Viagem no tempo! Vamos experimentar o Mac OS 8.1
Olhando para o passado percebemos que já existiram várias versões dos sistemas que usamos nos dias de hoje. A evolução tem sido fantástica e cada vez mais os sistemas estão mais robustos e inteligentes.
Felix Rieseberg, um programador da plataforma Slack, criou um estilo de emulador para experimentarmos o Mac OS 8.1 de 1991. O programador conseguiu compilar todo o código do sistema numa app em javascript que funciona em Windows, Linux e macOS.
Mac OS 8.1 funciona perfeitamente no Windows, Linux e macOS
Já se passaram 29 anos após o lançamento do Mac OS 8.1. Com tecnologia e inovação dos anos 90, o sistema da Apple rodava apps como o Photoshop 3, o kit de desenvolvimento de páginas da web, Premiere 4 e vários jogos dos quais se destacam o Duke Nukem 3D, Alley 19 Bowling e Dungeons and Dragons.
Estas apps e jogos estão também disponíveis nesta nova app que ocupa apenas 250 MB e, apesar de algumas limitações, está totalmente operacional.
Face às máquinas atuais, o Mac OS 8.1 também não necessita de muitos recursos ao nível do hardware (na altura as máquinas da Apple tinham GPUs da Motorola). Felix Rieseberg refere ainda que com esta versão do sistema é possível até transferir ficheiros e montar imagens de discos.
A máquina virtual emula um Macintosh Quadra 900 de 1991 com CPU Motorola que a Apple usava antes de mudar para a arquitetura PowerPC.
Conforme sabemos, o sistema (infelizmente) não permite que os utilizadores se liguem à internet. No entanto, o Internet Explorer e o Netscape estão instalados assim como o "Web Sharing Server" para quem quiser brincar. Esta máquina virtual está disponível para máquinas com arquitetura de 32 bits e também de 64 bits.
Este artigo tem mais de um ano
“A máquina virtual emula um Macintosh Quadra 900 de 1991 com CPU Motorola que a Apple usava antes de mudar para a arquitetura PowerPC.” – os PowerPC eram da Motorola. Mais concretamente foram desenvolvidos
pela AIM = Apple + IBM + Motorola
Não eram da Motorola, eram da AIM. São coisas diferentes.
E o que é que eu disse?
Os processadores desenvolvidos pelo consorcio AIM chamavam-se powerPC.
O frase da noticia está errado: ” CPU Motorola que a Apple usava antes de mudar para a arquitetura PowerPC.”
porque Quadra 900 já usavam powerPC. Já não eram Motorola
O CPU era um Motorola 68040, não era PowerPC!
Mas podia receber uma placa como upgrade para PowerPC – na prática ficava com 2 processadores.
Na verdade havia processadores PowerPC que eram da Motorola e outros que eram da IBM, embora no início o projecto fosse mais em conjunto.
macOS 8 não exista , o que existia era Mac OS 8 ou Classic Mac OS System 8
Abc
verdade, embora nunca tenha tido o nome de Classic.
A designação Classic apenas surgiu com o Mac OS X para correr uma máquina virtual com uma versão do Mac OS 9.
Quem conhece esse Sistema Operacional , não saia de casa, porque está no grupo de risco ,se contrair Covid-19 .