O seu dispositivo vai correr o iOS e iPadOS 14, macOS Big Sur ou o watchOS 7?
Na apresentação de ontem, focada na WWDC, a Apple apresentou muitas novidades e melhorias nos seus sistemas operativos. Estes ganham novas funcionalidades e melhorias principalmente focadas na usabilidade e na sua interface.
Algo que a Apple não referiu e que está sempre presente nos utilizadores é a da compatibilidade. Há sempre a dúvida sobre quais os equipamentos que vão suportar as novas versões do iOS, do iPadOS, do macOS e outras, entretanto reveladas.
Tal como é normal, a Apple não revelou no seu evento os equipamentos suportados, remetendo para o seu site para esta informação. Esta já está disponível e acessível a todos. No caso do iOS 14, a lista de dispositivos suportados é elevada.
iPhone com suporte para iOS 14
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone 6s
- iPhone 6s Plus
- iPhone SE (1ª geração)
- iPhone SE (2ª geração)
- iPod touch (7ª geração)
Esta é de todas a plataforma mais simples. De forma resumida, os dispositivos que hoje suportam o iOS 13 vão poder usar a nova versão. Vamos assim até ao iPhone 6s e ao iPhone SE.
Também no iPadOS 14 existe a dúvida de quais os tablets da Apple vão suportar esta versão mais uma vez a lista é grande e comporta equipamentos já com alguns anos de ativo.
iPad com suporte para iPadOS 14
- iPad Pro 12.9-inch (4ª geração)
- iPad Pro 11-inch (2ª geração)
- iPad Pro 12.9-inch (3ª geração)
- iPad Pro 11-inch (1ª geração)
- iPad Pro 12.9-inch (2ª geração)
- iPad Pro 12.9-inch (1ª geração)
- iPad Pro 10.5-inch
- iPad Pro 9.7-inch
- iPad (7ª geração)
- iPad (6ª geração)
- iPad (5ª geração)
- iPad mini (5ª geração)
- iPad mini 4
- iPad Air (3ª geração)
- iPad Air 2
Também aqui a vida fica facilitada aos utilizadores. Toda a linha suportada atualmente pelo iPadOS 2 vai ter acesso direto ao iPad OS 14 e a todas as suas funcionalidades.
A grande mudança parece estar mesmo no watchOS. O sistema operativo do relógio da Apple vai deixar de fora alguns dos seus clássicos. Assim, a Série 1 e a Série 2 não têm acesso a esta versão.
Apple Watch com suporte para watchOS 7
- Apple Watch Series 3
- Apple Watch Series 4
- Apple Watch Series 5
Para além disto, a Apple alertou ainda que nem todas as funcionalidades vão estar presentes em todos os modelos. Isto significa que mesmo que o watchOS 7 seja instalado, nem todas as novidades vão poder ser usadas.
Para o fim ficou o macOS Big Sur. Esta é uma das maiores mudanças neste sistema e as novidades são muitas. Isso obriga a usar mais recursos e alguma tecnologia que nem todos têm presente.
Macs com suporte para macOS Big Sur
- MacBook (2015 e posterior)
- MacBook Air (2013 e posterior)
- MacBook Pro (final 2013 e posterior
- Mac mini (2014 e posterior)
- iMac (2014 e posterior)
- iMac Pro (2017 e posterior — todos os modelos)
- Mac Pro (2013 e posterior)
De fora ficam também algumas máquinas que não são recentes e que assim ficam privadas das mais recentes novidades. A Apple disponibiliza um guia simples para perceber de que altura é cada modelo dos Mac.
Está assim revelada a linha de equipamentos que recebe as novas versões dos sistemas operativos da Apple. Se a vida está facilitada para o iPhone e para o iPad, já o mesmo não se pode dizer para o Apple Watch e para os computadores Mac.
Este artigo tem mais de um ano
É nesta altura que “aconselham” a adquirir equipamentos ( sem que as specs o justifiquem) por uns míseros milhares de euros, quando existe melhor e mais barato como alternativa.
Qualquer pessoa que desconheça a realidade diz o mesmo que tu. Pessoas que saibam o valor dos equipamentos, a rentabilidade e a longevidade sabe que o que dizes é despeito. Uma máquina da Apple, porque é a empresa que faz o hardware, o software e os serviços, além de ter uma rede de terceiros a criar para o seu ecossistema, como a Microsoft ou a Adobe, tem uma longevidade muito acima que grande parte das ofertas no mercado. Nenhuma outra máquina consegue oferecer um ecossistema, uma integração tão abrangente como a Apple consegue. Nenhuma outra marca tem este grande leque de serviços e de fusão com vários segmentos de dispositivos.
