Dieselgate: Volkswagen recusa indemnizar os consumidores portugueses
Apesar de já terem passados alguns anos, o escândalo batizado de “DieselGate” continua na memória de todos. Os erros devem normalmente para se aprender alguma coisa e nesse sentido a União Europeia tem novos poderes.
Recentemente o grupo Volkswagen fez saber que não irá indemnizar os consumidores portugueses.
A Volkswagen já compensou clientes nos EUA, na Austrália e na Alemanha, mas mantém recusa em indemnizar restantes europeus lesados pela manipulação dos testes às emissões dos carros. De acordo com as informações divulgadas, cada cliente lesado terá tido direito a 6500 euros.
De relembrar que o caso "dieselgate" afetou cerca de 125 mil automóveis do grupo Volkswagen em Portugal.
Volkswagen (VW) responde à DECO PROTESTE 5 anos após o caso dieselgate
A maioria dos consumidores europeus envolvidos nesta situação ainda reclama uma indemnização. A VW recusa esta reivindicação, alegando que nenhum ficou prejudicado em termos de segurança, capacidade do veículo e/ou preço na revenda.
Numa nota publicada no site, a DECO PROTESTE “alerta para a desigualdade no tratamento de situações semelhantes e num mercado (europeu) que se quer único”.
Se, por um lado, saudamos a decisão da VW de reconhecer os prejuízos que causou aos consumidores alemães, por outro, estamos surpreendidos com o facto de os alemães serem os únicos consumidores na Europa compensados. Defendemos que todos os cidadãos europeus prejudicados pelo "dieselgate" merecem igual compensação financeira, e que se faça justiça já. Todos devem ser tratados com o mesmo respeito.
A VW desenvolve a sua atividade económica em toda a Europa, tem beneficiado muito com a União Europeia e poluiu indiscriminadamente o Velho Continente. Por isso, não é aceitável que apenas assuma responsabilidades perante os consumidores alemães.
Em 2015, o público ficou a saber que a Volkswagen (VW) tinha instalado ilegalmente um software nos seus veículos que reduzia artificialmente as emissões de monóxido de azoto durante o teste de emissões.
Segundo dados, no total foram afetados 11 milhões de veículos do grupo Volkswagen. Oito milhões de veículos encontram na Europa.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Eu sou um cliente afetado, infelizmente a proteção aos consumidores europeus ficou demonstrada. A minha resposta como individuo é jamais voltarei a comprar algo ao grupo Volkswagen.
+1
Estou na mesma situação que o Pedro, um dos afectados que nunca irá comprar um VW novamente!
Desconheço de todo, mas como é que isto vos afetou? Tiveram levar o carro a marca para “arranjar” e pagaram?
em que mundo vives para “desconheceres de todo”? só ainda passaram 5 anos.
De inicio não pagam para “arranjar”, mas há casos em depois de irem lá a 1ª vez para “arranjar” o carro fica “desarranjado” e têm de ir lá muitas mais vezes, umas vezes dizem que é do filtro de partículas, depois é de não sei o quê, e como não abrange o que era suposto porque o carro perde potência querem dinheiro , quando o carro não tinha problemas antes de ir lá.
Há quem tenha sorte e corra bem, mas uma boa percentagem teve azar.
Acho uma vergonha. Tinha um Tiguan e foi um dos veículos afectados. Sinceramente nao notei diferença de consumo ou performance depois da atualizacao. Mas existe uma coisa que ficou alterada, a imagem da marca e aminha expectativa perante essa imagem, que até a altura era de seriedade e compromisso. Para ajudar a festa, os carros poluem mais do que o anunciado e isso é algo que discordo plenamente.
Sinceramente nao penso voltar a comprar um automóvel do grupo (ja tive 4 VW).
Eu não tive problemas. Aliás, até ficou melhor.
Ainda acreditas que a VW tem exclusivo de problemas ? Ainda achas que os carros VW tinham mesmo problema ? Esqueces de onde veio esta questão ? E o que se passava com a industria automóvel de onde veio esta questão ?
+1
Lamento a tua situação mas cá é muito simples, a VW diz assim, se nos chateiam, fechamos a AutoEuropa, o Crostinha chupa e engole. Fim do assunto.
