COVID-19: Portugal pode ter uma nova app “Anti-Covid”
Mais uma app Anti-Covid? Depois de um debate intenso sobre a app STAYAWAY COVID, o primeiro-ministro António Costa recuou e suspendeu o debate sobre a app. No entanto, o assunto está longe de estar encerrado e até podem surgir alternativas à app.
O PSD admite propor uma nova aplicação obrigatória "anti-covid", mesmo que isso custe alguns direitos dos cidadãos.
Com a pandemia com "sintomas" de descontrolada em alguns países, onde se inclui Portugal, é preciso rapidamente encontrar soluções e definir estratégias. O uso de apps "Anti-Covid" pode ser uma das soluções, pelo menos ao nível da quebra das cadeias de transmissão.
Rui Rio já tinha dito que a sua principal objeção à StayAway Covid era a eficácia, mas Adão Silva, líder parlamentar do PSD, vai mais longe e não exclui que sejam os sociais-democratas a propor a obrigatoriedade de uma aplicação que permita monitorizar contágios com outra eficiência, revela o Expresso.
De relembrar que o líder do PSD tinha-se queixado no twitter que app não o avisou uma vez que tinha estado perto de um infetado (Lobo Xavier no Conselho de Estado). Em resposta, os responsáveis pela app StayAway Covid referiram que a app não funciona da forma como Rui Rio tinha indicado.
PSD pode propor uma nova app "Anti-Covid"
Numa entrevista ao Expresso, o presidente do grupo parlamentar do PSD admitiu que "uma aplicação informática" - que não a StayAway, conforme foi desenhada e articulada - "que fosse eficaz e capaz de prevenir e de combater a Covid" seria "uma questão muito séria" a considerar.
Estou à espera de que a proposta que seja capaz de se fazer no fim [dos trabalhos na comissão parlamentar] seja conciliatória entre os direitos, liberdades e garantias previstos constitucionalmente e, por outro lado, a eficácia prática da medida. E digo mais: se, para termos eficácia, tivermos que diminuir ligeiramente esta proteção, não há problema nenhum. Aquilo que há de mais sagrado em qualquer pessoa é mesmo a vida.
Adão Silva, líder parlamentar do PSD
Relativamente à app StayAway, não se mostra confiante de que haja grandes progressos exequíveis.
Afinal como funciona a app STAYAWAY COVID?
Vamos imaginar que o Pedro, o Vítor e o Francisco têm a aplicação instalada e vão tomar um café. Cada um dos seus telefones irá difundir a cada 10 minutos um número aleatório.
Os outros telefones, que estão à escuta, vão registar os números difundidos na sua proximidade e também alguns dados sobre o tempo de duração da difusão e a intensidade do sinal que receberam. Estes números são números propositadamente grandes para que a probabilidade de estarem a ser difundidos dois números iguais seja muito baixa.
Mais tarde, o Francisco desenvolve alguns sintomas e faz o teste à COVID-19. Caso esse teste seja positivo, o médico que valida o diagnóstico, fornece ao Francisco um código de 12 dígitos. O Francisco, caso seja da vontade dele, vai inserir este código na sua aplicação.
Esta por sua vez, usa esse código para depositar num repositório público os números (aqueles que foram gerados de forma aleatória) que o Francisco difundiu nos últimos 14 dias.
É importante sublinhar que todos estes passos são totalmente voluntários e que, mesmo tendo sido atribuído um código ao Francisco, será o Francisco a decidir partilhar ou não os seus números.
Em todo este processo, nem os dados pessoais dos utilizadores, nem qualquer tipo de dados de localização são associados aos números aleatórios difundidos. Assim, o Pedro e o Vítor sabem que tiveram um contacto de risco, mas não sabem onde nem com quem.
Qual a vossa opinião sobre uma nova app?
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Quando for obrigatório o médico (e fica à responsabilidade do médico) introduzir o código na base de dados, aí talvez a app funcionará devidamente, ainda assim surge outra variável, pois o paciente pode não instalar nem usar a app.
Contratar mais pessoal, enfermeiros, médicos, mais camas… é que deixa estar quieto.
