Portugal: Pirata informático rouba 500 mil euros através da Internet
O número de ataques informáticos tem vindo a crescer em Portugal e no mundo. Os piratas informáticos têm-se aproveitado da ingenuidade dos utilizadores mas também das falhas dos sistemas. Os métodos de ataque são sempre muito semelhantes, mas com bons resultados.
Um pirata informático de Lisboa lesou várias empresas portuguesas (e não só) e conseguiu "roubar" 500 mil euros.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, com a colaboração da UNC3T, no cumprimento de mandado emitido pelo Ministério Público – DIAP de Braga, deteve e fora de flagrante delito, o presumível autor de vários crimes contra o património, crimes informáticos e crimes de branqueamento.
Pirata informático usava dois métodos de "ataque"...
Segundo a PJ, o detido e os restantes "colaboradores" são suspeitos de utilizarem cartões de crédito e contas de correio eletrónico de forma fraudulenta, com o objetivo de lesaram as vítimas. Através da referida atuação indicia-se que vários particulares e empresas nacionais e estrangeiras foram lesados em centenas de milhares de euros, valores que eram dissimulados e depois repartidos entre os indivíduos que integravam o grupo.
No caso dos cartões de crédito, o pirata informático lesava diretamente particulares e empresas. No caso dos e-mails, o pirata tinha acesso às contas, conseguindo ver os emails recebidos, alguns dos quais com cobranças de pagamentos. Depois o pirata alterava os documentos, especialmente o de cobranças de pagamentos, e reenviava-os com referências multibanco diferentes.
Ao todo o pirata informático conseguiu roubar meio milhão de euros a empresas e particulares portugueses e estrangeiros. Contou ainda com a ajuda de um grupo de amigos, com quem dividiu e dissimulou o dinheiro que obteve ilegalmente.
Este artigo tem mais de um ano
canalha, podia usar os conhecimentos para criar algo para ajudar e não roubar….forca com eles…
Depende do ponto de vista não é?
Ele ajudou os amigos dele. Qual é a diferença dele para os politicos???
Duas diferenças principais:
1 – foi apanhado
2 – é sempre mais fácil apanhar a arraia miúda do que o tubarão
a diferença é que os politicos e e administradores de bancos estão todos soltos
A diferença dele para os políticos é que ele também tinha a possibilidade de adicionar previamente uma alínea no Diário da República que o salvaguardasse. Como não o fez: tramou-se.
Recentemente o Novo Banco roubou 300M€ aos contribuintes… já foi alguém preso?
Só?
Roubou ?
Isso deve ser desconhecimento da realidade, para o Novo Banco vender algo tem que ter a aprovação do fundo de Resolução.
Mas recuemos ao inicio.
Quem vendeu o Novo Banco ?
Que se saiba foi António Costa e Centeno, com uma garantia pública de 3.900 milhões concedida em 2017 aquando da sua venda ao Lone Star.
E quando o Novo Banco vem exigir o pagamento dessa garantia de 3.900 milhões que está em contrato, o povo revoltam-se ?
Então a hipocrisia dos deputados é atroz, quem aprovou os orçamentos de estado onde estavam lá essas verbas ?
BE, PCP e PS, e agora vêm reclamar de que ?
A Assembleia da Republica deve fiscalizar os Governos, é assim que funciona a democracia, mas devem estar a dormir ou então a tratar da sua vida, que é o mais provável.
Tanta ingenuidade. Fazer o que ele fez é fácil. Através de centenas de tutoriais online explicam como qualquer pessoa pode fazer o que ele fez. O mais difícil nas técnicas de intrusao e muitas vezes moroso é esconder o nosso rasto. Ele estava mesmo a pedi-las.
Esconder o rasto é o mais complicado e só ao alcance dos melhores.
Se for bem feito, não há maneira de saber a origem, mas fazer isso exige profundos conhecimentos que não é qualquer um que tem.
Alguém descobriu o grupo criador do wannacry e semelhantes? Até o FBI teve que pagar para ter os pc de volta.
Nunca os apanharam, estes sim, mestres…
Houve rumores que eram russos, ok, mas a Rússia é muito grande.
Já sei quem foi, foi o Ricardo Salgado, esta em teletrabalho!!!
🙂 ehhh
Se fosse esse e pandilha já ninguém em portugal tinha calças…
Poucas vezes tenho visto comentários tão pertinentes. Não são só aquelas basbaquices que estamos acostumados a ver. Muito bom. Parabéns a todos.
Foi preso e libertado logo de seguida!O crime económico compensa …
Os amigos do Rui Pinto voltam a atacar!!! São uns heróis! É cada def…!
Realmente hoje em dia quem quiser ser “hacker” é, há muito para aprender na net. Mas para ser mestre demora o seu tempo e nem todos têm motivação para tal… um bom hacker não se anuncia nem se gaba e ele que cria todo o software que se utiliza por ai…
Software comp o que vem por defeito no Kali Linux por exemplo…
Eu já fui hacker e só precisei do internet explorer 5.