Huawei continuará sem serviços Google: equipa de Biden “não vê razão” para suspender o veto
Depois de Trump ter perdido as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, existia a expectativa do conflito entre os EUA e Huawei terminar. Contudo, algumas das decisões do presidente cessante permanecerão com a nova administração de Joe Biden. Apesar de o novo presidente ter desfeito algumas das posições de Donald Trump, a relação com a Huawei não será para já revista.
Os telefones Huawei continuarão sem os serviços e aplicações da Google, porque a equipa de Biden "não vê razão" para suspender o veto.
Huawei continuará vetada aos serviços Google
A Huawei é uma das melhores marcas de smartphones do mercado. Contudo, esta "limitação" poderá deixar o utilizador preocupado dado que muitos dos serviços que usamos requerem suporte de aplicações e serviços Google. Apesar de a Huawei ter a sua AppGallery, a Google ainda está a anos-luz com a Play Store.
Assim, os utilizadores que adquiriram o smartphone da empresa têm vantagens na qualidade do hardware, mas questionam-se sempre pelo retorno dos tais serviços que foram vetados por Donald Trump. Então, com a entrada da nova administração Biden, a situação não será revista?
Aparentemente, não. Pelo menos foi o que indicou Gina Raimondo, que provavelmente se tornará chefe da pasta de Comércio dos Estados Unidos sob a presidência de Biden. Em comentários recentes, a política garantiu que "não vê razão" para a Huawei e outras empresas chinesas não continuarem na famosa lista negra quando se trata de fechar acordos comerciais com o país norte-americano.
Huawei continuará sem Play Store
As explicações de Raimondo foram no sentido oposto ao que se esperava:
Eu entendo que as empresas incluídas na Lista de entidades e na Lista de utilizadores finais militares são incluídas porque representam um risco para a segurança nacional dos Estados Unidos ou para os interesses da política externa.
Atualmente, não vejo razão para que as entidades desta lista não estejam presentes.
O impacto destas declarações é notável e, se alguém pensou que a situação de Huawei poderia mudar com a nova administração de Joe Biden, a resposta parece ser negativa, pelo menos por agora.
Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês reafirmou a posição do governo chinês contra as restrições que afetam as empresas chinesas.
Exortamos que tal opressão contra as empresas chinesas seja detida.
O impacto poderá afetar as empresas de forma definitiva
A consequência para a Huawei é clara: continuarão a não poder utilizar os serviços ou aplicações Google nos seus telefones. Assim, os utilizadores não terão acesso ao Gmail, YouTube, Google Maps ou Google Play, entre outros. Além disso, terão também acesso restrito a outras tecnologias quando fabricarem os seus telefones.
A empresa tem vindo a tomar medidas há algum tempo para assegurar que este veto a afeta o menos possível. Espera-se que o seu sistema operativo HarmonyOS - que parece ser um fork do Android - esteja brevemente disponível em alguns dos seus futuros modelos.
Uma outra ação tomada pela gigante chinesa foi a de vender a sua sub-marca, a Honor, tornando-a assim numa marca independente. A ideia é que a Honor consiga voltar a ter acesso aos componentes da Google.
Este artigo tem mais de um ano
Portanto, todos criticavam TRUMP, todos queriam o trump fora, e agora que o Bidé está lá, até agora não acertou uma para a caixa!
O que tu queres dizer é que não te fez o favor para poderes comprar um Huawei…
Eu quero que o huawei e o G5 que os meta no c… esse lixo come dinheiro ás palas.
Por acaso até já cancelou uma serie de medidas absurdas do trump.
Neste caso não cancelou, porque provavelmente há motivos para continuar assim e embora a face mais visível desta questão sejam os telemóveis, a Huawei, é uma das maiores fornecedoras de equipamentos para redes móveis e o grande problema deverá ser mesmo esse.
Acertou… e muito.
Assim até tu te podes sentir bem nos EUA.
Deixem-se de tretas!
Sendo a Huawei uma empresa chinesa, esta é obrigada a fornecer informação ao governo chinês.
