miio: Provavelmente a melhor app para utilizadores de veículos elétricos
Já conhece a app miio? Vai ficar rendido! O segmento dos veículos elétricos tem vindo a crescer no mundo e em Portugal. No nosso país os inventivos têm sido uma ajuda na aquisição deste tipo de veículos e a rede de carregamentos também tem vindo a crescer.
Para quem procura uma aplicação que o acompanhe nas viagens elétricas a miio é provavelmente das melhores.
Com a app miio pode saber tudo o que precisa de saber...
Chama-se miio e é indicada pelos condutores de carros elétricos como sendo a melhor no que diz respeito à mobilidade elétrica. Esta app é gratuita e disponibiliza todas as informações necessárias.
Com a miio pode saber o estado e ocupação de um posto de carregamento, valor do carregamento, receber notificações em tempo real dos serviços e, além disso, existe uma enorme comunidade por trás desta app.
Ao nível do Estado e Ocupação é possível visualizar de forma simples e rápida o estado de ocupação dos postos de carregamento. As cores guiam de forma intuitiva procura um posto livre.
Relativamente ao Preço, é possível simular o valor que se vai pagar por um determinado carregamento, guarda a simulação e acede ao histórico de simulações. Pode-se ainda saber qual é o contrato mais apropriado à utilização e comparar os preços dos diferentes comercializadores de energia e redes.
No que diz respeito às Notificações, é possível receber notificações sobre a mudança de estado das tomadas dos postos que forem selecionados, das filas de espera e de novos postos inseridos perto de si!
Download
Este artigo tem mais de um ano
Provavelmente…ou então afinal não.
A continuarmos assim não vamos longe…. 7.4KW e uns estonteantes 22KW (tal como está nas imagens) é para carregar o quê carrinhos telecomandado!? (ironia). Pronto lá de vez em quando temos 50KW nos postos das autoestradas, mas quem tem a APP miio consegue ver bem que é o “normal” em Portugal!
Os Teslas Supercharger em Portugal são de 150KW, lá fora vão até 250KW… a rede Ionity que irá entrar brevemente cá, as velocidades podem ir até 350KW….
Ou seja, andamos a brincar…. já que todos os dias estão a aparecer postos de carregamento novos, mas a maioria deles…. não vão alem dos 22KW! Mas será que não sabem fazer instalações a pensar no futuro? Se 22KW já é ridículo hoje em dia, daqui a 5 anos (muitos mais veículos eléctricos nas estradas), vai ser o caos com as pessoas a quererem carregar rapidamente em viagem e a não conseguirem porque os postos de carregamento são lentos que doí!
É tudo bastante verdade mas a Miio só mostra os postos que existem. Não tem a culpa que a rede existente ainda seja fraca.
Mais uma nota. Os Tesla vão brevemente carregar a 250kW cá. O Supercharger em construção em Loulé já vai ser V3.
Aparentemente existe uma efacec no país, e até se gabam de ter carregadores ultra-rapidos …
Aposto que a Efacec teria todo em vender os seu carregadores ultra-rápidos aos operadores portugueses. O problema parecem ser os operadores que não têm muita vontade de passar dos 50kW. No fundo até percebia isso até agora, já que o parque de EV’s capazes de +50kW em Portugal se resumia aos Tesla (que têm carregamentos gratuitos na excelente rede da marca) e pouco mais. Era muito difícil rentabilizar o investimento. Mas neste momento a situação já mudou e há muitos modelos disponíveis a carregar a cima dos 50kW.
o problema do é o chamado carregamento rápido 50kw para cima ser DC e o outro AC, qualquer um depende do carregador do carro. Por exemplo o meu carrega DC a 50kw assim com a maioria dos que carregam DC, alguns tesla e os novos niro kona já carregam um pouco assim, mas em AC o meu só carrega a 3.6kw e há muitos poucos a carregar a 22kw nestes postos tirando alguns zoe só praticamente alguns tesla com opcionais lá chegam. A maioria dos asiáticos em AC são monofásicos e só vão aos 7.4kw (que necessitam de um carregador de 22kw à mesma) para carregar a 1/3.
Devia haver mais carregadores DC que há mais suporte nos veículos para essa carga “rápida” mas depende mais do carro do que do carregador também.
Para mim a principal vantagem da tesla é ter uma rede de carregamentos rápidos (8+ postos) separados por menos de 200km entre eles, em que qualquer tesla tem no mínimo +/-300km de autonomia. Os outros têm de esperar que não é com 1 posto nas estações de serviço que lá vão, mesmo a 50kw que dá mais de 100km de autonomia em menos de 30m basta terem 1 carro à frente que já passam mais tempo à espera que a carregar
Excelente APP. Sofre um pouco com a informação de disponibilidade que errada muitas vezes (info fornecida pela Mobi.e), mas o facto de podermos ver quando é que foi a última utilização do posto dá-nos dicas úteis sobre se o mesmo está mesmo disponível ou não.
Esta sim é a melhor APP para VEs.
Só falta o Android Auto para ficar mesmo TOP