Sabes quantas bocas aquela fábrica alimenta ? Queres ficar com o ónus de ter contribuído para o fecho daquela fábrica ? Não sejas tonto.
E ainda mais a vw so por isso devia d ir a falência mas dêem aumentos aos meninos da auto Europa
Eu fui afetado. Na altura em que fui levar o carro à oficina para resolver o problema criado pela marca, pedi um comprovativo onde fosse explícito que a alteração em causa só teria efeito nas emissões do veículo, sendo que as restantes características como consumo, cavalagem, torque não se alteravam. Disseram logo que não e foi nesse momento que decidi desfazer-me do carro, apesar de até então não estar a pensar nisso. O que é certo é que o carro nunca mais foi o mesmo, aumentou os consumos e tinha muito pouca força em baixas rotações do motor (senti uma diferença enorme ao arrancar em subidas). Na altura fiquei mesmo chateado com a situção, mas a prever que o processo fosse longo, troquei para outra marca. Agora ao ler esta notícia, a atitude da VW deixa-me mesmo enervado! Em países como os EUA e Alemanha batem a bolinha baixa com o rabo entre as pernas, mas como isto aqui é um país de segunda, não há compensação?! QUE MERDA DE MARCA A VW! Nunca mais!
Faço minhas as tuas palavras. Senti o mesmo na minha carrinha. Consumos a subir, arrastava-se. Um motor morto. Tinha a VW como minhas primeiras escolhas, era o meu 3º carro do grupo VW. Neste momento já não tenho nada da VW nem faço questão de voltar a comprar.
Não tenho qualquer problema seja no que for. Isso parece mais mito urbano.
Eu tenho 2 Audis e não notei muita diferença no antes e depois sinceramente essa lenga lenga das indemnizações é um grupo de pessoas que quer ganhar algum dinheiro com o assunto.
Simplesmente os carros libertam mais NOX do que o declarado, nos nunca ligamos ao NOX nem para o IUC o NOX conta…
Na america o NOX tem peso por isso é que o imposto automovel na america tem o NOX em consideração, como nos aqui temos o CO2
yap
Que audis tens? Com que motorizações?
Exacto, para além de que a VW não foi a única a “mentir” em relação a emissões.
A verdade é esta!
No meu Audi, tb não notei nada de especial (A4 B8 2.0 143cv).
Mas sei que houve decisões favoráveis a pedido de indemnizações em países na UE, feitas por particulares contra a VW.
Mas Portugal é o 3º Mundo da UE…nenhuma compensação seria dada neste e outros casos a favor do consumidor!
Pois vives no mundo da ilusão…
Carros que desvalorizaram, carros que após intervenção surgem problemas adicionais e tu vens dizer que é apenas um grupo que quer ganhar dinheiro? Lol
E o problema do dieselgate veio de onde ? E como estava a industria automóvel quanto estourou este suposto escândalo ? Isto sempre foi um falso problema. Problemas todos os carros tem. Usem-nos e pronto.
Aqui está um bom assunto para quando falam mal da América.. É a diferença de leis…
Não creio que neste caso seja uma questão de “diferença das leis”. Acredito que esteja relacionado com o facto de se tratar de uma marca europeia que estava a começar a ter uma penetração forte no mercado Norte-Americano , não só a propria marca mas também a tecnologia diesel, dominada pela industria europeia.
Amigo é mesmo a diferença de leis e de aplicações das mesmas na América em poucos meses resolve-se as coisas.
E não é por ser empresa bilionária da Europa ou da USA, todos os dias os tribunais Americanos tão razão aos cidadãos contra muitas empresas Americanas, Apple, Microsft já foi tanta vez obrigada a dar um valor x ou Y a cada pessoa que faziam parte de processos conjunto contra as mesmas.
A legislação relativa à defesa do consumidor, regra geral, é muito mais favoravel ao consumidor na UE do que nos USA. Eu não tenho duvidas de que tenha havido questões politicas à mistura, há demasiadas coisas estrranhas neste caso, começando por quem revelou a “falcatrua”. E repara que depois se veio a saber que a FCA fazia exactamente o mesmo mas disso pouco se falou nem os USA a puniram como puniram a VW. Porque?
