Huawei P50 poderá ser o primeiro smartphone a chegar com o Harmony OS
Depois de todos os problemas que enfrentou, a Huawei conseguiu recuperar e acabou por mostrar que não depende de ninguém para se conseguir manter no mercado. Criou um ecossistema próprio e que acabou por fortalecer a marca em muitas áreas.
Uma das que foi apostada foi a da criação do seu sistema operativo, alternativo ao Android, a que tinha o acesso controlado. Com o Harmony OS para smartphone apresentado e já em testes, a Huawei deverá acabar por apresentar a versão final no futuro P50.
Chegou o substituto do Android
O Harmony OS passou de uma promessa a realidade de forma muito rápida. A Huawei apostou no seu desenvolvimento ainda antes do bloqueio ao Android, o que se revelou uma decisão chave para a marca. De modo paralelo, também a AppGallery é essencial neste processo.
Com a versão do Harmony OS para o smartphone apresentada esta semana, a Huawei deu um passo muito importante para se autonomizar. Ainda limitado a alguns equipamentos, provavelmente presentes no mercado chinês, este vai ser desenvolvido e aprimorado até à versão final.
Harmony OS pode chegar com o P50
É precisamente esta versão que se está a especular sobre a sua chegada e apresentação ao mundo. Tudo aponta para que surja primeiro no próximo smartphone da Huawei, o P50, que deverá ser apresentado no primeiro trimestre do próximo ano, como é hábito da marca.
Do que se sabe, o Harmony OS irá suportar todas as apps atualmente disponíveis para Android de forma transparente. Claro que, e faz sentido, a Huawei quer que os programadores se adaptem e passem a produzir as suas apps diretamente para este novo sistema operativo.
Smartphone Huawei chegará a que mercados?
A única dúvida que se mantém é se esta disponibilização do Harmony OS no Huawei P50 será global ou se será focada primeiro na china. A marca já garantiu que todos os smartphones que suportam a EMUI 11 vão ser compatíveis com esta novidade da marca.
Sendo mais que um sistema dedicado ao smartphone, o Harmony OS irá ser a proposta da marca para todos os seus dispositivos. Irá ser usado tanto em TVs como no futuro sistema de entretenimento dedicado aos carros, passando por smartwatches e tudo o resto.
Este artigo tem mais de um ano
Tinham a oportunidade de fazer uma coisa completamente nova e decidiram copiar o android
Realmente do ponto de vista visual isto é somente um fork do Android mas com nome de Harmony.
O que traz de novo? Ser somente não android?
Podiam ter feito como outrora a OnePlus e associavam-se agora à LineageOS =sistema rápido, limpo, flexível e atualizavel por muito mais tempo. Tinham boa parte do trabalho já feito.
Eu ainda não opino sobre o que não sei, e não experimentei ou testei, muita coisa se mostra, diz e escreve e quase decerteza qur não será exatamente assim… Vou deixar sair as versões finais, testar e depois sim opino. Existe sempre o outro ponto de vista que é para quem gosta de Android e está habituado manter as mesma estética e base mas sem o ser, embora para um OS de raiz também ache que devia ser mais personalizado pela Huawei mas quem sabe com o tempo e no futuro cada vez o seja mais… veremos!
Finalmente, um pouco de sensatez.
o core e android ..so mudou a store e apps ,,com mais umas skins e temos harmony Os …treta chinesa no seu melhor
Essa treta de que fala demorou anos a ser realizada por batalhões inteiros de engenheiros programadores.
Se calhar não é uma treta qualquer, há ali muita coisa nova.
Se fosse só copiar e colar faziam em 15 dias…
+1
Tens os Windows phones para provar que diferente nem sempre é melhor. O Harmony pode vir a ser completamente independente do android daqui a uns anos mas não vai ser num piscar de olhos.
Para além que muita gente está agarrada ao android, lançar algo meio-feito é que era o real tiro no pé agora.
Sim, os chamados agarrados