Protegido no modo Incógnito dos browsers? É simples saber onde andou na Internet
Cada vez mais os browsers estão a investir no modo anónimo para proteger os utilizadores. Este promete um anonimato que muitos julgam ser completo e que decerto os vai esconder de toda a recolha de informação.
A verdade é que o modo anónimo não protege assim tanto os utilizadores e a recolha de dados existe. É muito simples saber onde o utilizador mesmo sem ir mais longe que o computador do utilizador. Veja como isto acontece.
Em todos os browsers, ao entrar no modo incógnito, é mostrado ao utilizador um alerta sobre a privacidade. Os utilizadores certamente que se julgam protegidos contra a recolha de informação e aventuram-se em sites que não querem que se saiba onde andaram.
Está protegido nos browsers?
Na verdade, é muito simples saber onde o utilizador esteve na Internet, sem sequer abrir o browser. Tudo vai estar visível e os sites visitados vão estar à vista de todos. Com um simples comando tudo será mostrado.
Só precisam de abrir uma janela de DOS ou da PowerShell, de preferência com permissões de Administrador. Ai dentro, devem executar o comando ipconfig /displaydns, o que mostrará todos os registos de DNS guardados no Windows.
Modo incógnito não o esconde na Internet
Como o browser realizou estes pedido de tradução de nomes em endereços ip, estes vão estar aqui registados e podem ser consultados. O utilizador só precisa de procurar sites anormais e de certeza que os vai encontrar ai.
Esta pode ser uma lista longa, uma vez que tem estado a registar todos os registos de DNS que foram feitos ao longo das últimas horas. Ainda assim, é simples percorrer a lista e ver os sites que estão ali guardados.
Um simples comando traz mais privacidade
Entretanto, claro que existe uma forma simples do utilizador se proteger. Mais uma vez, com um simples comando, vai ser possível remover todos os registos. Na mesma janela devem executar o comando ipconfig /flushdns.
De imediato a lista vai ser colocada sem qualquer entrada e pronta para se populada. Esta é a forma mais simples de remover os registos sempre que usaram browser para aceder a sites que querem igualmente esconder.
Como é possível ver, o modo incógnito não protege os utilizadores. Apenas limita os registos nos browsers, não impedindo que o Windows ou outro sistema recolha informação. Claro que há ainda os ISPs, que também o podem fazer.
Este artigo tem mais de um ano
Em vez de “Na mesma janela devem executar o comando ipconfig /displaydns.” não seria “Na mesma janela devem executar o comando ipconfig /flushdns.”?
Yes
Copy paste, a lixar a malta desde sempre 😉
Obrigado Marcos. De facto, aliás, até estava na imagem de ilustração, de facto o segundo comando é ipconfig /flushdns.
Podiam adicionar que isto só acontece em Windows . Os Macs já tem o registo de dns protegido por sudo e tenho quase a certeza que muitos dos sistemas linux tb.
Todas as páginas vizualizadas na net passam pelos ISP.
Logo, não existe modo privado ou incógnito.
BR
JaqimSilva
O modo anónimo apenas “serve” para não armazenar histórico e informações de navegabilidade. Apenas e só.
“De imediato a lista vai ser colocada sem qualquer entrada e pronta para se populada.” Ó Pedro Simões,não percebi o conteúdo desta frase. 😐
Aliás, o browser Opera no modo incógnito explica isso logo à partida.
Mas isto só se o browser não estiver a utilizar o DNS através de HTTPS.
Então quer dizer que conforme se vê os links das paginas que visitamos, podemos apaga-los com esse comando?
Obrigado!
( lá no fundo nunca acreditei muito no modo incognito… mas isso sou eu… )