Microsoft volta a marcar o CCleaner como uma app perigosa para o Windows 10
O CCleaner tem sido a ferramenta de eleição dos utilizadores do Windows 10 para fazer a limpeza do sistema operativo. Com uma utilização muito simples, consegue remover tudo o que está a mais neste sistema.
A Microsoft, no entanto, nunca foi muito apologista da utilização destas apps, por alterarem o Windows 10 e o seu interior. Agora, numa ação inesperada, o CCleaner está a ser marcado como app não desejada e está a removê-la dos sistemas.
O CCleaner é agora uma app PUA
Sempre que era necessário remover ficheiros temporários desnecessários e otimizar um Windows 10, a app chamada era o CCleaner. Com uma interface simples e muito prática de usar, é uma opção lógica para os utilizadores.
A Microsoft resolveu agora marcar o CCleaner como uma PUA (potentially unwanted application) e tratar de eliminar todos os ficheiros da app no Windows 10. Não há uma explicação para esta tomada de posição, mas passou a ser marcado como PUA:Win32/CCleaner pelo Windows Defender.
Porque muda o registo do Windows 10
A causa mais provável para este novo cenário estará sobretudo nas funcionalidades de limpeza do registo do Windows 10. A Microsoft já relatou que este tipo de apps não deve ser usada, para não colocar em causa a integridade o sistema operativo.
Na verdade, já antes, a Microsoft tinha marcado o serviço como não desejado. Em duas situações distintas, esta posição foi tomada, quase sempre com a mesma justificação. Numa foi colocada na lista negra dos seus domínios nos fóruns de suporte e noutra foi simplesmente não recomendada.
Microsoft quer proteger utilizadores
Claro que também o CCleaner não tem estado longe de problemas de segurança sérios e potencialmente perigosos para os utilizadores. Em 2018 foi descoberto malware numa das versões que estavam disponíveis, tendo esta sido instalada posteriormente em muitos computadores.
Esta parece ser uma decisão irreversível. A Microsoft já tem o Windows Defender a remover o CCleaner do Windows 10 e, por isso, a app irá fazer disparar alarmes e não irá correr neste sistema no futuro.
Avast já reagir
Segundo a informação avançada pela empresa que detém o produto em causa:_
Descobrimos que o Windows Defender classificou recentemente a versão gratuita do CCleaner e algumas outras de nossas ferramentas e ferramentas de nossos parceiros como "Software Potencialmente Indesejável". Os nossos produtos e os produtos de nossos parceiros são genuínos e, por isso, estamos em contato com a Microsoft para resolver esta questão o mais rápido possível".
Este artigo tem mais de um ano
Secalhar o CCleaner apaga alguma coisa que a micro$oft não quer quer como, por exemplo, ficheiros necessários para eles nos espiarem a torto e a direito.
Rir para não chorar, não sabes do que dizes. Falas a toa. O ccleaner foi comprado pela avast
E aqui tens uma noticia recente
https://pplware.sapo.pt/internet/antivirus-avast-dados-vendidos-jumpshot/
Ai tens.. CCleaner não é confiavel.
Dizer coisas a toa.. para quem nao sabe a avast também detem o AVG
Limpeza do windows…. até limpa o que nao deve….
Só o que quiseres
Depois admiram-se porque ninguem utiliza a Appstore do Windows.
Ninguém utiliza ? lol
… e um dos problemas poderá ser o facto de fazer com que alguns restauros do sistema não funcionem!
…para além de trazer com o pacote de instalação o Chrome!
Que é uma app perigosissima
Sem duvida, actualmente tudo o que vem da Google é sempre de desconfiar.
Se até o Gmail lê os teus mails, imagina o Android e apps, estás á espera de que ?
Confiança total na Google ?
Compreendo o ponto de vista. Mas se lerem os meus garanto que é uma perda de tempo…
Existe a versão portable
Uso há décadas. Sem problemas de maior.
Será que vai remover o programa das minhas máquinas, se eu correr o Windows defender?!
Se fizesses k teu trabalho de casa, sabias que a CCleaner foi comprado pela avast e que recentemente vendeu dados do utilizadores a terceiros.
https://pplware.sapo.pt/internet/antivirus-avast-dados-vendidos-jumpshot/
Já não é mais confiável, desde que foi adquirido pela avast e essa mesma empresa a avast, adquiriu também o AVG
É de fugir
Já leste o contrato do Windows 10 / Windows 11, parece-me que não!