Vamos investir numa nova App! Isso sim, camas? Tem o chão, eles que se montem la no hospital. Vamos, a App é melhor.
Quem não quiser, vai ser entubado no chão e mais nada, com almofadas e fronhas. Importante reforçar o SNS antes de colapsar? Cá nada, bora la pagar mais dinheiro para uma Appzinha.
Camas tem em tudo, os hospitais tem camas infinitas! E lugares para todos, ah e o pessoal também! Não se preocupem, até porque ninguem fica exausto.
Sim, bora investir na cura e não na prevenção. Vamos focar-nos em preparar a campa em vez de pôr o cinto de segurança.
Ainda não faltam UCIs. https://covid19.crossroads.pt/
Na tua lógica estamos bem então.
Onde é que eu disse a cura? Eu falei evitar o colapso do SNS, se o SNS colapsar não há Apps que te vaiam servir de algo, muito menos sites como esses, e muito menos “cintos de segurança”
Os cintos de segurança, são os profissionais de saúde. Sem eles, estas la sem cinto de segurança.
Bora é pegar na App, reforçar o SNS esta quieto!
A tua lógica da batata serve-te de muito. És só mais um que pensa que sem profissionais vais fazer grande coisa!
Atão, Spoky? A favor do sector da saúde? Não pode!
Nunca disse que não era, mas entre uma App e o reforçar o sector da saúde, é lógico que é a segunda opção.
Mas há aqui pessoas iluminadas que pelos vistos preferem a App, é só gargalhadas. 😉
Tens muitos hoteis às moscas @Spoky, usem-nos…
Não digas isso a mim, não me cabe a mim. Cabe ao Primeiro-Ministro, e mesmo existindo hoteis as moscas, e o se não há reforço do pessoal quem é que os vai tratar? Pois pois 😉
Vai lá focar-te nas tuas teorias da conspiração e deixa-nos em paz.
Planamente de acordo @ruca.
Ou nem ligar o Bluetooth!
E os velhos que não percebem um pevo de smoartphones como fazem?!
Instalar e bloquear que rode em segundo plano…
Isso mesmo!
“O PSD admite propor uma nova aplicação obrigatória “anti-covid”, mesmo que isso custe alguns direitos dos cidadãos” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Está tudo maluco ou querem transformar Portugal numa ditadura onde os nossos direitos fundamentais de liberdade e resistência são para o Lixo ??? Isto já parece a China e parece que o pplware dá noticias COVID facistas, parece receber “luvas” para publicar este lixo. Já basta a Anti-Ciencia constante sobre o assunto da pandemia !!!!!!! Por amor de Deus PPLWARE pára com noticias facistas relativamente ao COVID !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quero ver como vão obrigar a usar isso na minha casa, vão fiscalizar a casa da população 1 por 1? Telemóveis? 1 por 1.
Não me parece, é só mais um esquema para meter medo. Há sempre maneiras de complicar a coisa, posso muito bem instalar na hora da fiscalização, assim que a fiscalização acabar, desinstalar e assim sucessivamente.
É inconstitucional, até médicos disseram que não querem que seja obrigatória médicos! E até a própria CNPD disse recentemente que “Suscita graves questões de privacidade”, a Associação de Direitos Digitais D3 também disse o mesmo!
Por tanto calma, duvido muito que isto venha a ser aprovado. E duvido que obriguem a instalar no PC, se for o caso. VeraCrypt e ai quero ver.
o PSD é que propõe e o pplware é que está mal em comunicar o que diz o governo?? Estás mal vota noutros, pode ser que encontres melhor
Outra vez arroz? Sei que desta vez é uma aplicação, se for para Hospitais, Empresas e para pessoas (de forma voluntária) acho bem, se for obrigatória para se ter, é logo um não!
Há gente com a cabeça oca, ainda não entenderam que uma App não vai parar os contágios, isso vem dos COMPORTAMENTOS das pessoas, mais uma vez dos comportamentos. E desses comportamentos enquadra-se, não estar com muitas pessoas e amigos.