O que dizes mostra o quanto não fazes a mínima ideia do que é a marca e os seus produtos. Olha, até o Windows corre muito bem num Mac… mesmo muito bem 😉
ok, o meu mac mini 2012 já tem uns anos mas ainda funciona muito bem.
Eu até concordo que a evolução do software ofereça mais funcionalidades mas tecnicamente não vejo o porque de ficar de fora do update, prefiro continuar na versao que tenhho do MacOs do que comprar um novo ainda masi tendo i7 com SSD e 16 de meoria.
Isso é a banha de cobra que gostam de vender. Tenho ois laptop com mais de 10 anos a correr o Windows 10 sem qualquer problema e com aplicações modernas. É evidente que (tal como os Mac mais antigos) às vezes engasga-se, mas estão longe de serem obsoletos.
Não, não queiras comprar, até porque o que tens no ecossistema Apple não o tens com o Windows (e o que tens no Windows podes ter num Mac, até o próprio SO 😉 ), nem sistema operativo móvel tens da Microsoft para teres uma continuidade de trabalhos, de ações. Não tens uma ferramenta de música como o Apple Music que podem passar entre o computador, o smartwatch e todo um vasto leque de outros dispositivos. Além disso, não consegues ter serviços nativos como tens num Mac com 10 anos ligado a um ecosssistema que mesmo assim, ainda partilha as mais modernas funcionalidades. Mas há mais… muito mais!
Já te disse, falta-te conhecer o que a Apple oferece para poderes falar ou comparar.
Epá isso é que são duas máquinas, perdão dois maquinões, com mais de 10 anos e correm windows 10 e aplicações modernas, sim senhor tiro o meu chapéu.
As noticias em que a Apple é acusada de tornar os Iphones com mais de 2 anos em pisa-papeis mostram a marca e os produtos.
Realmente, nem sei como é que ainda vendem, e têm lucro, e acções nos valores absurdos. Têm uma equipa de Marketing de fazer inveja aos restantes, porque os produtos devem ser uma bosta, cambada de Fanboys, só palas nos olhos.
Tendo em conta que todos os aparelhos actuais com a versão mais recente do sistema, continuaram a ter actualizações durante pelo menos mais 2 anos, parece-me que esse “aconselham” vem da tua imaginação.
mta certeza no teu “melhor”. tive o 5s que durou uns bons anos e agora comprei o 11 que me vai durar tb uns bons anos. posso gastar mais dinheiro agora ao inicio mas sei que comprei algo com qualidade e longevidade (que me vai durar uns 4 ou 5 anos, ou talvez mais!), com updates frequentes.
é preciso parar com este hate e competição. quem gosta de Android, comprar Android e vice-versa
Gostava de saber porque o meu mac mini 2012,não vai receber a nova versão, por falta de recursos não é garanto.
Porque tem 8 anos. Naturalmente, não vão dar suporte infinito aos equipamentos todos.
Porque estamos quase em 2021 e a Apple precisa de apresentar lucros aos share holders. Daí eles “aconselharem” comprares um equipamento novo por uns míseros milhares de euros…
Tudo o que tenho Apple recebe updates optimo. Excluído o meu velhinho Apple watch primeira geração que fica como relíquia tal qual o iphone 3G de 2008. lol
Muitos comentam por comentar, existem gostos para todos, eu ainda uso o ipad 2 e funciona, nao recebe atualisaçoes mas serve para tudo que eu preciso, uso ainda um MacBook de 2006 o primeiro com intel, sao lentos mas funcionam, nunca comprei um unico antivirus.
Acho que o Big Ser será uma lufada de ar fresco para a apple juntamente com os novos processadores, no entanto e apesar da apple ter dito que irá continuar a suportar e que ainda irá lançar equipamentos com processadores intel, começo a ver a morte destes equipamentos para breve.
No meu caso, eu tenho um MacBook Pro 2015 (13 polegadas) e fiquei fora do Catalina. Pelo que vi em vários canais de youtube ou até mesmo noutros sites de tecnologia, este sistema operativo continua com bugs gritantes e problemas de performance mesmo já passado algum tempo e com vários updates. O Mojave não é o melhor sistema operativo que a apple já lanço mas seguramente não é dos piores.
O mesmo aconteceu relativamente ao iOS 13. Com update em cima de update e aqueles saltos na numeração só me fez manter afastado e continuar com o 12 que corre muito bem.
Estou bastante curioso para começar a ver os primeiros testes de comparação de performance quando sair a primeira public beta dos sistemas operativos.
Eu tenho um MacBook Pro de 2012 e tenho instalado o Catalina, como podem ter Macs de 2015 e nao terem o Catalina, acho um pouco estranho,