Kirin 820 5G com desempenho superior ao Kirin 980 e Snapdragon 855
Os processadores Kirin, da Huawei, têm gradualmente conseguido uma evolução interessante, procurando competir com os principais players deste mercado.
O novo Kirin 820 5G começa já a surpreender, tendo alcançado uma pontuação em benchmark maior que o Kirin 980 e que o Snapdragon 855.
Há alguns anos que a Huawei apostou no desenvolvimento dos seus próprios processadores, permitindo assim uma maior independência no desenvolvimento dos seus equipamentos.
Se inicialmente o seu desempenho estava longe das propostas da concorrência, a verdade é que atualmente já se afirmam como alternativas bastante fiáveis.
Kirin 820 5G - Um novo processador da Huawei para a gama média
Recentemente surgiram alguns leaks sobre o novo processador de gama média da Huawei. O kirin 820 5G será o primeiro processador da marca com suporte à tecnologia 5G, será construído em 7 nm com e contará com o Cortex A-76 como cores maiores, tal como acontece no Kirin 810 e 980 4G. Além disso, conta ainda com uma versão atualizada do ISP e da NPU.
O Kirin 820 5G será também o primeiro a utilizar a nova GPU Mali-G77 que, segundo a ARM, é mais rápida entre 120 a 140% por mm2. Além disso, é também mais eficiente 30% quando comparada à Mali-G76 do Kirin 980. Esta é também a GPU utilizada pela Samsung na variante com Exynos 990 do Samsung S20.
Kirin 820 5G ultrapassa Kirin 980 e Snapdragon 855 em testes de benchmark
No entanto, se as suas características prometem um excelente desempenho, a verdade é que os primeiros testes de uma publicação chinesa já o comprovam.
Observando o gráfico criado para comparar os resultados de benchmark deste processador da Huawei ao Kirin 980 e o Snapdragon 855 (topos de gama do ano passado), verificamos resultados bastante interessantes.
No resultado do Geekbench 4.0, o Kirin 820 5G obtém uma pontuação de 3 490 pontos em single-core e 11 200 pontos em multi-core. Em comparação, o Kirin 980 totaliza 3 360 em single-core e 10 200 em multi-core. Já o Snapdragon 855 regista 3 450 pontos em single-core e 11 200 pontos em multi-core. Com base nestes resultados, o novo Kirin 820 ultrapassa completamente o desempenho do Kirin 980 e ultrapassa o Snapdragon 855 em single-core, conquistando a mesma pontuação em multi-core.
Uma vez que falamos de um processador de gama média, este é um grande prenúncio para a Huawei. Embora estes dados tenham de ser posteriormente confirmados aquando o lançamento do Kirin 820 5G, a verdade é que poderemos estar perante um dos melhores processadores da gama média.
Este artigo tem mais de um ano
Nada mau,mas mesmo assim inferior ao Snapdragon 865 da Qualcomm,o melhor processador móvel da actualidade !! 🙂
Irrelevante, porque este SoC é para telemóveis de média gama, e não de topo de gama como o Snapdragon 865. O novo SoC para os topos de gama da HiSilicon vai ser o Kirin 990 que ainda não foi lançado.
Tem toda a razão,”Nuno V”.Peço desculpa pelo lapso. 🙂
Vocês sabem ler? A comparação é com o Kirin 980 e não 990
Boas. O Kirin 990 será o do novo P40. Havia ali uma gralha sim, é o 980 no gráfico. Obrigado pelo reparo.
Eu tenho um Samsung Galaxy S7 e é rapidíssimo, para quê tanta comparação e super velocidades num telefone?
tenho várias aplicações e todas abrem num piscar de olhos
Abrir e processar não é o mesmo. Se usas intensivamente o smartphone (abrir ficheiros de office com muitas imagens e tabelas, PDF grandes, edição de imagem e vídeo) a diferença entre um S7 e o meu S20 Ultra 5G é gritante. Também quem joga muitíssimo (que não entendo porquê num telemóvel) também nota.
Se usas o S7 para coisas gerais de Smartphone, Instagram, redes sociais, email, net, etc, então entre um S7 e um S20 não vais notar nada de mais. Não gastes o dinheiro.
Um iPhone 2020 ou S20 ou P40 Pro só fazem sentido para quem trabalha muitíssimo (ficheiros, multimédia para fotógrafos ou YouTube). Para todos os outros um S8, S9 ou nas loucuras um S10 chega e sobra muito.
Tens razão, jogos é dispensavel na minha opinião, não comepensa pagar tanto por um telemóvel para ter um jogo que não presta à mesma.
Quanto a trabalho, realmente concordo contigo, não tenho muita necessidade, mas isso é o meu caso.
Outra coisa que me lembrei depois de escrever é que precisas de muito processamento no caso do S20 para o processamento de imagem a 108Mpx :S
Aí sim é justificado, mas não é algo que o utilizador se deva importar, porque concerteza a camera seria de menor resolução se o processador fosse mais lento, seria muito má usabilidade esperar segundos por uma foto.