COVID-19: Afinal por onde andam os portugueses? A Google diz…
O momento é de ficar em casa para que, todos juntos, lutarmos contra a COVID-19. Ainda ontem, foi renovado o Estado de Emergência em Portugal e há medidas mais restritivas.
A Google pode ajudar os países a tentar perceber as movimentações e assim definir estratégias no combate ao vírus. Saiba, na sua zona, por onde se movimentam as pessoas.
Como sabemos, através dos smartphones é possível saber a localização e movimentações das pessoas. Em pleno momento de pandemia, a Google revelou dados interessantes que mostram por onde andam os portugueses.
A informação tem como recurso dados do Google Maps. A gigante das pesquisas sublinha, no entanto, que cada utilizador pode ou não contribuir para estes relatórios. Isso pode ser feito através da Definição das contas, mais concretamente ao nível do histórico das localizações.
Onde ver os relatórios por distrito?
Através de um site direcionado para o tema, a Google partilha vários relatórios por país. Dentro dos relatórios é possível ver as informações por distrito. No relatório podemos ver, numa timeline, por onde as pessoas circularam nos últimos dias.
A Google mostra a mobilidade por locais como restaurantes, cafés, farmácias, parques, zonas de trabalho, etc.
Esta informação, sem revelar dados dos utilizadores, poderá ser bastante importante na definição de estratégias por parte das entidades competentes.
A COVID-19 é o nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido confirmados casos em outros países.
Este artigo tem mais de um ano
Batemos todos palmas pois uma empresa, privada e estrangeira sabe onde anda a população portuguesa toda.
Sabe onde anda todo o mundo mas isso não é novidade nenhuma infelizmente…
E qual é o problema dessa empresa saber o transito com base em que anda de carro e tem a localização ativa para tal, saber a afluencia em serviços e locais de interesse?
Ah já sei é pessimo, mas aposto que se um dia tiveres uma empresa ou site, vais querer ser uma Google e saber quem acede ao teu serviço, de onde vem, o que mais compra e quer, as horas com mais gente, etc
.. sinto-me seguro. Quando faço as minhas caminhadas, se cair para o lado, sei que me vão encontrar e farão uma incineração digna do que ja fiz por Portugal.
Uhhhhh estamos todos ameaçados por a Google saber os nossos hábitos de mobilidade! Toca a destruir os smartphones, os routers e computadores, vender a casa e procurar uma caverna confortável…
Eu ando por terras Helveticas e em liberdade, dentro da cidade onde moro.
eu confi-o no google