Que se passa? Linux está a crescer e o macOS está a diminiur
Ao longo dos anos apareceram milhares de distribuições Linux. Tal não significou o sucesso massivo nem uma alternativa credível ao Windows e até mesmo ao macOS. No entanto, é importante referir que as distribuições Linux mais evoluídas podem facilmente substituir um sistema Windows ou macOS.
Curiosamente em era de pandemia o Linux tem crescido. Segundo dados recentes, o Linux alcançou a quota de 3,6% no mês de junho.
Linux está a ganhar terreno ao macOS? Parece que sim...
Os dados são da netmarketshare e revelam um cenário interessante. De acordo com dados recentes, as distribuições Linux estão a ganhar terreno nestes dois últimos meses ao contrário do macOS.
Como se pode ver pelo gráfico, o Windows continua a liderar no segmento dos sistemas operativos com 87,2% seguido do macOS com 9,42%. Na terceira posição segue o Linux que, aos poucos e poucos tem vindo a ganhar terreno. É verdade que ainda falta muito para apanhar o sistema da Apple, o macOS, mas a tendência positiva dá bons indicadores. Nada indica que as distribuições Linux continuem a ganhar terreno, mas o crescimento tem sido significativo.
Analisando o cenário que vivemos de pandemia, provavelmente com a necessidade de confinamento houve também a necessidade de se ter uma máquina para trabalhar ou para o lazer.
Muitos podem ter aproveitado máquinas mais antigas e instalado uma distribuição Linux que é, normalmente mais leve. Haverá certamente outras razões, mas essa é uma das mais apontadas por alguns fóruns.
Porque será que as distribuições Linux estão a crescer em quota?
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Podem falar desta distro? https://hefftor.xyz/ tem muito bom aspeto
Carrega linux. Algumas pessoas ainda nao sabem mas quando decidirem migrar para o linux e perceber que nao e preciso antivirus para nada, vao descobrir a felicidade do SO mais acessivel, seguro e estavel.
Esse é o argumento chave do Linux , o não precisar de antivírus ? Tenho ideia que o macOS partilha do mesmo argumento é de todos os outros que apresentas.
https://thehackernews.com/2018/11/apple-macos-zeroday.html
https://thehackernews.com/2020/07/macos-ransomware-attack.html
https://cybersecuritynews.com/mac-ransomware/
Então compra um Windows Mobile… o argumento é o mesmo!
(Estou a usar o Mint).
Hummm, qual a defenição de virus? ou malware?
Caso pratico: Logic Bomb, posso criar um cronjob no Linux em que ás 3 da tarde faz um reboot ao pc, ou parar certos serviços do systemd.
Não sou contra o Linux até pelo contrario, mas contra a ideia que este sistema é infalível. Nenhum sistema é infalível contra malware desde que o saibas administrar.
Posso perguntar como ias entrar num Pc com linux que não o teu? é que as firewalls do linux batem a do Windows Defender!!
Nem que for na 12, aqui não entra…
Gosto de Linux, mas tenho para mim que o crescimento nos tempos da confinação se ficou a dever antes de mais ao reaproveitamento de charutos que estavam parados a um canto…
Isso não é novidade para ninguém! O que me admira é haver títulos do tipo “Está farto do Windows? Mude para o … Linux”!!! Os títulos deveriam ser o seguinte: Está farto do macOS? Mude para o …Linux”
estranhamente o gráfico não mostra o macOS a descer na medida da subida do Linux, o que leva a crer que é do Windows que o Linux vai buscar utilizadores.
+1
Se fores ao site e ativares a linha do Windows vais ver que a quota deste não mexeu. 😉
Ou não fazer essas noticias, que já são bem cansadas
Que se passa? Passa-se que o hardware Apple é bastante mais caro. Dura muitos mais anos é verdade…e o suporte é fantástico. No entanto, com Linux, hoje em dia conseguimos um ambiente de desenvolvimento igual (mesmo mesmo igual) a um macbook ou iMac. E eu estou a pensar seriamente em mudar para Linux pois o hardware apple já não é o que era. Apple vale pelo ecossistema num todo. Sim brutal. Mas a relação qualidade/preço para desenvolvedores… Linux wins.