“A legislação relativa à defesa do consumidor, regra geral, é muito mais favoravel ao consumidor na UE do que nos USA.”
TENS VISTO O PORTAL DA QUEIXA ULTIMAMENTE ? UE ? fala de coisas serias amigo
+1
A diferença é que na America o imposto é calculado pelo NOX e não como nos que é calculado pelo CO2.
O que a VW fez foi esconder o NOX nos nunca ligámos ao NOX
Mas como não ando a chorar a querer o dinheiro dos outros não ligo nada a isso
Deves trabalhar para a ww. A quantidade de válvulas EGR que foram ao ar depois da atualização de software. A desvalorização dos carros afetados no mercado de segunda mão? Chorar o que é dinheiro dos outros? Pobre coitado
Sem falar na perda de potência e alteração de comportamento. Em suma outro carro. Nada a reclamar diz ele!
Ele tinha um carocha!!!!!!!!!
Nunca tive problemas e continua a rolar.
o pirata deve comer pernas de pau com a testa.
Não compensam já a pensar numa troca por um elétrico com esse desconto. Só se for…
O Zoe ze40 110 está a 21900 com baterias incluídas na madeira… E de aproveitar
ainda assim não é por isso que a malda deixou de continua a continuar viaturas do grupo…
Vê bem, porque Audi e VW deram um grande tombo nas vendas em Portugal, dantes eram 2º e 5ª em vendas agora a Vw é quarta à rasquinha
e o estado processar a empresa em 10 mil milhões por fraude, mais reparar os carros em questão totalmente de borla.
A Autoeuropa é que manda
Pois manda. Também és daqueles que não tem a mínima noção da quantidade de bocas que esta fábrica alimenta.
Ação Popular….. existe no regime juridico em Portugal e devia ser mais usada!
CHoca-me que ninguém refira os verdadeiros culpados de tudo isto – os reguladores – que andaram anos a assobiar para o lado, a fazer de conta que não viam e não houve consequencias. As normativas que regulavam as medições eram pura e simplesmente uma palhaçada, basta olharmos para os consumos anunciados pelos fabricantes aquando do NEDC. Depois do escandalo rebentar la decidiram impor o WLTP que apesar de ser um pouco mais realista continua a estar longe da realdiade.
Resumindo: As autoridades têm muita culpa no cartorio e não só não houce consequencias como ninguem fala nisso.
+1
+1
Felizmente já despachei o meu (1.6 TDI 90cv )já algum tempo. Não volto a comprar carros a diesel. Neste momento tenho um a gasolina 1.4 TSI 140cv automático e não quero outra coisa, faz melhores comsumos e prestações que o TDI
Mas voltou a comprar VW… portanto beneficiou uma marca fraudulenta!
Marca fraudulenta ? Vives onde ?
Infelizmente este problema está longe de ser, se é que vai alguma vez ser, resolvido. Eu tenho um Seat Leon e após a intervenção ficou substancialmente diferente do que era. O pior disto tudo é enviarem cartas aos proprietários para realizar a intervenção alegando futuros chumbos na inspeção quando o próprio estado se demarca da defesa dos cidadãos que, para todos os efeitos, foram burlados. Para o bem e para o mal a economia nacional depende muito da VW Autoeuropa. Para mim, grupo VW está riscado.
Totalmente de acordo. Com a agravante de que no meu caso os injetores pifaram. Trocam de borla, mas tive que ir 2 ou 3x à oficina depois da intervenção para “correções” da correção.
Grupo VW nao obrigado. É até este rebentar, mas depois é esquecer
Mas foste reparar o carro ? Ou só te apetece dizer mal ? Qual é a marca que não tem problemas ? Gostaria de saber.
Eu tenho um seat leon fr q ficou a beber mais q carros a gasolina d certeza que bebe mais q um cupra tb recebi umas cartas q o carro chumbava na inspecção e n podia circular
Por aqui, sou mais um lesado.
Não fui à pseudo correção do problema, nem vou enquanto a vw não me compensar. E não, não quero dinheiro deles. Quero um tratamento idêntico ao que os alemães receberam.
Até ver, a única coisa que quero da marca/grupo é distância.
