essa repo só contêm a ferramenta VSCode e a telemetria da Microsoft porque alguns querem isso nas máquinas deles? E depois, isso vai contra os princípios do FOSS? Sim, isso irá desrespeitar os princípios do FOSS mas a FOSS já perdeu a batalha e guerra contra Microsoft por isto e claro que um dia essa empresa irá pertencer à Microsoft por causa da técnica “Embrace. Extend. Extinguish.” (tal como foi o caso do github e dos outros casos passados da Microsoft)
A resposta do Ebon Upton no twitter:
“Sorry: I can’t understand why you think this was a controversial thing to do. We do things of this sort all the time without putting out a blog post about how to opt out.”
Que grande javardice. Eu até percebia o mirror. Mas a chave gpg?
Pessoalmente não quero NADA (reparou na ênfase do nada?) relacionado com a microsoft quando instalo linux. seja num raspberry ou num PC. Se a si não lhe causa confusão, a mim faz, e de certeza não sou o único. Agora, tenho de ir remover esse repositório… Com licença.
Com tantas opções muito mais baratas e muito melhores para correr arm linux, é só mudar!
O codigo dos pacotes desse repo é aberto? Se sim, é so ódio pela MS.
Se nao, os tipos do OS meteram os pés pelas mãos.
O VSCode é open source. Isto é simplesmente só ódio contra a Microsoft, como a maioria dos linuxers (fanboys de linux).
O problema é a telemetria pela microsoft
Mas é diferente da “telemetria” que os outros repos têm?
Nao conheço bem esta distro. Mas em Ubuntu/ Debian é normal as empresas adicionarem os seus programas opensouce aos repos oficiais da distro.
É diferente nesta distro?
Se esta distro já continha dezenas de repos nao oficiais, então mais um da MS é normal.
Se estava tudo centralizado num repo e a MS foi criar outro so para pôr o Code… Ai ja me cheira a esturro.
Telemetria/Repo MS foi adicionada atraves de update sem conhecimento dos utilizadores.
Distros ubuntu ou debian fornecem um um ficheiro meta que produz os mesmos resultados (por vezes avisando o utilizador que esta prestes a adicionar fontes 3rd party que podem ser closed source), mas requer sempre accao/concentimento por parte do utilizador.
A maior preocupação dos utilizadores é o ping aos servers da MS, que é usado como telemetria.
Não é o ódio pelo o OS da Mirasoft mas é por esse OS recolher informações! Essa foi uma das varias razões que eu deixei o Windows à mais de 10 anos.
pessoalmente sim e odio.. nao quero nada deles.. ainda e a minha opçao, certo?
“Se sim, é só ódio”
Que ingenuidade…
“Se sim, é só ódio”
Achas que a MS faz alguma coisa de positivo além dos seus interesses?
Eu penso que o não dizerem nada e pensarem que o “Povo” não ia dar conta? Só lhes fica mal e mais valia dizerem:
“Boas a Microsoft fez uma grande doação a nossa fundação e como tal vamos meter a telemetria da Microsoft nos pi porque o Visual Code é agora suportado por ARM e então tem pim pam pum”.
O não dizerem nada publicamente é muito mau, depois só porque fazem endorse aos IDE’s MS todas as versões têm que vir com essa repo? Mesmo as light? Não isto não se entende e cada vez que faz “apt update” diz aos servidores Microsoft “Yo what’s up estou aqui querem algo do meu pi?”.
Mas vem abilitado por predefinição?
Ou os users tem de escolher “ligar fontes 3rd party”?
A malta fica “revoltada” com nada… Mais palha.
Notei isto quando fiz o último update/upgrade.
Estranhei, até pensei que tivesse algum trojan, afinal não, foi mesmo adicionado…
Se tivessem posto o VS Codium não teria havido problema…
Vida de hater deve ser mesmo muito triste.
Uso o repositório da microsoft porque tenho projetos no Raspberry em .Net Core por exemplo, nada de especial nisto não percebo o “barulho”
Certo, e eu tenho um pi a servir de storage sem GUI, e foi adicionado um repositorio para algo que nem sequer posso executar o vscode!!!!
O repositorio NUNCA deveria ter sido instalado e nao se trata de HATE pela microsoft, pois se fosse um repositorio Ubuntu a polemica iria ser a mesma ou avisas antes ou nao o colocas.
O ideal mesmo era colocar o vsCode no repositorio do raspberry pi os, mas como a microsoft quer ter o seu proprio repositorio, a solucao poderia passar por apenas instalar o repositorio quando fosse instalado o vsCode ou alguma futura aplicacao da microsoft, e nunca instalar um repositorio so porque sim.
Eu também não vejo problema. O Raspberry Pi OS é nitidamente um sistema operativo de fácil utilização. A meu ver, um ótimo SO para quem não está habituado a trabalhar com linux. Tudo pode ser feito usando algum software existente, usando o rato para selecionar opções. Adição de repositórios, para poder instalar algum software, é uma algo simples para quem está habituado, mas não muito simples para o publico alvo do Raspberry Pi OS.
Todo Linux é de fácil utilização, o OS oficial do PI é derivado do Debian. Complicado é o Windows que a cada atualização trás o terror de perder tudo e o boot obrigatório.
Para quem não percebe o “HATE”:
Windows:
– Imaginem fazer um update do Windows e de repente a vossa imagem de background costumizada ser alterada e não vos permitir alterar. Pode não parecer nada de importante, e até podem nem ter o background costumizado, mas noutra actualização futura, podem simplesmente achar que as pastas “Documentos”/”Videos”/”Imagens” devem estar vazios e como eliminar nao se faz, passam essa informacao para uma cloud publica onde toda a gente tem acesso (e ninguem vos disse nada)
Mac:
– Imaginem fazer um update do Mac e de repente aparecer um repositorio do Windows pq podem simplemente instalar o vsCode. Sem stress né …. e numa actualização futura do Mac, é instalado o Internet Explorer e removido o vosso browser, e apenas só porque sim
Que comparações exageradas relativamente ao que aconteceu… é apenas um repositório e nenhum software extra que foi instalado, algum existente foi alterado ou dados que foram apagados… e quem se preocupa com segurança e problemas com telemetria, de certo que já tem um Pi-hole na rede e o repo foi bloqueado logo à partida! 😛
Superaram a Apple colocando um álbum do U2 na iTunes de todo mundo
Eu não quero meus Raspberry Pi infectados pela Microsoft de jeito nenhum. Tudo que esta empresa infecta fica lento, cheio de problemas e caro. Começam a impor seus padrões binários sem transparência e ineficientes. No mínimo as atualizações do sistema ficarão comprometidas.
Depois de instalado retira-se o repositório alienígena.