A Microsoft não quer concorrência às suas apps e é por isso que não quer o CCleaner no W10. Cada vez mais vocês não têm qualquer controlo do que podem instalar no Windows.
Nem do que o Windows envia ou recebe quando ligados à Internet.
A cada 5 segundos tenho a Firewall a avisar que uma porcaria qualquer da M$ que aceder à Net, para quê? O que é que o “C:\program files\windowsapps\microsoft.yourphone_1.20051.93.0_x64__8wekyb3d8bbwe\yourphone.exe” quer ir cheirar? Ou o Xboxbar? Ainda se fosse para trazer uma cerveja!
Yourphone.exe é o principal processo da app “Seu Telemóvel” no Windows 10. O local padrão para esta app é o que indica acima.
Esta app ocupa no SO 19 KB…e apenas é executada por “ordem” do utilizador! Caso contrário fica ativa em segundo plano e em nada atrapalha ou interfere com a utilização do PC!
Vitor, obrigado por ter levado do seu tempo para ler o meu comentário.
Ainda que o “yourphone.exe” seja lá o que for, o que é que a M$ tem a ver se eu tenho telefone, ou não?
Neste exacto momento, o “yourphone.exe” quer estabelecer contacto exterior para o 13.107.5.88 pela porta 443, para enviar o quê, para quem?
Eu não dei qualquer “ordem” para a sua execução seja em que plano for; como é que aparece então a tentar aceder à Net?
“Só 19 KB” significa o quê? Quantos KB tem um vírus, PUP, PUA ou lá o que a M$ lhe quiser chamar?
Grato pela atenção. Um abraço.
Quer queiramos, quer não, vamos fazendo cedências em segurança. Estamos como na comida, tudo faz mal.
Confiar no CCleaner neste momento é um risco muito grande, a falta de privacidade é evidente desde que foi adquirido pela Avast. A Avast ja foi apanhada a vender dados dos utilizadores.
E sim a Avast tambem detém o AVG
Eu fugia, e deviam ter cuidado pois o CCleaner já pus a instalação do avast no instalador, mas depois retirou devido as críticas que surgiram
Desde que o ccleaner passou para as mãos da avast que não confio! É engraçado dizer que a Microsoft espia, porem têm um software de limpeza que não só espia, como vende o vossos dados a sabe lá quem…
https://www.cnet.com/news/antivirus-firm-avast-is-reportedly-selling-users-web-browsing-data/
https://www.engadget.com/2020-01-27-avast-jumpshot-selling-user-data.html
Eu não utilizo mais desde que passou para as mãos da Avast /AVG
O meu anti-bactérias detectou uma ameaça – FUOS:Win10
Usuário usando “limpadores” tem mais é que se f….
Mais uma vez, a Microsoft a “toldar” a informatica. Esses senhores sim são os maiores responsáveis alguma vez responsabilizados, por venderem tudo o que seja dos utilizadores. Compram tudo o que lhes possa fazer frente, pioram drasticamente as aplicações e depois “atiram” para a cara dos utilizadores como algo inédito e só possível graças às capacidades alienígenas dos seus programadores…..que trabalham apenas em exclusivo para eles. 🙂
Enfim.
Uso ccleaner à imenso tempo, e por mim podem fazer o que quiserem pois nada tenho a esconder.
Só teme quem deve.
Abraço a todos.
Devias ler quem adquiriu a CCleaner e o que fez a avast recentemente (que adquiriu o ccleaner) lê os meus comentarios a cima.
Falam falam, mas têm um software de limpeza que vende, espia e recolhe os vossos dados na mão da Avast é de fugir.
Mas enfim… pensas tu que estas seguro
AC…como não tens problemas de privacidade faz-me um favor! Envia por mensagem privada o teus dados bancários…e já agora o número de acesso e senhas do teu homebanking! Obrigado…
Pareces divertido a querer viver a custa dos outros. Existe algo que se traduz em rendimento mensal…dá pelo nome de……Trabalho. experimenta….espinhas na cara não te vai fazer.
no meu computador e telemóvel eu quero instslar o que me apetecer.
esses mer… da Microsoft mandsm no que é deles…
tenho dito…
quem não pensa assim é bur..
abraço
Pois mandam, o Win10 é deles portanto mandam naquilo que é deles, lol.