Ah..e windows jamais claro…bela sucata.
Eu tenho dual boot Linux Mint e Windows.
São dois sistemas cada um com os seus pontos fortes e pontos fracos…
Isso hoje em dia já nem é necessário, com WSL
lol o wsl não te permite fazer snapshots com btrfs, estás sempre com o Windows a correr, a grande vantagem do Linux é o Kernel, a desvantagem é o facto de ter sido desenvolvido para aplicações e software de servidor ou desenvolvimento faltando applicações como Photoshop ou Vegas, ArchiCad, mas desde quando é que consegues com o windows congelar imediantamente o sistema ou controlar a compressão de memória RAM, aceder remotamente por ssh e fazer mount no sistema como se fosse uma pasta local, ou a simples e pura partilha de bibliotecas em todo o sistema, o Windows como sistema à falta de melhorres palavras é lixo, a própria microsoft sabe disso e é por essa razão que o Microsoft Azure corre tudo Linux, a diferença é que o Windows tem uma data de software de terceiros feito para o mesmo, quanto apostam, que se o AutoCad, o Photoshop eo ArchiCad por exemplo tivessem versão Linux, o Windows morria em menos de um ano!
É uma bela sucata até precisares de software que só corre em Windows.
Temos sempre o wine que permite correr até aplicações do windows XP portanto é realmente uma sucata o Windows 10
Isso é tudo muito bonito até dar problemas, o wine é bonito para aplicações estabelizadas.
Mete lá office 2016 que vais ver como é.
Simples não meto porque não gosto
No meu caso, não preciso de nenhum software que só corra em Windows. Mas o oposto acontece: uso software que só corre em Linux.
O teu é um caso; outras pessoas terão necessidades opostas.
O que quero dizer é mesmo isso. Cada caso é um caso, tal como o teu exemplo foi um caso.
Não podemos generalizar. Nem para um lado nem para o outro.
O wine é uma valente porcaria please. Só deves usar o Paint no wine com certeza.
Tu é que nunca deves ter usado o wine para dizeres tamanha estupidez.
No wine corro NFS: Underground 2, Starcraft 1 e 2, Earth 2150 e expansão lost souls, The settles heritage of kings, fogo podia estar aqui o dia todo a escrever o que já usei com o wine.
não podias estar mais enganado, o Wine corre algumas aplicações do Windows não todas, e continua haver muito poucas alternativas ao nível das app usadas no Windows, por isso é que o Linux ainda não destronou os concorrentes.
o Linux só vai fazer frente aos concorrentes quando tiver capacidade de ter ferramentas a altura, até lá é o que é, quem tiver dependente de softwares que só correm no Windows e no Macos nativamente, Linux nunca vai ser equacionado.
Isso do hardware durar mais tempo não faz sentido acho eu, as manutenções existem para serem feitas, tenho um portátil Asus EeePC da idade dos Afonsinhos a correr o Zorin OS lite, porque a arquitetura é 32bits e uso para backup, depois tenho um lenovo Ideapad 100 a correr o solus os que uso no dia a dia 🙂
A questão aqui é que o Linux não puxa tanto pelo hardware.. pq tens imensas distribuições com requisitos variados à necessidade de cada um.
A Apple é cara pq tem nome, pq se tiveres uma máquina cm water colling cm hardware da última geração a corre Linux, só não se
Joga e usa se app de alto recurso se não se quiser ou puder neste caso ahah
@JoséAlves Eu falava do ponto de vista do programador/desenvovedor e content-maker. A Apple tem uma coisa engraçada que é parte do seu sucesso – Ecossistema. Como produtora do próprio SO e arquitecta do seu próprio hardware conseguiu criar um valor: vende “ausência de dores de cabeça” aos utilizadores. Isso tem-se refletido numa enorme vantagem competitiva pois pode oferecer um suporte de maior qualidade a menor custo para a empresa (sim, o preço do suporte já vem incluido na exorbitância que se paga por um Mac). Para mim, enquanto utilizador nunca troquei isso por nenhum outro sistema. Exemplo: tenho um iMac de 2009, 8GB Ram, a bombar e ainda com suporte nas actualizações (ao fim de 10 anos!! é obra!!)