Mas quem é o parolo que vai respeitar isso de não estar com amigos ou desconhecidos? Quase todas as pessoas que conheço, falam com vizinhos e outras pessoas sem mascara. São pessoas de confiança? Sim, mas ninguem sabe quem esta infectado ou não.
É simplesmente isto! Os jantares de familia continuam-se a fazer, e os restaurantes quebram a regra das 5 pessoas se for preciso, qual é a duvida? São os negocios a tentar sobreviver.
E não digam que não é verdade, basta verem uma zona onde exista menos “movimentação” da policia e vão ver como, o desrespeito pelas normas de segurança é inexistente, principalmente em tascas etc.
Não estou a criticar, porque também o faço e falo com gente desconhecida (ou seja amigos de amigos etc), quase todas as pessoas fazem isso diariamente, de várias faixas etárias.
Não foi ninguem que me disse, nem um relatório, com dois dedos de testa e dois olhos vê-se tudo as claras.
Não é uma App que vai acabar com o COVID, e se for obrigatória ai sim as pessoas vão ignorar. Tem de ser as pessoas conscientemente a aceitar usar, não as podemos obrigar! Isso não funciona, e é ditadura e abuso de liberdade!
E não me venham com tretas, também disseram que a App StayAway COVID ia ser obrigatório, e FUI CRITICADO mas no final quem ganhou e acertou fui eu, tanto que no ultimo artigo do Antonio Costa recuar na decisão.
Os que criticaram, metade desapareceu e nem responderam (e não é por falta de tempo, ou por isso) porque sabem que foi verdade e não existiu nenhuma mentira.
Sou sim contra a obrigatoriedade de Apps, e se for o caso desta serei.
A vontade tem de partir da própria pessoa em questão e cabe a ela pensar e tomar a decisão se pretende ou não usar. Evitar contágios? Evita, mas não evita a 100% nem a 50% nem 70%… É a realidade.
Se os comportamentos SOCIAIS NÃO mudam, nada vai mudar. Os números vai continuar a aumentar.
Metam isso na cabeça, especialmente quem é a favor da obrigatoriedade (e se for caso disso, podem criticar-me a vontade), esta é a realidade. Dura para os sensíveis, e para as pessoas que só teimam que quem tem razão é os partidos ou DGS etc.
Não aceite ser vacinado, olhe que é obrigatório!
Obrigatório introduzir algo no meu corpo, não. O mal de muita gente é que não quer gastar o seu latim, muito menos valer os seus direitos. Não interessa se é ou não digno.
É como a questão da interrupção da gravidez, muitos são contras, outros a favor. Mas no no fim, quem decide é a Mãe e o Pai. O resto não tem nada haver com isso, antigamente fazia-se isso a revalia.
Eu não quero tomar Vacinas, queres tomar. Toma não sou contra isso. E até acho bem que tomes, mas eu não quero nem pretendo. É um direito meu, e que eu saiba o corpo é nosso.
E não não é crime nenhum não ser vacinado, são escolhas. E que têm de respeitar.
Queres frequentar po ex. uma univ. publica é obrigatória teres a vacina do tétano. No meu tempo era obrigatória, hoje em dia não sei, mas parece que é tudo opcional, resultado de algum iluminado.
Por isso o Sarampo está a avançar que já esteve erradicado na Europa, por tipos que não querem que os miúdos tomem vacinas. Excelente solução.
Porque não és contra o CC que é obrigatório? Ou teres de pagar impostos?
Até tens razão em algumas coisas, como investir mais no SNS, ter os cuidados que todos sabemos, mas a APP é apenas mais uma ferramenta., como o uso da mascara ou o distanciamento.
É só mais uma ferramenta nada mais, e que te afecta a APP?
Já te disse noutro post para ires dar banho ao cão, porque dizes coisas verdadeiras mas também com argumentação disparatada.
Recusar a vacina? Só podes ser avariado da caixa córnica (como diziam os tipos do Laranja Mecânica, mas nem deves saber o que isso é).
Laranja mecânica, Stanley Kubrick, de 1971, estreado em Portugal depois do 25 de Abril, por causa da censura.