Tanto paleio da treta contra a Microsoft para quê?
Eles apenas desaconselham a instalação, não a impedem nem tentam mandar em ninguém.
Enfim…
spoky estas preocupado para onde vao parar os teus dados e com razao, mas achas que a microsoft tambem nao faz isso ? a maioria das empresas nao e santa, confio mais no linux.
Eu sei disso, viste eu dizer o contrário? No entanto, isso não podes fugir. Mas podes fugir do CCleaner correto?
Fugir do Google, Microsoft é praticamente uma missão impossível, seja quem for. No mundo do trabalho se fores obrigado a usar Windows não vais usar?
Entendes a diferença? Tu pois MINIMIZAR o que espiam e o que vendem dos teus dados que recolhem, uma delas é desinstalando o CCleaner.
Ai tens a tua resposta, trata-se de minimizar.
ok tudo bem mas nao vais minimizar nada, uma vez que os dados ja foram roubados neh ? As empresas vendem os dados entre si.
Eu nao costumo comentar mas ja utilizei o cclean. Ele por ser um potimizador de sistema compativel com qq versao do windows por vezes apagra alguma coisa que apos o windows ser actualizado n deveria ser apagado e o sistema pode ficsr instavel. Ja me aconteceu antes. Quanto a informacao roubada, isso ninguem sabe se ao abrir um site estas permissoes dos cookies esta la um trojanHorse q passa a ter permissao cedida por nos e fica a espera q faças login em algo importante!! Qualquer aplicacao que seja instalada de outro site q n seja oficial ja pode ter isto nela. Quanto menos dados pessoais estoverem no disco melhor. Eu uso o pc mais para jogos mas nunca guardo passes no windows.
Eu cá tenho o Windows Defender desativado e uso o Avast e o CCleaner. Há anos que os uso e nunca tive qualquer problema. Já com O Windows Defender bloqueia tudo mesmo não sendo virus/trojan/malware, prefiro-o ter desativado isso e o Windows Update que da última vez que esteve activado tive que formatar o PC porque não arrancava para o Windows.
Mas quem é que usa avast no seu perfeito juízo?
o CCleaner é uma ferramenta boa, mas ao ser usada no windows 10, tem de se ter extremo cuidado, limpa mais que aquilo que se quer, resolve os problemas e cria outros, deixando mesmo o sistema operativo inoperacional ao ponto de se ter de o reinstalar.
já tive esse abre olhos uma vez e ficou de exemplo, nas utilizações seguintes tive de ver as coisas bem vistas antes de me servir dele.
mas o CCleaner é uma ferramenta que só se usa em ultimo recurso, quando as ferramentas como antivírus e firewall falham, mas ai já é culpa do utilizador que tem de saber por onde anda a navegar pela internet, ao andar em sites menos próprios sujeita-se, ai nem que tenha as melhores protecções do mundo.
O único Problem da Microsoft com o CC cleaner é o facto de o mesmo facilitar a remoção de aplicações pré instaladas da que o Windows não permite desinstalar, como a Cortana, Fotos e Vídeo etc, a Cortana envia o texto das pesquisas que fazemos localmente para a Microsoft, mesmo quando a temos desactivada no Windows, a app Fotos e Videos faz reconhecimento facial e quando escrevemos os nomes, a Microsoft faz ligação com a app Contactos e consequente upload. O serviço do Windows 10 Compatibilty Telemetry vai mais longe e faz upload de uma hash de todos os ficheiros, assim basta comparar hash de vários utilizadores e confirmar que os mesmos têm os mesmos ficheiros de fotografias/ vídeos etc, sem a necessidade de fazer grandes uploads, ainda mais irónico é ser o utilizador a pagar a conta de electricidade de todo este processamento da sua própria violação de privacidade.
Meus amigos, já ouviram falar em pegada digital? Assim que entramos no windows pela primeira vez e nos ligamos à internet, já estamos a enviar informações com o nosso consentimento. Seja para a Microsoft ou para outra entidade, temos de entender como as coisas funcionam e ter mais consciência das nossas das nossas ações.