Microsoft acusa a Apple de querer impedir chegada do Project xCloud ao iPhone
Apesar de não ser uma novidade no mundo da tecnologia, o streaming de jogos parece estar agora a receber um novo fôlego com os projetos da Microsoft e da Google. Estes querem fazer uso dos dispositivos móveis como pontos de acesso a estas plataformas.
A Microsoft é a mais recente concorrente a chegar a esta arena, tendo apresentado há dias o Project xCloud. Se a sua presença no Android é já uma certeza, o mesmo não acontece no iOS. Agora sabe-se porquê e a gigante do software acusa a Apple de ser a culpada.
O princípio do Project xCloud é simples e igual a vários outros já existentes, como o Google Stadia. O acesso aos jogos é feito por um dispositivo móvel e todo o processamento é feito na Cloud. Depende apenas de uma boa ligação de rede para não haver problemas.
Quando apresentou o Project xCloud, a Microsoft falou inicialmente da sua presença no iOS, mas depressa acabou por abandonar essa vertente do seu projeto, sem uma razão conhecida e apresentada.
A Apple veio agora a público revelar mais informações e revelou as possíveis causas para que a Microsoft tenha optado por não o ter no iPhone. Segundo a criadora do iPhone, estes violam as regas da sua loja e que todos os jogos que estão na sua loja devem ser avaliados. Também mostrou que não aceita serviços como o Game Pass.
Declarações da Apple
Our customers enjoy great apps and games from millions of developers, and gaming services can absolutely launch on the App Store as long as they follow the same set of guidelines applicable to all developers, including submitting games individually for review, and appearing in charts and search.
In addition to the App Store, developers can choose to reach all iPhone and iPad users over the web through Safari and other browsers on the App Store.
Ao saber destas declarações a Microsoft apressou-se a reagir e a acusar a Apple de querer bloquear os serviços de streaming de jogos. Acusa ainda de tratar o seu Project xCloud de forma diferente de outras apps.
O tratamento dado a esta solução da Microsoft pela Apple é similar ao que aconteceu ao Stadia da Google. No entanto, a Steam consegue ter um serviço destes na App Store.
Declarações da Microsoft
Our testing period for the Project xCloud preview app for iOS has expired. Unfortunately, we do not have a path to bring our vision of cloud gaming with Xbox Game Pass Ultimate to gamers on iOS via the Apple App Store.
Apple stands alone as the only general purpose platform to deny consumers from cloud gaming and game subscription services like Xbox Game Pass. And it consistently treats gaming apps differently, applying more lenient rules to non-gaming apps even when they include interactive content.
All games available in the Xbox Game Pass catalog are rated for content by independent industry ratings bodies such as the ESRB and regional equivalents. We are committed to finding a path to bring cloud gaming with Xbox Game Pass Ultimate to the iOS platform.
We believe that the customer should be at the heart of the gaming experience and gamers tell us they want to play, connect and share anywhere, no matter where they are.
Para além disso, serviços como o Netflix ou a Hulu, dão acessos a conteúdos que a Apple não revê e que não controla. Há ainda a questão da Apple querer avaliar os jogos que são já verificados por entidades como a ESRB ou a PEGI, que já os avaliam.
Este artigo tem mais de um ano
A grande diferença entre Apple e Android…
A Apple instalas o que eles querem…
No Android instalas o que queres…..
Na apple tens suporte 5 anos e não ha bloatware
No android não tens suporte e vens cheio de bloatware com as apps que eles querem
Sim se comprares telemóveis de m**** claro que veio cheio de bloatware e não tem atualizações. Agora se comprares um telemóvel decente já tens atualizações e não tens bloatware. Vocês esquecem-se de que comparam um telemóvel de 1000 paus com uns telemóveis de 200 paus. Para isso compara um de 1000 paus a um de 1000 paus.
Ignorante.
O samsung ultra custa 1300 euros e vem carregado de bloatware, os huaweis e xiaomis vem carregados com 70 apps. So iphones n tem bloatware nem mesmo o SE de 399 paus logo informa te melhor.
Em poucos minutos fazes debloat e instalas até um adblock
Também há adblock para iOS, muito deles, e funcionam muito bem.
Desinstalar o bloat? Boa sorte! Fica o SO sem funcionar, já que está tudo tão entranhado com o SO, para não falar das apps que até fazem parte da partição “system”, e só com modificações valentes é que as tiras.
Qualquer dia, esta a Apple a bloquear acesso a sites, porque não consegue avaliar o seu conteúdo…
E filmes na netflix, música no spotify, e livros no kindle..
A razão não tem nada a ver com avaliar conteúdo, é sobre avaliar código executável que corre na máquina, e isso é apenas uma das regras. Outra das regras da App Store é que só são aceites apps de acesso remoto apenas para ligação a máquinas do próprio utilizador e na mesma rede local.
A Apple não foi essa a razão que deu. Disse que os jogos tinham que ser analizados individualmente. Os jogos streaming não possuem código executável no telemóvel que vá para além da aplicação streaming.
Se leres bem o comunicado a Apple não chega a dar uma razão para não ter aceite, apenas apresenta possíveis formas para aceitar uma aplicação.
O que a Apple avalia é o código executável, não são meros conteúdos – daí não haver restrições a aplicações de streaming multimédia. Os jogos streaming não correm no aparelho, mas pode haver código executável associado. E contínua a haver a regra sobre aplicações de acesso remoto.
No comunicado a Apple diz: “including submitting games individually for review, and appearing in charts and search”
A Apple devia fazer com que os iPhones apenas pudessem efectuar ou receber chamadas e ou mensagens de outros iPhones.
Tenho dito.
De iphones para iphones!? Problemas nem todos os teus familiares têm iphone 😛
Por acaso até tem, assim como todos os amigos e colegas de trabalho. Nao conheco ninguem que n use iphone, entao os androids trocaram todos para iphone SE, fica mto melhor para usar aidrop algo que n existe na concorrencia.
Já existe na concorrência e chama-se Nearby Share. No meu caso icoisas (iphone, ipad) nunca. Nem mesmo que me pagassem 100 milhões de euros por segundo.
Talvez o problema esteja nos 30% de comissão de que a Apple não abdica.
Eles (Microsoft e Google) deviam metem o processo tribunal contra a Apple por ter um bom serviço de jogos legitimo e só espero que a Apple deveria perder esse processo.
Força Microsoft e Google!
O problema são os tais 30% que gostam de comer e o facto de não haver nenhuma start-up com um sistema parecido para comprar para depois dizerem que é mais uma inovação…
+10 LOL