É verdade que não é crime não ser vacinado e que é uma escolha.
Resume-se apenas a uma decisão estúpida feita por pessoas ignorantes. E claro que temos de respeitar, afinal de contas as pessoas ignorantes tb têm direito ao respeito.
Ah e já agora, que quase me esquecia. Na interrupção de gravidez quem decide é a mãe, o pai não tem nenhum poder de decisão final nisso.
Vês? Já estás um bocadinho menos ignorante. Com a nossa ajuda um dia chegas lá.
Deixem de ser crianças birrentas e mimadas, é só a porra de uma aplicação. Se o governo estivesse a pedir para nós atirarmos todos da ponte até percebia, mas isto é uma medida de segurança pública e de saúde, qual é o vosso fucking problema?
E para quem está preocupado com privacidade mas usa Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter e afins , por favor pára já, me poupem. Mais parecem crianças do 2 ano a fazer birra porque não querem comer sopa, valha me Deus.
“Deixem de ser crianças birrentas e mimadas, é só a porra de uma aplicação”
por isso mesmo, é só uma aplicação sem utilidade nenhuma para a saúde das pessoas, por isso não uso nem ninguém me vão obrigar a usar! quanto ao argumento de usar outras aplicações… as pessoas têm o direito de fornecerem a sua privacidade a quem eu quiser e ninguém tem nada a ver com isso.
“as pessoas têm o direito de fornecerem a sua privacidade a quem eu quiser e ninguém tem nada a ver com isso.”
LOL, argumento típico de criança birrenta, ao melhor estilo de “em mim ninguém manda por isso vou ser do contra só porque sim”.
“Deixem de ser crianças!!! É só uma Estrela ao peito!!” Um Judeu qualquer na Alemanha Nazi
Esticaste-te um bocado agora. Comparar uma aplicação que pode salvar vidas e é totalmente anónima ao racismo e descriminação que os Nazis faziam aos judeus…é duma completa irracionalidade que nem um ignorante conseguia fazer. Por isso, só penso que fizeste esse comentário com o intuito de pura malícia.
Hélio Musco malícia?? Não
Foi com o intuito de demonstrar como as pessoas podem perder direitos fundamentais aos poucos sem darem por isso e quando finalmente descobrem que a sua liberdade lhe foi retirada já nada podem fazer. Nota que não me refiro a privacidade, mas sim a direitos fundamentais. A nossa privacidade já foi com o vento à muito tempo e fomos nós que a perdemos voluntariamente (embora inconscientemente).
Novamente a comparar situações totalmente diferentes. A Alemanha nazi não atravessava nenhuma pandemia para ter que acabar com os judeus.
Neste momento, Portugal atravessa um dos pontos mais críticos nos últimos 50 anos. Eu também gostava de não ter direitos retirados (e.g. obrigação de máscara, confinamento, etc), mas estes foram retirados porque nós, o povo, não fomos responsáveis (e.g. mais contágios e mortes). E sem responsabilidade não há liberdade.
Quando isto voltar à normalidade todos esses direitos serão repostos, não tenhas dúvidas nenhuma. Mas até lá, é preciso “cabeça” e não ser egoísta.
Mais uma vez estás a partir do pressuposto que não dou importância a esta pandemia… Eu dou, simplesmente não concordo com a abordagem que está a ser feita e o futuro irá demonstrar (e já o está a fazer noutros países) que estas medidas têm um impacto insignificante no controle da mesma.
“Quando isto voltar à normalidade todos esses direitos serão repostos”
Mas criou-se um precedente perigoso!
Vê a situação do ‘Patriot Act’ nos USA que pode ser utilizado a qualquer momento contra qualquer cidadão (americano ou não) sem grandes entraves jurídicos.
Em situações de crise temos que manter algum distanciamento para não deixar que situações como esta sejam exploradas por interesses escondidos. Acho que não é preciso ser muito atento para o facto desta pandemia estar a ser aproveitada politicamente e economicamente, assim como para acentuar divisões na sociedade ou mesmo entre regiões/países.
