COVID-19: EDP vai oferecer 50 ventiladores e 200 monitores
O tempo é inimigo da humanidade e toda a ajuda é pouca! O mundo está mergulhado num estado de calamidade e há Sistemas de Saúde a entrar a colapso. Em Portugal o cenário já é crítico, mas ainda há alguma margem (o tal tempo que nos separa de outros países).
Segundo dados do Governo, Portugal tem apenas 1400 ventiladores e nesse sentido toda a ajuda é pouca! A EDP vai oferecer 50 ventiladores e 200 monitores para hospitais.
Em medicina, um ventilador é um equipamento médico que realiza ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias graves.
Um ventilador pode empurrar ar para dentro dos pulmões mesmo que a pessoa não inspire. A expiração é realizada passivamente, devido ao caráter elástico dos pulmões. Podem ser utilizados vários tipos de ventiladores e procedimentos, conforme a doença subjacente. Dependendo da necessidade do indivíduo, o ventilador fornece oxigénio puro ou uma mistura de oxigénio e ar.
Ventiladores e monitores chegam na sexta-feira
É verdade que uma semana é muito tempo, mas estes equipamentos ajudarão a salvar vidas. A oferta da EDP e da sua principal acionista, a China Three Gorges (CTG), chegará já sexta-feira ao nosso país.
António Mexia sublinhou que...
Conseguir o material mais crítico nesta luta de todos contra a pandemia foi possível pelo nosso compromisso e pelo apoio decisivo da China Three Gorges e da embaixada portuguesa na China
Segundo comunicado da Empresa...
Estes equipamentos médicos – já homologados pelo Ministério da Saúde – poderão mostrar-se decisivos para todos aqueles que sejam afetados de modo mais crítico pela Covid-19, sobretudo numa altura em que os ‘stocks’ mundiais se têm mostrado insuficientes para a elevada procura
Além dos ventiladores e monitores, serão também entregues aos hospitais os respetivos consumíveis e equipamentos de suporte associados. O total da oferta ronda os 4 milhões de euros.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Deviam também oferecer a electricidade! Mas vá lá, andavam tão caladinhos que começaram a ficar com remorsos e decidiram fazer uma boa ação
Vamos imaginar que ofereciam a electricidade, ninguém pagava a “luz” nos próximos 6 meses. Será que a rede ia ter capacidade para o aumento de consumo? Será que não estaríamos a criar outro problema, sinceramente não sei mas é uma questão interessante? Se por um lado alguns dos grandes consumidores industriais estarão parados ou a laborar de forma reduzida por outro lado o consumo domestico seria no registo de tudo sempre ligado.
Bem, os chineses donos da EDP fizeram uma boa ação.
Não está fácil comprar ventiladores e outro material médico na China, com a concorrência extrema entre países.
É de louvar, no fim desta crise se as pessoas mais ricas e com mais poder tomarem iniciativa, colocamos o pais em pouco tempo no bom caminho.
Com o dinheiro que ganham com a electricidade os chineses até deviam dar 1 por cada português.
50 ventiladores, 200 monitores!!!!????
O quê!!? Para uma empresa da dimensão da EDP, só 50 ventiladores?
Tenham lá vergonha!
Os ventiladores não aparecem do ar. Têm de ser comprados a algum fornecedor e, esses fornecedores certamente estão cheios de encomendas.
Acho que é preciso parar de reclamar apenas por reclamar. Por exemplo, o Benfica doou 3 ventiladores para o SNS.. um tipo como o Pedro iria dizer “só 3?? com a dimensão do BENFICA??!?!” – os 3 ventiladores eram do Benfica.
50 ventiladores é:
1º – melhor do que nada. São mais 50 pessoas com acesso a um ventilador:
2º – um “milagre” dado que TODOS os paises andam atrás de ventiladores.
Epah, além do apelo do “fiquem em casa” eu acrescentaria : “Parem de reclamar…”
Sim, é um para cada um deles. Nada é ao acaso.
Deves é questionar o Governo, sim esses artistas que gerem o dinheiros dos impostos que te cobram e fundos que chegam da EU que não são poucos mas eles desaparecem que nem fumo!
Questionar o motivo pela qual não se precaveu antes? Questionar o que toda a gente já sabia, que os hospitais estavam e continuam sem equipamentos e pessoal?
Estavam a ver se passavam ao lado e não gastavam 0.01€?
E questionar o motivo de haver milhões e milhões para injectar em bancos e na saúde é o que se vê!!
Só para terminar, os privados estão a fazer uma boa acção e ajudar a população sejam eles empresas ou não, não deves julgar se eles dão muito ou pouco! Tanto que, quem te deveria proporcionar essas condições já te disse em cima!
Já é mais que o Santuário de Fátima que só ofereceu apenas 3.
Bem que podiam fazê-lo todos os anos! Mas parece que só o covid é que mata neste país…
Com o que esses camelos da EDP e outras roubam descaradamente aos portugueses todos os anos…