Amazon abre o primeiro grande supermercado sem caixas de pagamento
O Amazon Go Grocery é o primeiro grande supermercado, com mercearia e outros produtos, mas sem ter caixas nem filas de espera.
A loja foi inaugurada nesta terça-feira, em Seattle, nos EUA, e está equipada com câmaras que registam o que os clientes levam, sendo debitado depois no cartão de crédito do cliente.
A Amazon já havia implementado mais de 20 lojas Amazon Go em várias cidades como Nova Iorque e São Francisco. São espaços comerciais de pequenas dimensões, semelhantes às lojas de conveniência, com alimentos frescos, bebidas, frutas, etc.
Mas agora a empresa inaugurou o primeiro supermercado com maiores dimensões sem caixas nem filas.
Amazon Go Grocery tem câmaras e tudo é pago através da conta cliente
O supermercado Amazon Go Grocery foi inaugurado nesta terça-feira em Seattle e é um espaço com cerca de 715 metros quadrados.
A loja não tem caixas de pagamento nem filas de espera, mas está equipada com várias câmaras espalhadas por vários locais, e a visão computacional deteta o que o cliente leva.
Este supermercado tem diversos produtos e secções, como por exemplo mercearia, carnes, snacks, queijos, pastelaria, bebidas, utensílios para a casa, higiene, cuidados pessoais, entre muitos outros.
Para pagar é simples... basta sair da loja que tudo será debitado automaticamente da conta Amazon do cliente.
É necessário ter a app Amazon Go para comprar na Amazon Go Grocery
O cliente deve ter a app Amazon Go instalada no seu smartphone. Esta irá exibir um QR Code, que será lido no torniquete da entrada.
Assim que esteja no interior da loja, deve escolher os produtos que quiser, como faz noutros espaços, e colocá-los num saco. As câmaras com a visão computacional detetam as compras que serão depois debitadas do cartão de crédito usado no registo da conta na Amazon.
Ao The Verge, a Amazon diz que só será verificada a identidade do cliente quando este quiser comprar bebidas alcoólicas.
Ao contrário das lojas Amazon Go, onde tudo vem empacotado, na Amazon Go Grocery o consumidor pode levar a quantidade de produtos que entender. Por exemplo, pode comprar duas maçãs e três batatas e, mesmo que fiquem misturados no saco, o sistema é capaz de detetar.
O que pensam deste conceito da nova loja da Amazon?
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Eater Seattle
Neste artigo: Amazon, Amazon Go Grocery, Seattle, supermercado
Já ontem era tarde, e na saída até me pode dar uma notificação a dizer que tenho um macaco no nariz.
A primeira grande crise social do século….. Sem duvida um grande avanço tecnológico
Na noticia eco.sapo já era referido a existência deste conceito há um ano.
A geronimo martins, pingo doce, tem um conceito muito semelhante, recorre no entanto a uma APP para cobrar os clientes, as câmaras servem para detectar furtos.
https://eco.sapo.pt/reportagem/sem-caixas-mas-com-muitas-camaras-e-assim-o-supermercado-do-futuro/
O conceito da Amazon é melhor, porque só usa o smartphone à entrada, depois é só comprar como faria normalmente e ir embora, é debitado automaticamente e enviam o recibo para o e-mail supostamente.
Se funciona bem na prática é que é outra conversa, ainda falta saber.
O Pingo doce aparentemente está a tentar chegar ao nível daquilo que a Amazon está agora a experimentar de forma mais avançada.
Marselfie: Precisamos de mais imigrantes.
Golpista: sem duvidas e irao ter direito a papel e saude gratis!
Marselfie: e casa nao?!
Catrina: e carro
Golpista: claro all in!
Era suposto ter piada?
Acho que sim
Vergonha alheia é o que eu tenho ao ler isto.
Golpista: RACISTA
Marselfie: vai um selfie
Catrina: NAZI!
Golpista: Nao e FP?!
Para clarificar ( FP – funcionario público ) nos dias de hoje tem que se ter muito medo destes tipos da esq,.. muito medo
Uso telemóvel, não possuo um telefone inteligente (smartphone pela sua sigla em inglês), como faço para usufruir deste extraordinário conceito de loja/comércio?
Compra um smartphone, e vai até lá aos EUA à loja.
Isso cá não dava, a malta arranja sempre maneira de dar a volta às câmaras!
Lá será igual! Eles de certeza que fizeram tudo ao alcance deles para detectar tal, e aquilo é uma loja onde vão meter o conceito em prática para ver como as pessoas abusam o sistema, descobrir como corrigir as falhas e depois então avançar para outros lugares… a Amazon tem dinheiro para experiências até acertar se tiverem numa de levar o conceito em frente.
Pode ser comodo, mas a quantidade de informações que se vão partilhar com a loja são assustadoras. Por onde passámos, para onde olhamos, como fizemos as nossas escolhas (ou se as mesmas foram feitas por nós), etc… Neste momento e sem uma monitorização tão minuciosa, a colocação dos produtos nos supermercados já é uma grande área de negócio… Com este sistema, isto só vai piorar. Questões como onde colocar um produto que interessa vender porque está a acabar a validade ou porque as margens de rentabilidade são maiores, onde colocar na loja os produtos de compra regular para obrigar o cliente a passar por outros produtos que geralmente adquire por impulso, etc. Neste momento, saberem o que comprei já é dar muita informação, quanto mais poderem fazer eye tracking, expression tracking, position tracking, etc…
Isto é super útil, em especial numa altura em que existem mais de 7 mil milhões de pessoas a caminho dos 8 mil milhões de pessoas.
Qualquer dia não existem lojas, porque as pessoas não tem dinheiro para lá ir, porque não têm trabalho porque é tudo feito por máquinas da origem até à loja… que é para onde tudo caminha.
Mais dia menos dia, mais uma grande recessão, mortes, feridos e lá vai a tecnologia com os cães, tanto a boa como a má.
e terá o planeta terra dimensão para 8 mil milhões de pessoas ?
haverá recursos naturais suficientes para tantos consumidores.
nessa altura haverá escassez de bens, as lojas não existirão porque não há bens.
OK fui um pouco apocalíptico, mas de facto somos demasiados humanos para um planeta tão pequeno