eduVPN: Serviço de VPN direcionado para estudantes e funcionários
Todos nós temos a noção dos riscos a que estamos sujeitos quando navegamos na internet. Para garantir a nossa segurança, a maioria dos serviços usa protocolos fortes que têm como principal base técnicas de encriptação.
O serviço que apresentamos hoje chama-se eduVPN e permite o acesso remoto seguro à comunidade académica portuguesa (e não só).
O que é uma VPN?
Uma VPN é:
- Virtual– informação para uma rede privada é transportada “em cima” de uma rede
- Privada– A comunicação é cifrada, de forma a manter a confidencialidade dos dados ponto a ponto.
Quando um utilizador estabelece uma ligação VPN é criado um canal de comunicação seguro, usando técnicas de criptografia e autenticação, permitindo assim a troca confiável de dados sobre redes públicas (por exemplo um vendedor estando ligado à Internet, pode estabelecer uma VPN para a empresa e assim aceder ao sistema interno sistema de stocks/encomendas, como se estivesse fisicamente ligado a rede local da empresa, para consultar ou registar algum tipo de informação de uma forma segura).
eduVPN - A VPN para estudantes e funcionários
O eduVPN é um serviço de VPN (Virtual Private Network) desenvolvido pela GÉANT e dirigido à comunidade internacional de investigação e educação e promovido em Portugal através da Unidade FCCN.
O objetivo do serviço é fornecer um acesso mais seguro a redes públicas e privadas para a comunidade de investigação e educação. A experiência essencial do utilizador eduVPN deve ser: “abra o seu laptop e esteja online com segurança”.
O eduVPN pode ser implementado principalmente em dois cenários:
- Acesso seguro e com privacidade nas redes públicas
- Fornecendo gateways seguros de acesso a redes de confiança, às quais o utilizador final pode criar túneis de ligação, caso esteja a usar redes não seguras (por exemplo, em particular, pontos de acesso Wi-Fi públicos).
- Acesso a redes privadas:
- Trata-se de uma solução “VPN corporativa”, na qual o utilizador final pode aceder a recursos na rede interna da sua instituição. Nesse caso, o eduVPN possui funcionalidades semelhantes às de um típico concentrador VPN. O serviço também pode ser usado para ligar diferentes campus ou redes (VLANs) numa única
O serviço eduVPN foi desenvolvido especificamente para a comunidade académica. Através deste é criado um túnel que protege o tráfego de dados de olhares indiscretos, mesmo quando não navegamos numa rede segura.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Espero que as velussidade seja boa parau straeminhg
Isso, isso e aulas de portugues, gramatica e assim!
o camoes a dar voltas no tumulo