Inseto robot consegue andar mais de duas horas sem bateria
O mundo da microtecnologia tem tido desenvolvimentos muito interessantes ao longo do tempo. Prova disso é que foi agora criado um pequeno inseto robot que é capaz de andar até duas horas sem qualquer bateria.
O segredo é que este inseto, designado como RoBeetle, utiliza um sistema de combustão com metanol líquido. Para além disso o pequeno robot é ainda capaz de carregar o dobro do seu peso.
De acordo com a lógica, robots maiores conseguem um tempo de energia maior, mas os mais pequenos têm uma menor capacidade de bateria. Desta forma, a vida fica bem complicada quando falamos de micro e nano robots.
Mas agora foi criado um minúsculo robot capaz de colmatar um dos problemas mais graves com os quais a robótica se depara: a bateria. Aliás, como em tudo o resto que envolva tecnologia, como o nosso smartphone, pois por muito potente que seja, de nada nos serve sem carga.
RoBeetle: o inseto robot com autonomia de duas horas sem bateria
Um grupo de investigadores da Universidade do Sul da Califórnia criou um pequeno, mas surpreendente, inseto robot. Para além do seu curioso aspeto, fiel à forma de um besouro, este minúsculo robot consegue contornar o problema da energia em tecnologias de pequenas dimensões. O RoBeetle é capaz de andar até duas horas sem qualquer bateria e ainda carregar o dobro o seu peso. O segredo está no sistema de combustão com metanol líquido.
De acordo com o que os cientistas explicam no estudo publicado recentemente na revista ScienceRobotics, o uso de metanol líquido serve para 'abastecer' o RoBeetle. Para além disso ajuda-o a movimentar-se com os seus micro-músculos artificiais que são feitos com uma liga com efeito memória de forma de nitinol.
Os músculos são fios revestidos com platina que encolhem e estendem de acordo com as mudanças de temperatura. Ou seja, sempre que a platina entra em contacto com o metanol líquido, acontece a combustão que gera calor. Isto provoca um deslize numa abertura que regula o fluxo de combustível e faz movimentar o inseto robot.
Segundo os investigadores, o RoBeetle é uma forma de os micro robots consigam aceder onde os humanos não conseguem. No entanto o projeto ainda está em desenvolvimento e há pontos que devem ser melhorados.
O especialista em robótica Evan Ackerman, escreve no canal IEEE Spectrum algumas das lacunas que o RoBeetle tem ainda que aprimorar:
Ele só consegue mover-se para frente, não vai para trás, e não consegue virar para os lados. A sua velocidade não é ajustável, e assim que começa a andar, só para se partir ou se acabar o combustível.
No entanto, apesar destes 'senãos' trata-se efetivamente de uma tecnologia inovadora que pode abrir portas a novas ideias e modelos de micro robots.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: ScienceRobotics
Neste artigo: bateria, inseto robot, RoBeetle, robot, Robótica
Estou a ver o James Bond a adquirir um…
Já estou a sentir comichão…
É ver o episódio “Hated in the Nation” o 6º da 3ª serie do Black Mirror.
https://youtu.be/SAJfyDTTHE4
É ver, é ver 🙂
Muito em breve s rede 5G ajudara a extreminar as abelhas e moscas. E dara acontecimento ao do video.
Esta quase.
Claro que sim! É tudo uma conspiração dos chineses para acabar com o ocidente!
Estes insectos robots têm de ser destruídos, aniquilados. São um verdadeiro atentado a natureza.
Quem garante que não irão usar isso pada praticar o mal? Espalhar e disseminar vírus.
Os iluminados que vivem no pais das maravilhas, vão se assustar um dia quando houver uma guerra ou conflito entre países que envolva violência, defesa e contra ataque.
A nivel mundial, só ai é que esses iluminados do “deixa de ver filmes” vao acordar de vez.
Mas é a chorar de medo, mas nada adiantara. Chorar o leite derramado. É ai que se vai ver o pânico, o pavor da sociedade.
Felizmente há quem acredite nestas coisas. A DARPA agradecem a quem não acredita.
É pá… sem estes riscos não há evolução!
Tudo pode ser praticado para o mal, não é necessário vir o Openheimer dizer agora “ah e tal se não tivesse desenvolvido o urânio-235 não havia bomba atómica”… pois, talvez não, mas também não existiam reatores nucleares nem se podia explorar a energia nuclear para fazer muitas coisas boas que se tem feito.
O tipo que inventou a faca também não pensou que um seria seria usada para matar pessoas à facada..
Há que deixar a velhice do Restelo de lado!
¯\_(ツ)_/¯