No caso desta e de outras Apps do mesmo tipo os recursos que estão a ser gastos nestas poderiam sempre melhor empregues na proteção daqueles que realmente são vulneráveis, ou seja s Idosos, doentes crónicos, e no tratamento daqueles que precisam. Será que vamos ficar indiferentes para o facto do investimento no aumento das capacidades do SNS foi praticamente nulo nos meses de Verão?? É que a mim parece-me que alguém estava ( e continua) a contar com um milagre de Fátima.
Sim, ninguém queria algo semelhante ao “Patriot Act” aqui em Portugal, mas um vírus é diferente de actos terroristas, por isso essa lei não ia ajudar em nada no combate a esta pandemia. Porque se isto continuar a piorar por causa das nossas acções, o confinamento (local ou nacional) é o próximo passo e não controlar as linhas telefónicas das pessoas.
Sobre a app, acho que é algo que pode ajudar a minimizar a propagação se as pessoas adoptarem. Se era preferível investir no SNS? É discutível. 400 mil € não iam ajudar assim tanto, pois apenas dava para pagar o salário duns 60 profissionais de saúde durante 3 meses.
Mas agora que já temos uma, não vale a pena outra porque só ia trazer mais entropia. Por isso, neste caso, preferia que fosse investido no SNS.
Vê-se que sabe MUITO pouco de História. Quando puseram as estrelas na roupa dos judeus o que já se tinha passado antes não fez nenhum deles estar iludido ao ponto de dizer ou sequer pensar isso que inventaste.
Isto apenas para perceberes que a tua analogia nem sequer é ridícula, é apenas e só… estúpida.
Deixa de ser criança e birrenta e mimada, só se trata de uma porra de uma escolha pessoal. Se o governo estivesse a pedir para não teres contacto com os mais próximos, até percebia, mas isto é uma medida de segurança pública e de saúde, qual é o vosso fucking problema?
E para quem está preocupado com privacidade mas usa Facebook, WhatsApp , Instagram, Twitter e afins , por favor pára já, me poupem. Mais parecem crianças do 2 ano a fazer birra porque não querem dar acesso a conta bancaria, é só uma passwordzinha!… valha me Deus.
Carlos, e o mais importante que isto tudo, podes enviar-me o teu acesso da tua conta bancaria? É só uma medida de segurança publica, e para quem não esta preocupado com a privacidade… me poupem
“Carlos, e o mais importante que isto tudo, podes enviar-me o teu acesso da tua conta bancaria? É só uma medida de segurança publica, e para quem não esta preocupado com a privacidade… me poupem”
Ou seja, darem-te acesso a uma conta bancária para ires sacar o dinheiro de outra pessoa é o mesmo que aquilo que a app faz?
A sério, tu tens a certeza que não bateste com a moleirinha quando eras pequeno?
É que as tuas analogias são sempre tão imbecis que nem sequer chegam a ser verdadeiras analogias.
Incrível o tamanho da tua ignorância!
E ainda pedes para te pouparem? LOL
Instalem antes o Facebook, assim que disserem que têm COVID todos os vosso contactos ficam a saber.
Rápido e eficaz…
Vocês e o Facebook. 😀
Na minha opinião a app deveria de ser efetuada um registo através do número de identificação no serviço nacional saúde ou da chave móvel digital, porque assim sempre que um teste desse positivo automaticamente era comunicado na app assim as pessoas sempre que estivessem infetada era logo alertada na app.
Ou os resultados do teste vir em código e as pessoas para saber se era positivo ou negativo tinham que inserir esse mesmo código na app e a própria app dizia se era positivo ou negativo.
Haja dinheiro para mais app’s, e se faltar algum basta reduzir na saúde e ensino
Há dinheiro para Apps, mas o pessoal acha isso natural. Contratar pessoal, reforçar o SNS e ter mais camas é que já não é natural nem normal. O pessoal prefere tecnologia! É engraçado ler comentários de pessoas a favor da App, porque é se trata de saúde publica, mas não querem saber se existe pessoal suficiente no SNS para lidar com estas situações.