No entanto, devido à enorme evolução do sofware open-source e das comunidades Linux cada vez mais experientes e rapidamente responsivas, essa vantagem tem vindo a perder terreno. Cada vez mais, existem distros LTS á medida de cada nicho. Além disso a Apple tem-se aproveitado demaisado do seu bom nome e do seu marketing para mascarar os seus últimos produtos. O conceito da Apple perde cada vez mais terreno..devagar…mas perde. E vai continuar a perder (pelo menos para um tipo de perfil de utilizadores).
Gostava que um dia Linux estivesse disponível determinados softwares que consigo utilizar no macOS
Já pensei fazer dual boot, estou à espera de um ssd maior para isso hehe
Gosto do windows 10 e não tenho queixas, mas gosto da fluidez e algumas coisas que o linux tem melhor que o windows (tirando a autonomia da bateria que em linux foge).
Mas o que me prende mais no windows é algum software próprio…tirando isso deixava de usar….
Mais uma coisa graças ao linux descobri as aplicações ou janelas para abrir certos sites no chrome, claro que no windows tem também mas no linux como não há por exemplo netflix em app usei a ferramenta da app do chrome muito bom
https://itsfoss.com/watch-netflix-in-ubuntu-linux/
Eu em 5 min após ler o seu comentário encontrei este post, é uma questão de chegar a shell e espetar la um sudo eheh
Quem esteja a pensar em usar Linux não vale a pena procurar soluções rápidas e que sejam rápidas de resolver, convém muita pesquisa e fontes que tenham muito Feedback positivo, aconselho a dares uma vista de olhos nesse site.
Eu no meu Linux tenho apps como Messenger, Instagram, Twitter, Spottify, POPCornTime,.. um leque delas.. convém perder se um tempo a pesquisar, a ver se os repositórios estão atualizados e em constante atividade..
Obrigado, vou ver isso 🙂
Já vi, as 3 primeiras são semelhantes mas de maneira diferente eu fiz a do chrome, a ultima está descontinuada, e não é oficial.
Eu prefiro usar metedos oficiais sem andar usar apps sem ser oficicais.
Mas valeu a dica, vai servir a outros.
Pode sempre instalar a all “Anbox” se não estou em erro o nome, basicamente é uma desk onde consegue correr várias aplicações android, instale uma máquina virtual a correr o seu Linux e experimente la se dá para correr Netflix apartir dessa app
https://anbox.io/
ahh sim, no windows cheguei a experimentar algo parecido com o primevideo
electronplayer, e está feito
Que novidade. Se é pqra usar um sistema limitado em alternativa ao Windows.
E melhor usar Linux que macos…Porque limitado por limitado (excepto office) mais vale usar um limitado grátis.
Prefiro usar elementaryos a macos, macos até para gerenciar as páginas e preciso instalar uma app de terceiros e pagar. Em 2020? Qualquer Linux doa mais podres faz isso.. Arrastar para o lado colocar lado a lado de forma simples e intuitiva..
macOS é grátis há já alguns anos….
Se consideras GRATIS, pagar o dobro do preço pelo mesmo hardware que tens num pc. E ter de pagar por aplicações básicas para gerenciar uma simples janela.
Pela tu logica de Grátis, então todos o sistemas são grátis, os PC já vem com windows ativado o macos também e o linux também.
Obviamente que, se as pessoas estão a ficar com *menos dinheiro*, viram-se para o que é mais barato – ou, neste caso, até gratuito…
Também, mais tempo livre, significa tempo para finalmente poder instalar e experimentar o GNU/Linux.
Utilizo há bastantes anos o Ubuntu e não quero outro
Qualquer Ubuntu, Linux ou algo do género é para mim preferível ao Janelinhas, MacOS, Google, IE, Chrom e toda essa tralha.
No dia em que a Microsoft lançar o Office para Linux , meio mundo migra logo para Linux
“MICROSOFT loves Linux” para é para um lado que lhes convém. Nunca irá sair o Office para Linux
Imaginem se por exemplo o Office, PHC, Primavera, AutoCAD, Tiaportal, Eplan, Photoshop, Solidworks entre outros funcionassem no Linux.
