Google aconselha os programadores Android a prepararem-se para a era 5G
A gigante tecnológica Google publicou recentemente um artigo onde aconselha os programadores Android a prepararem-se para a era da conetividade 5G. O objetivo é que os developers se foquem na transição para a rede de quinta geração, tirando partido de todos os seus benefícios.
Para ajudar neste processo de migração, a empresa da Califórnia deixa alguns dos pontos essenciais da experiência 5G do futuro.
Os programadores Android devem preparar-se para a era 5G
Mesmo ainda com algumas arestas para limar no 4G, o fenómeno da rede 5G já é um dos temas mais badalados do momento. No entanto vários developers ainda estão concentrados em concluir alguns pormenores na rede de quarta geração, mas o sucessor já está aí prestes a tornar-se na rede principal.
Dessa forma, a Google divulgou recentemente um artigo no site dedicado aos developers Android, onde aconselha os programadores a prepararem-se para a transição para a era 5G.
Segundo a gigante tecnológica, a rede 5G não é apenas uma conetividade mais rápida, mas vai sim também desbloquear novas experiências transformadoras.
Assim, existem quatro grandes melhorias para a experiência que o 5G trará no futuro:
- Transformar casos de uso interno em casos de uso externo: Tudo aquilo que o utilizador poderia fazer dentro de casa, também vai poder fazer no exterior, como conversas por vídeo com alta qualidade e jogar jogos multiplayer onde quer que esteja.
- Transformar a UX centrada em fotos em UX centrada em vídeo ou RA: Atualize a experiência do utilizador através da substituição de fotos por vídeos e pela incorporação da realidade aumentada na sua UX.
- Pesquisa prévia de forma útil: Use a largura de banda aumentada para fazer pesquisas prévias de conteúdos. Esta característica irá melhorar ainda mais a capacidade de resposta da aplicação ou jogo.
- Transformar casos de uso de nicho em casos de uso convencionais: Transforme o conteúdo de streaming no novo mainstream com 5G.
A Google adianta que tem trabalhado arduamente para construir um suporte 5G para Android, juntamente com as diversas operadoras nos EUA, Europa e Ásia.
Google prepara novas APIs
Para além disso, a gigante tecnológica está também a atualizar e adicionar novas APIs de forma a fornecer aos programadores todas as ferramentas necessárias para que aproveitem os recursos do 5G.
Pode ler todos os pormenores na publicação da Google, aqui.
É programador? Já começou a desenvolver apps para 5G?
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Google Developers
Neste artigo: 5G, Android, Apps, Google, google developers, Jogos, programadores
Espero que o 5g não chegue a portugal, so serve para disseminar corona e doencas atraves das antenas alem de espiar nos para o governo. 5g nas maos do salazar seria o fim do pais.
Teorias da conspiração!! Deves ser pouco parvo, deves!!
Quando leio respostas deste tipo percebo facilmente como quem escreve não entende nada do que o rodeia é uma maria vai com as outras.
além de não perceber os tempos em que vive pensa que vive num mundo cor de rosa.
e só para terminar , existem artigos científicos sobre os malefícios do 5 G mas como o amigo dorme muito e se calhar vê muita televisão nem sabe o que isso é.
Olha mais um! Deves pertencer ao mesmo clube aquele de que a terra é plana 🙂
Essas respostas são de quem não sabe nada , quem pensa que terra é plana pelos visto é o amigo e isso é a táctica que actualmente se usa quando se quer distrair atenções do tema , ou vêm com a ideia do Fake news, ou dizem que é teoria da conspiração, o dizem que a terra é plana.
Um escritor famoso dizia:
Existem dois tipos de historia mundial:
uma é a oficial, mentirosa, própria para as salas de aula; a outra é a história secreta, que esconde a verdadeira causa dos acontecimentos.
O mundo acredita piamente na primeira.
Amigo ha coisas diferentes, o 5G é um tipo de rede mais forte que as outras e o “contagio” desta por parte dos seres humanos pode de facto trazer alguns malefícios que ainda nao estao 100 comprovados. Outra coisa é dizer que o 5G provocou o corona e que vem ai para nos espiar (Isto vindo de utilizadores que usam um diapositivo móvel voluntariamente onde tem milhares de informações pessoais cedidas de bom grado pelo proprio)
Ora muito bem.Excelente medida tomada por parte da Google.O futuro está à porta.
Vai papar os plafound dos dados moveis e a bateria num apice. Eu evito o 4g em daomdos moveis. 3 g aqui faz i mesmo. Poupa se mais bateria e dados…..
Isto é só rir… como se o 5G fosse resolver todos os problemas, quando a base é de fraca qualidade como é o caso do 5G construir em cima é risco muito grande… dito isto, podem ter isso em conta, que a base (5G) vai ou pelo menos pode ruir e preparar tudo com isso em vista para que quando acontecer (seja o 6G ou outra coisa qualquer tipo vulnerabilidades da rede que seja utilizadas para encerrar o 5G em caso de guerra e por aí em diante). Que quero dizer com isto? Imaginem sistemas de alarme de intrusão, pode utilizar a rede 5G mas caso a mesma falhe (como falham todas as outras ao longo dos tempos pelos mais variados motivos) deve utilizar uma rede alternativa para comunicar os sinais… e por aí em diante… por outras palavras: redundância.
No fundo o 5G é só marketing, nada vai mudar de facto para imensas pessoas a menos que os operadores utilizem mais frequências mais baixas… do contrário quem está com um mau serviço vai continuar e quem tiver sem cobertura rádio continuará sem cobertura rádio… as melhorias já poderiam ser feitas com o 3G ou até com o 4G…. pelo menos de cobertura rádio. O 5G na melhor das hipóteses só vai aumentar a largura de banda disponível na antena… mas por exemplo se estiver ligada a uma linha ADSL a capacidade verdadeira não vai aumentar só porque a antena tem mais capacidade.
Fico admirado com a tretolândia criada pelo marketing em volta da quinta geração que como se viu em relação ao 3G e ao actual 4G é só isso: na maior parte dos casos treta… é preciso toda uma infra-estrutura que no 5G é quase impossível de implementar… custaria provavelmente milhares de milhões de euros e duvido que conseguissem cobrir todo o país mesmo assim… e é Portugal, um país pequeníssimo, nem quero imaginar outros países.
Não preciso de net super hiper rapida . A que tenho serve bem. É como os operadores de tvcabo. toma lá 1Giga bit . Mas pra que quero 1Gigabit? Eu com 100 megas faço tudo o que quero . Até com 50 megas fazia. A treta do 5G é a mesma coisa. com 4G faço tudo o que quero.
Tu fazes mas, possivelmente agora, mas daqui a 1 ou 2 anos nao ira ser suficiente. Primeiro depende do que tu fazes, hoje vivemos no mundo do streaming, musica, filmes e estamos no inicio do straming de jogos. So por estas razao ja o 5G será o futuro. Mas o 5G nao esta a ser desenvolvido apenas para te dar Internet para tu ires as redes sociais e ver o email. Esta a ser desenvolvido para empresas, onde se precisa sem sombra de duvidas de mais velocidade. E o 5G vai ser impacto tb de condução autónoma, se esta a ser desenvolvida. Por isso temos de ver o futuro e nao parar só pq o 4G e suficiente para ti ou para mim.