5G em Portugal! Afinal como estamos? De que se queixam as operadoras?
Com a pandemia por COVID-19, o tema 5G tem ficado um pouco esquecido, mas não está parado (bem pelo contrário). A pandemia obrigou a mudanças no calendário e leilão para a atribuição das licenças para o 5G deverá ser lançado ainda este mês.
A Comissão Europeia está também a avaliar se há auxílios de Estado no 5G. Saiba de que se queixaram as operadoras...
De acordo com o jornal Público, na base dos pedidos de esclarecimento de Bruxelas ao Governo português estão queixas de operadores de telecomunicações sobre as condições definidas pela ANACOM para a entrada de novos “players”.
A secretaria de Estado das Comunicações, liderada desde 17 de setembro por Hugo Mendes, confirmou que Bruxelas “pediu esclarecimentos relativamente à potencial existência de auxílios de Estado que decorrem da adoção do projeto de regulamento da Anacom na redação que foi submetida a consulta pública”.
Na base dos pedidos de esclarecimento por parte de Bruxelas estão queixas de operadores de telecomunicações portugueses sobre as condições definidas pelo regulador para promover a entrada de mais empresas no mercado.
De que se queixam as operadoras nacionais relativamente ao 5G?
Segundo as revelações, um dos pontos do documento com mais críticas dos operadores é o desconto de 25% sobre o preço do espetro adquirido por novos entrantes nas faixas do 900 MHz e 1800 MHz. Em simultâneo, não tem como contrapartida para estas novas licenças quaisquer obrigações de cobertura e de desenvolvimento de rede.
De relembrar que quando estão em causa ajudas de Estado a determinados projetos ou entidades, os países da UE têm de notificar previamente o auxílio à Comissão. Isto para que os serviços avaliem a sua compatibilidade com as regras europeias. Caso essa compatibilidade não se verifique, os países podem ser punidos. De acordo com o calendário alterado, devido à pandemia, o leilão do 5G em Portugal está previsto para este mês.
A consulta pública do projeto de regulamento do leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências para o 5G e outras faixas relevantes (700 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz), que terminou no início de julho, recebeu cerca de 500 contributos.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Para quê 5G? Para causar mais doenças e problemas de saúde? Afinal de contas não está provado nem vai estar tão cedo, de que não faz mal a longo prazo.
Vem sempre os iluminados a dizer que não faz mal… Mas nenhum deles garante isso a 100%, assim como não existe estudos a 100% de que faz mal.
Já agora para que, 20Gbps? Ou 10Gbps? Para um utilizador doméstico 1Gbps já chega , só mesmo em casos específicos. Para empresas parece lógico.
Para doméstico não creio, estamos bem servidos.
Se querem por antenas 5G que ponham longe da minha casa!
Tenho dito.
Também ninguém garante que faz mal. É a mesma conversa da existência de deus, ninguém consegue garantir que não existe e ninguém consegue garantir que existe (apesar de conhecer alguns que garantem, mas isto é um aparte.)
Quanto ás antenas 5G vão ser precisas muitas mais para conseguir ter conectividade por isso duvido que a certa altura duvido de que não exista alguma antena perto da tua casa.
Daqui a uns anos o 5G vai ser preciso, mas não é necessário para já, claro que não sou dono da verdade mas parece-me que atualmente o 4G consegue servir bem os utilizadores no geral.
E investir o dinheiro dos contribuintes, uma vez que se fala em ajudas, seria na saúde e educação.
Procure estudos no EMF Portal. Tem 35.000 disponíveis!
Santa ignorância meu Deus…. com este pensamento ainda éramos uma pais do terceiro mundo ….
Temos pena, mas já estamos a instalar las
Não te esqueças de cancelar o teu contrato atual visto a teres receio de doenças.
Já agora cancela também a da luz visto ao mesmo também produzir radiação.
De facto para o utilizador doméstico o 5G não trás nada de novo, já para uso industrial a conversa é outra.
Tens de comprar um capacete bloqueador de radiações. E compra uma cuecas de alumíno também!
Se for a 5G dos EUA aceito, caso contrário vou fazer os possiveis para continuar com os meus aparelhos antigos e tentar fugir o maximo de tempo a isso.
Ou ir às definições do smartphone e escolher 4G como rede predefinida.
Mesmo fazendo isso, as frequências continuam a chegar ao teu corpo. Não faz sentido nenhum.
Fugir da China e dos EUA não gosto de ambos, o EUA pensa que é dono do mundo inteiro e que manda em todos os países
Alem de que a elite poderosa está em ambos os países. A tal elite que quer fazer a nova ordem mundial acontecer.
Por tanto usares 4G ou 5G vai dar ao mesmo.
Obrigado pela sugestão, nao me lembrava disso.
Que diferença é que isso faz se tens 10 aparelhos à tua volta e 50 antenas a emitir?
Uso sempre 3G.
Muitas das vezes também tenho o telemóvel em 3G e para o meu uso chega bem!
Ainda me lembro da polémica que existiu nos primeiros telemóveis (que ainda não eram Smart) muita gente augurava o “fim do mundo” pelas potências das antenas próximas das cabeças.
Da forma como essas cabecinhas pensam, não me admira nada que já nascessem com deficiência.
Medo. Muito medo.
É com cada uma. Dassss!
Ainda hoje em dia existe quem evite o telefone móvel a todo o custo! E sim, engenheiro que percebe do assunto da radiação, não quer usar o telefone móvel nem por nada por causa dos efeitos na saúde… e é opinião que tinha ainda antes de se começar a falar nisso… e mantém.
Quem é que evita o telemóvel diz-me lá? É que não conheço ninguém, nem velhos nem novos.
Engenheiro de radiação!? Deve ter sido um curso antigo!!!
Engenheiro é engenheiro. Médico ou especialista de saúde é outra coisa!!!
Koreia do sul já esta no 6G
Eu acho que deviam era pensar no 7G
Ai ai…estamos rodeados de gente estúpida. Portugal tem mais que se preocupar do que com essa tretas.