Muito menos se existe material como Camas etc.. A app é mais importante!
No mínimo, no mínimo cómico. É ridículo eu sei, mas sempre da para dar umas gargalhadas.
Eu até tenho instalada a aplicação, mas já vi que não serve de nada.
.1 – Se alguém estiver infetado e não colocar o código dado pelo médico, não serve para nada.
.2 – O infetado até colocou o código mas tem a aplicação desativada, não serve para nada.
.3 – É obrigatório mas o cidadão não tem um smartphone, porque é pobre, porque é idoso e não sabe lidar com
essa tecnologia ou por outro motivo qualquer. Será que nestes casos o estado vai oferecer um aparelho?
Pois, se não vai, não SERVE PARA NADA.
Não sejam idiotas e deixem-se de brincar com estas ninharias de aplicações inúteis senhores deputados.
Nós temos é que usar máscara, evitar as saídas inúteis e os convívios sociais, enfim seguir as normas já estabelecidas pela DGS.
E já agora Sra. Ministra da saúde, por acaso não tem ninguém que a possa substituir nas conferências diárias, será que não tem mais nada para tratar no seu Ministério a não ser ir para a televisão ler apontamentos de relatórios em vez de ir tratar dos problemas que estão a afetar toda a gente como as cirurgias cada vez a acumularem mais, assim como as consultas, etc………
Em meias palavras, disse tudo, mas nós todos é que somos burros, eles, deputados, principalmente, das 2 desgraças que são os 2 maiores partidos, que nos andam e andaram a lixar há 46 anos, é que são os espertos, os génios deste reino!
Alguma vez viu o estado a dar algo ao cidadão? Não quero ser injusto, mas não me lembro, e por isso é que é mais fácil achar 1 agulha num palheiro, do que serem dados telemóveis, nunca por nunca ser isso acontecerá, bastando usar como exemplo, as máscaras, que vão ser obrigatórias ao ar livre – alguém esteve a enganar-nos desde sempre, porque sempre disseram que o vírus, em espaço aberto, a % de contágio era reduzida, mantendo-se a distância -, por acaso, o estado aí deu alguma coisa? Népia, o que no deu no início e ainda continua se calhar a dar, é termos que comprar máscaras, que eram caras como tudo, principalmente, aquelas caixas de 50 unidades, feitas e vindas ainda por cima, do país do vírus, pelo que, está bem demonstrado que, do nosso estado, só podemos esperar autoritarismo e coimas, e ter que se pagar 500 €, havendo pessoas que nem isso ganham de reforma, era motivo mais do que suficiente, para 1 golpe de estado!
Estou a favor da máscara, em espaços fechados e ao ar livre, se 1 pessoa não poder manter a distância, mas preparem-se para as injustiças que vão começar a serem conhecidas, através das coimas injustas que o estado, com falta de dinheiro, quer roubar aos cidadãos!
Eu, nunca irei usar máscara na rua, nem que para isso, para me afastar das pessoas, passe a andar no meio das ruas da vila aonde vivo, ou não frequente as ruas mais movimentadas, nos espaços fechados, isso sim, não tenho qualquer problema em usar!
Termino só com 1 pergunta: final deste ano, com a obrigatoriedade da máscara em vigor, se os números continuarem sem diminuirem, o que é que se segue de seguida, termos todos que andar na rua, envoltos com 1 preservativo gigante? Destas loucas e desnorteadas cabeças, já se pode esperar tudo e mais alguma coisa…
E o telemóvel relíquia que ainda tenho, e que precisava e muito de mudar, agora, com estas ideias ditadoras, vai continuar por muito mais tempo!
“Eu até tenho instalada a aplicação, mas já vi que não serve de nada.”
nao é nao serve de nada, é “serve de pouco” enquanto se não houver muita adesão.
Obrigado por teres instalado, pode ser que sejas tu a salvarme a vida ou dos meus.
Pode ser que nunca nos cruzemos, mas se nao for eu pode ser outro.
Dizer que nao serve de nada é simplesmente estúpido.