É só imaginar…
Diáriamente uso Linux (mint) em casa e Windows 10no trabalho. Em casa já há 2 anos seguidos nunca tive problemas, no Windows 10 do trabalho é raro o update que não faça algo mais indesejável, a probabilidade de algo não funcionar é muito grande
Ainda hoje meia produção esteve parada umas horas porque Depois de um update, este actualizou ( removeu) os drivers da placa de rede principal.
Relativamente ao wine, funciona bem em algumas aplicações com alguns anos. A minha experiência é que quanto mais novo é o programa , mais provável é não funcionar, há sempre mais e mais coisas e coisinhas nas aplicações para Windows., Novos frameworks, novas DLL, novos directx, nem no próprio Windows funcionam correctamente.
Posso dizer que o meu Office 2007 e AutoCAD 2006 eram bem mais rápido no Linux+wine que no Windows 7, actualmente já não os uso.
Enfim.
Por isso é que eles não lemçam versão do office para linux era a sentença deles lol eu era o primeiro a deixar windows……
Utilizo linux com libreoffice a nível empresarial há de 15 anos, e sempre me serviu plenamente. A única coisa que às vezes ainda me dão alguns problemas, sao os drivers para multifunções sempre que compro uma nova impressora, e compatibilidade de formatos em autocad. O resto é conversa de que não sabe o que diz, muitas vezes porque não sabe utilizar o software.
Instalar MacOS Catalina virtualizado no Ubuntu com “sudo snap install sosumi –edge”
https://snapcraft.io/sosumi
O que ninguém diz é que o problema do Linux, é o próprio wine. Ou seja; precisar de wine para instalar programas windows. E é esse motivo é que faz com o Linux esteja longe do Windows.
Quando o Linux detectar automaticamente, se o programa que se quer instalar é Linux, ou Windows, durante a instalação, e instala-lo, aí acho que o Linux vai-se aproximar do windows. Pois a maioria dos utilizadores do Windows, querem poder instalar qualquer programa windows no Linux, sem precisar para nada do Wine, bastando clicar no instalador e instala-lo!
Continua a sonhar. Se sao plataformas diferentes logo funcionamentos diferentes de instalacao. Sinceramente nao vejo qual o mal de se usar o wine. Algumas coisas funcionam outras nao, mas isso nao e culpa do Linux. Convence os produtores de softwares a criarem os mesmos nativos para linux e fica o problema resolvido. Mas como isto e um mundo cao ha muito que sabemos disso e com interesses instalados e melhor nem ter esperanca que isso alguma vez va acontecer. Entao mal por mal usa-se wine problema resolvido (para alguns softwares obviamente)
Venho aqui pedir ajudar para ver se posso reaproveitar um pc velhinho. Tenho um Samsung N145PLUS com um processador Intel(R) Atom CPU N455 1.66GHz 1.67GHz, com 1GB RAMe um disco C com 111GB e uma partição de segurança de 120GB. O computador tem o windows 7. Queria saber se posso meter uma versão linux que não seja muito comilona, que se adapte bem a esta máquina, para o poder usar no dia a dia( navegação web, office, utilização da plataforma ZOOM, Teams, MEET) , ver vídeos… . Ou seja, dar nova vida a um velhinho.
Linux com ambiente gráfico lxde ou lxqt, tipo lubuntu, versão 18, podes experimentar sem instalar gravando a ISO live numa pen USB, o kde utiliza mais RAM e o gnome é para esquecer pois é muito pesado, Para resumindo Linux pode ter ambientes gráficos diferentes para quem não saiba. Eu gosto particularmente das Distribuições de Linux Manjaro e Debian, Debian para servidores onde não é necessário ambiente gráfico e Manjaro para desktop com ambiente gráfico kde, embora o kde corre com 1 GB de RAM, é esticar a corda, mas pode-se utilizar a mesma distro com ambientes gráficos mais leves. Windows é para esquecer
Aconselho Linux Lite na versão 4.8. Tenho portátil Acer velhinho que se desenrasca bem na Internet.
Aconselho o Zenwalk nova versao que foi lancada recentemente. Rescuscita ate o Avo cantigas lol