Como colocar num iPod 50 milhões de músicas do Spotify?
Usar um iPod para colocar músicas do Spotify é juntar dois grandes momentos no que toca ao armazenamento da música. Aliás, são mesmo pontos de viragem na indústria da música. Na altura que o iPod foi lançado, Steve Jobs criou mesmo um slogan que se tornou épico em 2001: “1.000 músicas no seu bolso”.
Com um salto de 20 anos, um curioso "hacker" desafiou o sistema e não colocou mil, mas sim 50 milhões de temas musicais que podem ser transmitidas via Spotify.
O passado da música no iPod, como o presente do streaming no Spotify
Guy Dupont, um jovem de Massachusetts, começou este projeto quando tinha 17 anos e quando recebeu o iPod de um parente. O talentoso rapaz alterou o gadget da Apple com tecnologia moderna por forma a incorporar o Spotify. Segundo o vídeo, Dupont retirou as entranhas da máquina de música para lhe dar um novo interior.
As novas peças incluem um computador Raspberry Pi Zero W com capacidade para Wi-Fi e Bluetooth de 10 dólares, um ecrã de 40 dólares e uma bateria recarregável de 7 dólares.
Conforme podemos ver, o dispositivo funciona quase da mesma forma que o iPod original. Isto é, a click wheel permite na mesma forma que o utilizador selecione rapidamente uma faixa de música - só agora o utilizador pode escolher uma da vasta biblioteca do Spotify. Outra diferença é que, em vez daqueles minúsculos cliques audíveis quando se girava a roda, a adição de um motor háptico significa que o dispositivo agora vibra.
Armazenar a música que flui da web
Algumas das imagens mostram a Dupont cuidadosamente a montagem do dispositivo. Além disso, nas imagens, o jovem refere três peças de software que o ajudaram a ter sucesso na sua criação. Então, duas delas foi ele próprio as escreveu, mas houve ajuda de terceiros.
Como tal, ele faz um agradecimento ao autor de um post num blogue há 11 anos que ofereceu algumas informações cruciais que lhe permitiram pôr a roda de clique a funcionar, um avanço que foi vital para o sucesso da tarefa.
Este projeto não teria sido nem remotamente tão interessante se eu não pudesse fazer a click wheel original funcionar.
Disse Dupont no vídeo.
Num artigo do Hackaday é explicado o processo de construção com mais detalhes. O autor termina com a informação que embora o seu vídeo possa parecer um anúncio ao Spotify, a melhor maneira de apoiar os artistas é comprar a sua música em vez de a transmitir (streaming), e também comprar os seus produtos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Ou fazia uma app no smartphone que simulasse tudo isso…
Mas não tinha o mesmo desafio…
LOL, isso não conta como colocar um iPod a dar streaming do spotify. Isso é exatamente o mesmo que pegar num mp4 da Sony e trocar o interior e entender como os botões funcionam para poder mapea-los num raspberry pi. Tudo bem que é uma coisa fixe e um desafio interessante de se fazer, mas se ele tivesse feito isso com um mp4 de outra marca o título iria estar Raspberry Pi 0 dentro de um MP4 (se por acaso chegasse a ser notícia aqui visto que não era Apple). Mais uma vez a serem tendenciosos por causa de ser um aparelho da Apple…
Mostra lá o que tu já fizeste nesse campo? Zero 😀 só conversa fiada 😉 Ele pelo menos fez algo interessante 😉
Eu não coloquei em causa eu conseguir ou não fazer… E se leres bem e não estiveres tapado com a dor de cotovelo do ponto mais importante ao qual me referi, ias reparar que eu mencionei “Tudo bem que é uma coisa fixe e um desafio interessante de se fazer”. Tu sabes bem ao que eu me estou a dirigir, e não é preciso vir com outro tipo de conversas só para desviar sobre o que realmente falei.
Nada disso, tu não levaste em conta o que realmente estava ali mostrado, que era um projeto interessante de tecnologias onde se usava um equipamento icónico do passado, com tecnologia moderna e apenas com poucos euros de custo. Desviaste a atenção e o foco do que interessava. Foi sobre isso que te apontei falta de atenção. O resto, é o resto.
Bom fim de semana.
Bem visto. É isso memo de ipod so a caixa.
Se fosse um leitor de cassetes com ecrã e com 50 mil músicas do Spotify. Ou uma banana com um ecrã com 50 mil músicas.. Etc etc.
Seria o mesmo. A diferença é que é Apple, se não nem aoarecia aqui.
Sim, o ser um gadget Apple atrai logos várias pessoas, uns gostam do produto, e outros amam o produto. Mas, como em vários projetos, https://bit.ly/2ikZ9gu a ideia é destacar o que se pode fazer com os poderosos Raspberry: https://bit.ly/3pxxV3w e pronto 😉 tens aí 2 de dezenas de projetos que destacamos e acho que só há esse que tem um iPod. 🙂 mas até vou ver se arranjo mais.
Portanto… Apenas um aparelho com wi-fi.
Se fosse num dispositivo de outra marca, nem era “noticia”, certo?
A questão é que o ipod foi icónico. Apareceram outros antes, mas nem fizeram a mais pequena mossa no mercado musical.
Hmmm vais ter de colocar a designação de icónico, ou então…. a mensagem não será entendida melo destinatário. 😀
+1
E o título também não está correto deveria ser no pior dos casos “Como aceder num iPod a 50 milhões de músicas do Spotify?”
Sim, sendo Spotify, isso é interessante para ti. O resto, o desafio, o fazer um dispositivo moderno com tecnologia barata, e meter dentro dum clássico de outros tempos, isso não interessa nada 😀
big deal, já estava a pensar em que qualidade teria isso ripado e que disco teria ele colocado…
Pois, a isso chama-se clicar-morder. A cena é que eu quando venho cá não deixo mostrar nada que lhes renda dinheiro. Nem tão pouco a lateral que costuma ter os as suas imagens com anúncios. Com este tipo de coisas…
Clicar-morder???
LOL