Sim, bora investir na cura e não na prevenção. Vamos focar-nos em preparar a campa em vez de pôr o cinto de segurança.
Ainda não faltam UCIs. https://covid19.crossroads.pt/
Estamos bem, por enquanto.
Isto era lá pra cima
Queres que te diga como esvaziamos as camas todas de um serviço se for preciso?
A situação é muito má e estamos em outono. Para quem não percebe do assunto parece que faz milagres e que funciona. Quem percebe do assunto, pergunta-se como é que se gasta dinheiro neste tipo de coisas. Não contratem mais enfermeiros que já estamos em 5º na lista, do país com o menor rácio enfermeiro/médico. E o número de médicos também não é grande coisa, o número de enfermeiros é que é estupidamente baixo. Estamos ao nível dos países de 3º mundo. Como é que querem que os profissionais de saúde não reclamem? É graças a nós que o SNS vai sobrevivendo, mesmo sendo um dos países com menos recursos humanos por milhão de pessoas.
Vê as notícias nas poucas fontes confiáveis, vê o depoimento de profissionais de saúde,… o que está na net nesse tipo de sites é-me indiferente.
Pegunta a um enfermeiro ou a um médico acerca do que ele acha destes números. Se ele não se partir a rir com isto, já estás no lucro.
Mostra isto a um profissional de saúde que trabalhou 48 horas nos últimos 3 dias. E não te esqueças, estamos em outubro, com os casos a começar a subir ainda ligeiramente (sim, isto é uma subida ligeira, pode aumentar bem mais e em 15 dias podemos estar sem UCI’s, ou se as tivermos não termos profissionais com formação apropriada (esta formação demora vários meses e é bastante complexa))
O PSD acabou de perder todas as eleições nos próximos 10 anos. Não instalo e se for obrigatório passo a usar o meu velhinho sony ericsson com simbian.
Se calhar o PS também e outros partidos….Porque não deixas de votar?
Se calhar vais votar nessas porcarias das extremidades.
Não precisamos de tipos como tu para decidir o nosso futuro.
Não voto nas legislativas só nas para as câmaras municipais e juntas de freguesias pois acho que os partidos como o PS geral só pensa em Lisboa.
“Não instalo e se for obrigatório passo a usar o meu velhinho sony ericsson com simbian.”
Passas, passas. É que é logo a seguir.
Só tretas.
Primeiro foi o PS a distribuir um tacho para a app de 500mil euros. Agora o PSD também quer dar dinheiro dos contribuintes aos seus compinchas.
Quando as 2 maiores desgraças de partidos, pós 25 de Abril, faltanto a muleta táxi, se juntam ou juntaram, quem se lixa sempre é a nossa população, mas pior do que isso, é ver que o desnorte no desgoverno e oposição, é uma infecção pior do que o próprio vírus!
Novo telemóvel que tenho que comprar, por ter 1 antigo sem acesso a APPs, não, obrigado, prefiro manter a relíquia que tenho!
PSD = Povo Sem Direitos! (nada que eu já não estivesse à espera)
Tinha pena dos pinguins, mas os 2 acéfalos dos 2 maiores partidos no Polo Sul, era a benção de Portugal!
Se eles pagassem a taxa de esgoto por cada porcaria que dizem, a divida portuguesa estaria paga e seriamos o país mais rico do mundo.
Qq problema pimba faz-se uma app!! Usem mascara, deem uma esguichadela de desinfectante a cada 5 minutos e voilá.
estás a assumir que mesmo que todos façam isso que deixa de haver contágio, infelizmente isso não acontece porque as mascaras nao são 100% eficientes.
a app também não previne que apanhes covid, apesar de muitos espertos argumentarem isso só para arranjar discussão.
Serve para quem potencialmente já apanhou poder ser testado para evitar estar a contagiar outros se for assintomático, e server para poderes ser tratado o mais cedo possível para evitar mazelas mais graves.