Como é que és lesado ?
Por aqui, sou mais um lesado.
Não fui à pseudo correção do problema, nem vou enquanto a vw não me compensar. E não, não quero dinheiro deles. Quero um tratamento idêntico ao que os alemães receberam.
Até ver, a única coisa que quero da marca/grupo é distância.
Eu só quero Toyota.
Euéquesei…. Carro com mais de dez anos e a única coisa que levou até hoje foi bateria e correia do alternador.
D4d é um motor com uma fiabilidade à prova de tudo.
Japoneses dão valor aos clientes, querem que o cliente volte a comprar a mesma marca.
Marcas europeias e americanas tratam os clientes como atrasados mentais.
A mim não vendem nada…
Sim a Toyota nunca teve problemas. Alias só os VW é que tem problemas. As outras marcas nem oficinas tem o que é fantástico.
Ninguém disse que TOyota nunca teve problemas. Estás a “meter palavras na boca dos outros”. Mas a verdade é que as marcas do grupo toyota estão há muitos anos nos rankings de fiabilidade. Não é por acaso que é o fabricante que mais vende em regioes geograficas onde a fiabilidade é realmente importante.
As pessoas a reagirem como se só a vw fosse o vilão… A bmw fez o mesmo durante muito mais tempo, e ninguém quis dar tempo de antena a isso. Porque será…
Porque os bm tem mais status. E aqui é só pessoal com status.
Também sou lesado.
A UE não defende os seus concidadãos e mais uma vez submissa aos Alemães que albergam empresas nazis.
Em Portugal fazem chantagem com os proprietários enviando cartas ameaçadoras.
Vw nunca mais…PQ?#€
Empresas nazis ? Isso é o quê ? Quem não trabalha é gazeado ?
Um amigo meu teve tantos problemas, que se passou dos carretos e mandou um carro com 3 anos para a sucata. Acredito que a VW em Portugal nunca mais irá voltar a vender como no passado.
O donodeum tem um stand de VW e Fiat Punto, cuidado!!
Não, simplesmente tenho um VW que na altura em que rebentou o escândalo ainda estava na garantia. Contactei a marca, reclamei, usei os meus meios em vez que esperar que os outros fizessem alguma coisa por mim. A viatura foi reparada, depois disso fez revisões programadas gratuitas e, só posso dizer bem da marca pois é uma viatura que continua a circular e me dá total confiança nas minhas deslocações. Se calhar tive sorte. Mas não ando a chorar pelos cantos da internet à procura de quem me resolva os meus problemas.
E se não estivesse na garantia?!
“Revisões programadas gratuitas” , como? Não percebi esta! Podes explicar?
Eu não tenho nenhum VW e tenho em boa conta a marca mas depois do que eles fizeram deviam pagar uma multa das grandes.
Era preciso um politico com eles no sitio para fazer as coisas andar! Mas vivemos em Portugal.
Pois, como disse, não ando a chorar os meus problemas pelos cantos da internet. Resolvi eu. E estou plenamente satisfeito.
Mas reparada como? O que foi feito exactamente?
Explica lá melhor essa parte das revisoes programadas gratuitas?
Gomes, finalmente alguem que notou que este veio da fabrica defender o seu patrao, agora a serio, a vw pode ñ ser única nestes negocios com culpados por todo lado mas quem perde neste mercado onde ñ falta concorrencia? Os que estao aqui a reclamamarem ja ñ vao ao vw, prefiro atendeimento 100* e ñ gosto de volta ao mesmo local com o mesmo problema varias X, a marcas e marcas as vezes demoras a perceber, sou um cliente que ñ me vendem nada eu compro.
VW nunca mais. com ou sem dieselgate, até com a capa do motor me ficaram….
Tenho igulamente um carro lesado … 1.6 105 cv
Depois da dita “actualização” o carro perdeu força em baixas , e está praticamente sempre a fazer regenerações …
O carro em altas , logo em esforço tem ali uns milisegundos de break , e só depois desenvolve ….
Atenção … não andei com o carro “normal” uns poucos de kilometros …. fiz mais de 100 mil com ele normal, e só á pouco mais de 4 meses é que foi feita a dita actualização .. portanto sim … sei do que falo