Google Classroom: Saiba como criar uma sala de aulas online
O Google Classroom é um serviço gratuito para estabelecimentos de ensino, para organizações sem fins lucrativos e para qualquer utilizador com uma Conta Google pessoal. Esta plataforma oferece as mais diversas ferramentas para atividades de aprendizagem/ensino e a ideia é que tanto alunos como professores tenham a informação centralizada no Google Classroom, servindo também como um meio de comunicação simplificado.
Aprenda hoje como usar esta plataforma.
Usar o Google Classroom para criar uma sala de aulas online é relativamente simples. De referir também que esta plataforma dispõe apps para Android e equipamentos Apple.
Como usar o Google Classroom?
Para usarem este serviço basta que sigam os seguintes passos:
Passo 1) - Para começar devem ter uma conta de e-mail da Google. Pode ser do Gmail ou de uma das instituições associadas ao serviço.
Passo 2) - Aceder à plataforma aqui. Depois para criar uma turma
Passo 3) - Após carregar em criar turma devem indicar os dados solicitados.
Passo 4) - Após a criação da turma é possível começar a adicionar pessoas. Para isso basta que forneçam o código da disciplina para que os alunos se possam associar.
Podem também:
- Crie trabalhos e perguntas
- Utilizar tópicos para organizar trabalhos da turma em módulos ou unidades
- Ordenar os trabalhos da forma como pretende que os alunos vejam
- Criar e agendar anúncios
- Responder a mensagens dos alunos
Além disso, existe também a parte colaborativa onde vários alunos podem trabalhar no mesmo documento. Mas o professor pode também ir colocando questões (através de formulários) e receber de imediato as respostas de todos os alunos para posterior avaliação.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Reforço o que Já disseram num post anterior:
As letras pequeninas do Google Classroom precisam de ser lidas com muita atenção!
Como todos sabemos, não há nada gratuito, mas neste caso é realmente preciso ter muita atenção, não só para os professores que produzem os conteúdos e depois a google “apodera-se” deles pelo uso da plataforma, como pais e alunos. Deixo um texto que deve merecer a vossa atenção e divulgação: https://guinote.wordpress.com/2020/04/03/a-ter-em-atencao-2-4/
Outra coisa! Observem a questão do armazenamento. O Google “superfatura” o tamanho do armazenamento que você utiliza. Além do que já dito no comentário anterior. Prefiro usar plataformas como o THATQUIZ. É grátis, tem aplicativo android. Acho o thatquiz muito mais intuitivo.
Boa tarde,
Desativei a turma da minha filha e agora não consigo voltar a turma.
Alguen sabe fazer voltar a activar?