Microsoft não quer que use outros browsers para descarregar o novo Edge no Windows
Há muitos anos que o browser oficial da Microsoft é apenas usado para descarregar outros browsers no Windows. Este é um movimento que a grande maioria faz no momento da instalação do sistema operativo, sendo conhecido e relatado.
A Microsoft parece que quer mudar este movimento e tem, entretanto, uma mudança discreta aplicada. Não quer que use outros browsers para descarregar o novo Edge no Windows 10 e isso já é possível de ser visto.
Microsoft está a mudar as regras do jogo
Desde os tempos do Internet Explorer que este era apenas usado nos primeiros momentos de uma nova instalação do Windows. Todos conhecem a história muitas vezes contada de que este browser é bom apenas para ir buscar outros à Internet.
Hoje esta é cada vez menos uma ação usada, graças à qualidade do Edge e do que oferece. Ainda assim, a Microsoft parece estar a querer mudar o oposto da história. Agora são os outros browsers que se vêm impossibilitados de descarregar o novo Edge.
Browsers não oficiais não podem descarregar o Edge
Agora, quem tentar descarregar o Edge da sua página oficial com o Mozilla Firefox ou o Google Chrome recebe apenas um botão que indica aos utilizadores que o podem testar. Outros browsers, como Internet Explorer, o Edge ou o Opera clicar têm presente a opção de descarregar o browser da Microsoft.
Ao clicar na dita mensagem da página é tentada a abertura da versão mais antiga do Edge, caso esteja presente. Se a versão mais recente estiver instalada, então será essa a ser aberta. Em ambos os casos encaminham os utilizadores para a mesma página, onde pode ser conhecido mais deste browser.
Uma situação que só acontece no Windows
Caso este seja aberto com a versão mais antiga do Edge, então finalmente é possível fazer o download. O botão é alterado e os utilizadores podem finalmente ter acesso a este browser. Qualquer um dos outros browsers mantém a opção de experimentar o Edge.
Não parece decerto lógica esta novidade da Microsoft face às suas posições mais recentes. A empresa tem tentado que o Edge esteja presente no máximo de dispositivos, tendo até forçado a sua instalação no Windows 10. Aparentemente não quer sobretudo outros browsers possam descarregar a nova versão da proposta da Microsoft.
Este artigo tem mais de um ano
Ridículo.
+1
Eu tou me a cagar para o que a microsoft quer
Não quer mas vai ter que querer… E não sou eu que vou impor isso, são os utilizadores e mesmo que a Microsoft não queira. Rapidamente surge uma solução para acabar com essa treta (e eu obviamente que a usarei)
Não são ninguem para impor o que seja, o sistema operativo é deles. Mas quem o pagou fui eu, não têm nada que proibir, alias existe até uma lei europeia acerca disso, relativamente a ter x de % no monopolio ou concorrencia desleal.
Pagou?
boa microsoft… rumo a vitoria, e isso que se quer, o melhor nacegador que ha… voces tem que experimentar vao adorar.
boa mirasoft… rumo à multa de milhões.
Então mas querem que as pessoas usem o browser mas dificultam a instalação do mesmo? Oi?
Não faz sentido nenhum. Vão perder os utilizadores nabos que veem uma pop-up e acham que é um erro.
Oh que chatisse…bolas pah!…estou desolado… oh..enfim.. nao descarrego
Vejo muitos a reclamar mas daqui a uns tempos todos aceitam o que a microsoft impoe.
Eu pessoalmente à uns anos que não uso Windows. Opção pessoal porque não queria estar sempre a ter que reiniciar a maquina a cada update, e agora com o Windows 10 teria que rezar a todos os santinhos para que o update não estragasse nada.
Mas isto são opções e cada um faz a sua escolha.
Se reclamam, experimentem outros sistemas operativos, outros browsers.
Desde que saiu que uso o firefox; nunca mais mudei. se o chrome era mais rápido? até podia ser, mas como sempre estive mais limitado de memoria então nunca deixei o Firefox.
Agora que esse limite de memoria não se impõe continuo a usar o Firefox, se o Chrome é melhor ou o novo EDGE é melhor, até pode ser, mas não vou contribuir para que aconteça como foi com o Internet explorer em que era praticamente o unico e depois os standards da net foram todos para o lixo porque a Microsoft fazia o que queria por ter a liderança de mercado.
Já se começa a ver sites que detetam se estamos a usar o chrome e depois não funcionam nos outros. Standards são para prevenir isso mesmo.
Enquanto houver escolha isso não acontece e gosto de pensar que eu faço o meu bocadinho para evitar isso.
Firefox teve 46 versões (nos últimos 18 meses) que nem para lixo serviam. Também o usei durante muitos anos mas, deixei de lado. Não tem qualquer capacidade e é só lixo a funcionar.
Já tive linux mas, 100% dos periféricos, com mais de 10 anos, não tem suporte e exigem um engenheiro informático para alterar os drivers ou a compilação usada para os fazer funcionar. Voltei para o Windows 7 e por cá continuo.
“Já tive linux mas, 100% dos periféricos, com mais de 10 anos, não tem suporte…”. Só se for para ti eu uso periféricos com 14 anos e ainda não me falharam.
Se dissesses que podes ter problemas com periféricos mais recentes ou hardware “bleeding edge” até te poderia dar alguma (pouca) razão , agora hardware antigo, duvido muito.
Ainda usei este mês a minha impressora comprada em 2003 e depois avariou lá tive de gastar 50 euros mas o rato de bolinha ainda funciona.