Para meter a vida no insta, no face e demais está tudo disponível… para usar uma aplicação que pode ajudar no rastreio da Covid… ai meu deus! Enfim…
Segundo round ? O pessoal do governo esta a ficar com pouca criatividade. Nao consegue convencer ninguem a instalar a app ahaha. Facam e um donativo para as pessoas mais carenciadas com essa despesa que vai para a app. Fanaticos nao vos chanei por isso fiquem no vosso cantinho.
Não sou fanático mas gosto de corrigir o caro mas neste aspecto estamos de acordo deixo só um reparo pq Já não é a primeira vez que o vejo a comentar o mesmo se quer que a sua opinião fique para si escreva a num post it e cole na parede, garanto lhe que ninguém lhe vai arrombar a casa para discutir. Agora apartir do momento em que a partilha num site/fórum público está aberta para discussão.
Por acaso é uma coisa que está a fazer falta.
Só gostava de saber que resultado prático é que esta app pode ter, além de promover a bufaria?
Esta app é como os desastres de automóvel, a quantidade de mirones que se forma é só para cuscar. Daquela enorme fila que se gera só 1 ou 2 é que telefona para as autoridades.
A aplicação não é para controlar o vírus é para controlar as pessoas. O vírus está perfeitamente controlado (ou deveria estar) a pessoa que faz o teste tem de dar os dados ao laboratório.
Tudo o que ultrapasse essa informação já se torna na devassa da vida privada. E não há nada que possa obrigar a tornar pública uma situação médica.
Ai Carlos ao tempo que já comenta sobre o assunto e continua sem perceber ou a querer fazer os outros desperceber. Tal como já foi dito milhões de vezes não há que o identifique na app aliás se houvesse se calhar era melhor que até o médico podia “dar o aviso”, não sendo o caso tem de ser o próprio e daí para ver a preocupação social das pessoas
E em segundo e para contradizer esse última frase posso dar o exemplo das DSTs (acho que já tem idade para perceber o que significa estas siglas), exactamente para prevenir o contagio e tratamento de possiveis infectados
Se o APP for obrigatório, basta limitado para não rodar em segundo plano e revogar todas as permissões,mais deixar com o login salvo caso um fiscal apareça xD
Mais um inteligente que nem sabe como isto funciona…. O que faz um Brasileiro a comentar uma APP portuguesa?
Dasse.
Essa não te saiu lá mt bem.
Pode ser brasileiro e viver cá, certo?
Não te safas assim.
Vê-se logo que não pescas boi de como a app funciona.
Vai aprender e volta cá qd souberes.
É Falso que a APP ou um dos seus componentes não recolhe Informação de Geolocalização, na realidade a API da GOOGLE que permite a app comunicar com os outros telemóveis via Bluetooth só funciona quando a Geolocalização está ligada, logo, se o Pedro, o Vítor e o Francisco, desligarem a geolocalização no seu encontro os telemóveis não vão partilhas números e todo o objectivo da APP Morreu aí !!!
nenhum dos telemóveis vai saber que esteve perto do Francisco, o Francisco bem pode meter os 12 dígitos na APP não serve de nada!
E Assim se faz uma app inútil que vai custar milhões ao estado, o PSD quere fazer outra para dar de mamar aos seu amiguinhos agora que depende deles a aprovação do OE 2021 !!!
Já diziam os Salada de Frutas: Demagogia feito á maneira, é como queijo numa ratoeira
“É Falso que a APP ou um dos seus componentes não recolhe Informação de Geolocalização, na realidade a API da GOOGLE que permite a app comunicar com os outros telemóveis via Bluetooth só funciona quando a Geolocalização está ligada, logo, se o Pedro, o Vítor e o Francisco, desligarem a geolocalização no seu encontro os telemóveis não vão partilhas números e todo o objectivo da APP Morreu aí !!!”
ter a geolocalização ligada nao implica que a mesma seja usada.
Alias tu podes mesmo ver quando e se uma aplicação/serviço acede ao GPS mesmo, são coisas distintas.
Continua a ser impressionante o número de linhas que se gasta com este pseudo-assunto.
Realmente…
A montanha, irá parir outro rato?
Fico intrigado acerca de tanta verborreia e histeria sobre uma app. Ainda se fosse eficiente.