Ou seja, este problema só é resolvido quando a Huawei alterar a sua sede para outro país, deixando assim de ser uma empresa afiliada da China.
E porque é que é a única empresa chinesa completamente banida então? Será por espionagem ou pura guerra comercial? Repito se as preocupações dos EUA fossem mesmo a espionagem bastava por o nome de uma empresa (BKK) e bania logo 4 marcas de smartphones, 1 delas sendo a OnePlus, o que não se verifica por coincidência claro
Está guerra já vem antes do Trump, só que os média só falavam no Trump.
Os Serviços de informação já na altura de Barrracaabana já diziam que a Huawei era um perigo.
Estou a ver a honor vir para Portugal com os serviços google e vao vender mais telemóveis e a huawei ja tem os dias contados
O Ceo da Honor já falou em entrevista que o objetivo é tomar o mercado da Huawei mundialmente com smartphones com qualidade como a Huawei andou a lançar.
Ya mas a honor e boa marca eu ja tive o honor 8 posso dizer que sao telemóveis bons mas agora com a separação da huawei a honor pode ser bem vista em tudo mundo
Já tinha dito que não me acreditava que ia ser assim tão facil. Depois do 5G estar a rodar na Europa (e boa parte com infraestruturas americanas claro), talvez a Huawei deixe de ser ameaça. Até lá têm muita a ganhar em manter a Huawei fora de jogo.
Quais infraestruturas americanas ?
Abc
Estás a perguntar por empresas ou o que são infraestruturas? Empresas tens a cisco, a HP, verizon, entre outros.
Se queres saber o que é uma estrutura de rede, provavelmente o nosso amigo Google será uma ajuda melhor.
Parece-me que o que Jorge Carvalho quis dizer é que as “cisco, a HP, verizon” não serão as empresas dominantes na infraestrutura do 5G…
Certo 🙂
Abc
Então mas estrura 5G na Europa não é maioritariamente da Ericsson e Nokia?
Respondendo a ambos, a Ericsson seria a resposta natural para a Europa, só que também está envolvida num jogo político engraçado, em que como tendo um elevado número de negócios na China está-se a posicionar ao lado da Huawei contra o bloqueio desta e não sei até que ponto não terá consequências para eles também
So os inocentes acreditam que o partido democrata é “justo” e “diferente” do republicano…
Os EUA são uma cooperativa de interesses gerida por muito menino poderoso que faz parte de organizações que vão dividindo o mundo consoante o seu interesse…
Capacitem-se… Os EUA são o problema, porque parte da solução, não são.
No saco dos problemas pode-se meter também a China, Rússia e as Monarquias Árabes.
Qual é o problema de um país escolher quem pode ter acesso às suas redes de comunicações?
TODOS os países no mundo têm esse cuidado, tenho pena que ainda não saibas.
+1
Uai, então não era tudo culpa do Trump? Agora que ele saiu, qual é a desculpa? Vamos ver quantos mais artigos vão sair sobre este assunto…
tens toda a razão… Todas aquelas manifestações contra as sanções à Huawei não serviram para nada… Aquelas cargas policiais, as pessoas presas e no hospital, a revolta e angústia, tudo para nada…
Atrás de mim virá, quem bom de mim fará.
Ah ah ah
Todos criticam o trump por defender o seu pais da espionagem chinesa e retirar as tropas da siria e medio oriente. Ninguem criticou o obama e o bush por criarem guerras com siria, afeganistao, iraque sem razao aparente. O obama ate ganhou um nobel da paz….incrivel como ainda falam mal do trump.
Se fazes o favor não venhas para aqui dizer verdades porque aqui só interessa o poltica mente correcto. O máximo que irás conseguir é uns nomes depreciativos à tua pessoa. Tem mais atenção ao que diz a TV e tenta pensar menos, tá?
Sinceramente critiquei o Trump por muita coisa, esta não foi uma delas porque já tinha dito até que não me admirava que a posição do Biden fosse exactamente a mesma, até devido ao conflito comercial existente entre os 2 países. Agora os EUA fazerem-se de virgens ofendidas quando é mais do que sabido que eles próprios vigiam tudo e todos e se calhar há bem mais tempo que os chineses é que não faz sentido, para mim pelo menos. E o resto dos países subitamente também ficarem preocupados, quando nunca fizeram nada em relação aos americanos (e continuam sem fazer), quer por opção, quer por “incentivo”, como foi o caso do nosso país, dos americanos é um pouco incompreensível.