Esqueci de mencionar o scanner, a placa de rede, o teclado wireless e a placa gráfica 7300 GT da Nvidia.
FU Microsoft!
O que vai acontecer é que a microsoft,vai pagar uma enorme multa na UE.
Muito provavelmente ou não isso até pode favorecer os outros browser lol eles até agradecem. Ai não dá? É da maneira que os utilizadores desistem de instalar o Edge looo
Há para aqui qualquer coisa que não bate certo. Então se as pessoas optaram por usar outros browsers (Firefox, Chrome…) é porque não quiseram o Edge. Por outro lado, e falando em ambiente Windows, mesmo que tenham optado pelo Firefox ou pelo Chrome têm lá – imposto – o Edge antigo, portanto se um dia estiverem na onda de instalar o novo é só usarem o antigo que já lá está e por muito que queiram não se consegue desinstalar pelos métodos convencionais. Mas não é preciso. A Microsoft impinge o novo durante o Windows Update, e quando os utilizadores dão por isso já lá está o ícone no ambiente de trabalho.
Resumindo: esta opção é mesmo só para encher chouriços e pôr algumas pessoas falando.
Fácil, basta continuar a usar o chrome ou firefox. who cares
Como o Edge está na secção de opcionais do windows update, basta activar lá e as actualizações são automáticas. Mesmo que usem outro, o Edge está disponível para algo que corra mal com os outros. O firefox foi um crime que lhe fizeram, o Opera seguiu o mesmo caminho… sobra o Chrome, falta saber até quando.
É sem stress. É manter o FF e não ter de descarregar o Edge.
Após todos os problemas que os updates do windows 10 me causaram ao longo dos últimos anos, fiz questão de utilizar o edge pela última vez para fazer download de um distro do Linux. Parabéns Microsoft.
O windows devia estar a ser vendido em prateleiras e nao nos PCs, as pessoas deviam ter a opcao de escolha e terminava esta imposicao de browsers e afins. Mas como as instituicoes (Uniao Europeia incluida) estao todas corrompidas permitem isso para os utilizadores. No fundo sao elas proprias que alimentam estes monopolios. Se fossem justas porque nao criariam uma lei que o windows nao deveria ter venda casada com PCs e as pessoas e que deveriam escolher. Sim nao e nenhum bixo de sete cabecas instalar o windows ou outro SO que seja. E mesmo que tivessem dificuldades, chamavam tecnicos, e para isso que eles existem.
O Android também devia vir numa prateleira? E o macOS e iOS também?
E smartdevices também deviam ter OS em separado?
Tens de aprender a ler os comentarios em condicoes e nao confundir as coisas. Em momento algum eu falei de SOs para telemoveis. Isso e um mundo a parte.
Tu também tens de aprender a ler comentários. O macOS é para smartphones? Não mudes de assunto só porque não sabes responder. Ser smartphone ou não é o mesmo tópico.
Sim!!! Que mundo perfeito seria. Imagina so: a escolha é do consumidor! (Em qq tipo de hardware)
Isso já tens hj em dia! Tens até portáteis na loja q vêem sem sistema operativo… Pagas e para o instalarem! É tudo negócio!! Quem n quer vai a net e compra a chave por 2.50€!! Isto tudo para dizer o Chrome nao vai durar para sempre. Tudo muda,rápido ou devagar! Ex: amd vs intel. Demorou
Apenas vejo comentários de fans Google e Apple, a tentarem de forma desmedida deturpar completamente esta prática que apenas pretende garantir toda a segurança ao utilizador que opta por descarregar este novo browser (com base Chromium) em pc´s mais antigos (os novos já têm o browser nativamente). Ninguém está a forçar nada nesta situação, o utilizador pode ou não querer descarregar o browser a partir de browsers recomendados pela Microsoft.
A microsoft é só rir! Saltou (por incompetência) para o Chromium, um browser da concorrência direta, e já pensa que fez uma grande coisa! Dispenso o Edge, tal como passo muito bem sem a microsoft store!
Utilizem o Pale Moon e deixem-se de lérias. 🙂
Esta noticia é um tudo ou pouco falsa!
os outros browsers é que não tem o protocolo do microsoft-edge://
Ou seja se copiarem o link e retirarem o microsoft-edge:// e só deixarem estar https://… já deixa descarregar!
os outros browsers é que não tem o protocolo do microsoft-edge://
Ou seja se copiarem o link e retirarem o microsoft-edge:// e só deixarem estar https://… já deixa descarregar!
Ou se quiserem sigam o link direto para Windows 10:
https://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=2108834&Channel=Stable&language=pt-pt
ou este:
https://www.microsoft.com/pt-pt/edge?form=MA13DE&OCID=MA13DE
Exatamente.
Ah para empresas podem ir por este link:
https://www.microsoft.com/pt-pt/edge/business/download
Quando sai o proximo update do Chrome? 😀
lol A Microsoft a dizer o que quer que se faça. ahahaahahah
As pessoas que compram lá o Windows e tem de seguir as ordens e o que a Microsoft quer que façam. ahahahahaha
Linux faço o que eu quero nos meus computadores
Navegador palemoon . não preciso de mais nada. Nos meus computadores não entra windows nem nada feito pela microsoft
O visual studio code (MS) é brilhante. Até no linux
Já uso o novo Edge desde a versão Carany, estarei tranquilo até porque outros OS fazem o mesmo mas de maneira diferente e ninguém diz nada.