Eu tenho o huawei p40 e não trocava por nada.. É uma máquina topo de gama e no fim acabas por te habiatuar ao fato de não teres serviços Google. A huawei na store deles, já tem tantas coisas e o Petal, que vem com o telemóvel, completa o que falta. Eles até o maps já têm deles. Não tão bom como o Google maps mas não vai demorar.. Enquanto os EUA andarem com isto só compro chinês.. Eles deviam era ter vergonha..
Então tens muita opção, hoje em dia até máscaras chinesas podes comprar.
+1
Esta guerra tem pouco a ver com telemóveis, mas é natural que esteja poucos informado pense que sim.
A huawei é uma empresa que engloba muitas áreas do setor tecnológico que vão muito além do telemóveis, mas o principal problema deverá estar nas redes 5G.
o pessoal pensa que comprar smartphones americans compram coisas produzidas nos EUA LOL sao mesmo angels acordem grande parte dos produtos americanos sao feitos na china,e outros paises asiaticos LOL
Jura?
É ninguém sabe disso?
O horror, o pânico, a catástrofe…
A Huawei já era adeus Google e qual quer dia a Huawei fecha as portas mas uma coisa e certa a Huawei e os usa já não vão fazer negócios agora em do futuro a Huawei ja tem os dias contados
O p40 não e bom
Desculpem a minha ignorância mas a Motorola também não é chinesa?
existem 2 Motorolas! a marca de smartphones pertence a uma empresa chinesa, a outra, continua americana.
lol achas que é feita nos EUA ?? como os da APPLE kkk o mundo critica mas come tudo do mesmo tacho
ninguém perguntou onde é produzido – nem tu saberás…
O problema da huawei é que constrói redes 5G e 4G e outras fabricantes não.
Tanto tempo perdido a acusar Trump.
Quando os mais bem informados sabem que é o conselho de segurança dos EUA, quem decide e alerta para estes perigos, FBI NSA CIA.
Os genes continuam lá, liquidar os que se atravessam no seu caminho mesmo com mentiras…
a esquerdalha agora quem vai acusar?
Talvez a direiterda, com a sua utopia habitual
A questão principal aqui é: Qual a razão para existir o veto? Essa é que não se entende… ou melhor até se entende, a Huawei cresce, a Apple caiu e o governo de Trump bora lá parar os chineses se não vão-nos comer vivos é simples.
Como user Huawei no meu caso tenho os GS, mas se não tivesse, não teria e não seria por isso que deixaria ou deixarei de comprar enquanto mantiverem a qualidade que têm isso é certinho.
O que vai acontecer aos GS é o mesmo que tem acontecido ao whatsapp embora por motivos diferentes claro, as marcas chinesas cada vez estão maiores, melhores, e vistas de outra forma no mundo android e cada vês mais smartphones de marcas chinesas são vendidos, a Xiaomi já vende os seus smartphones na China sem GS e o que acontecer é que só os users Apple vão usar na maioria os GS, porque o mundo android por este andar vai acabar por ser banido fora Nokia e Samsung.
Quando as pessoas ficarem banidas de usar os GS, seremnl obrigadas a usar apps alternativas e perceberem que existem alternativas tão boas como as da Google… foi o que aconteceu com o whatsapp pensavam que fazia o que queriam e a malta ok, vamos mudar e afinal o whatsapp não era insubstituível, tal como os GS.
A Huawei sem GS já era vocês tem de acordar a Huawei já era
eu como consumidor que penso pela minha cabeça nao vou comprar americanos so que eles querem nem vou comprar chines porque eles querem, vou comprar o que me apetecer
E por isso que eu tenho Samsung e estou bem servido
Já agora quem baniu primeiro a Huawei não foram nem o Obama nem o Trump, mas sim o governo australiano.