Memory Cleaner – Usar a Memória do Mac com Sabedoria
Sempre que abrimos um ficheiro existen no nosso disco rígido do Mac, o sistema reserva alguma memória para dispensar para a utilização daquele ficheiro. Em termos de fluidez é um excelente método, pois não teremos latência irritante na sua utilização.
Obviamente quando usamos a máquina em vários cenários, com várias aplicações em uso, o sistema coloca memória "auxiliar" a mais, podendo no conjunto colocar o sistema em exaustão.
Memory Cleaner serve para libertar a memória reservada e que não será usada.
Memory Cleaner é uma aplicação que pode fazer a diferença, principalmente num sistema congestionado e sem margem para satisfazer os pedidos de alocação de recursos. Esta aplicação deve ser utilizada em momentos em que o seu computador dê mostras de estar saturado, lento e com respostas tardias às acções que requisita.
A aplicação não faz magia, basicamente força o sistema a "largar" alguns recursos que alocou, memória que o sistema calculou ser necessário para determinada aplicação funcionar em casos extremos. Ficará de alguma forma surpreendido com o desempenho do Memory Cleaner.
Um ficheiro sempre que é carregado para a memória do seu computador o sistema operativo reserva uma quantidade de memória suficiente para esse ficheiro cumprir o seu designio. As informações são dadas ao serviço de gestão de memória e sempre é dada uma margem confortável, onde muitas vezes nem metade dos recursos são utilizados... mas já estão reservados. Memory Cleaner força o sistema a libertar o excesso de memória reservada.
Quando executa esta aplicação e o seu computador fica alguns segundos "pendurado" está perante um comportamento normal, nesta altura está o Memory Cleaner a proceder ao reajuste de recursos necessários na aplicação em primeiro plano que está a utilizar.
Memory Cleaner é, provavelmente, a mais simples e rápida solução para evitar que o seu sistema fique pendurado, quando o utiliza em alto desempenho. Esta ferramenta liberta memória não utilizada mas reservada, permitindo que esta seja aproveitada para aumentar o desempenho de outros pedidos de recursos.
É uma aplicação útil para:
- Artistas que usam o Mac com grande pendor gráfco
- Arquitectos que levam à exaustão os recursos do Mac
- Programadores para manter a máquina mais tempo em alto desempenho
- Programadores que recorrem a modeladores e animações 3D
- Programadores em geral
- Músicos que utilizam aplicações de alto desempenho
- Fotógrafos
- Utilizadores que recorram ao Parallels Desktop
- Para todos os que tenham notado um abrandamento na performance do seu computador. Apenas necessita de clicar nesta aplicação e libertar memória alocada e não utilizada!
É um caminho perfeito aumentar a velocidade das respostas do seu Mac.
Sugestão: Um resultado satisfatório é quando a aplicação permite libertar entre 200 a 500Mb. Esta margem, por normal, já permite equilibrar a performance do seu computador. No entantp lembre-se de uma realidade: se não houver nada para ser limpo... nada será limpo.
Temos licenças para oferecer!
Os developers do Memory Cleaner tiveram a amabilidade de nos oferecer duas licenças para sortear pelos nossos leitores. Desta vez o desafio é deixar um comentário neste post sobre o que podemos limpar na nossa cidade, o que ficaria com melhor aspecto de fosse limpo na localidade onde moramos. As melhores sugestões, as duas melhores, receberão as licenças que nos foram disponibilizadas. A data limite para concorrer é 21 de Maio de 2011.
Vencedores das Licenças:
- Pedro Santos
- Alexx
Licença: Shareware (preço=4.99 euros)
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: Memory Cleaner 1.0 [0.3MB]
Homepage: Memory Cleaner
Este artigo tem mais de um ano
Na localidade onde moro, assim como em Portuga em geral, ficava tudo mais bonito limpássemos a classe política!
O que podemos limpar da nossa cidade é o Rio Cávado
Olha, eu não sei não hein, mas acho que o comando purge no terminal faz a mesma coisa, faço isso aqui e resolve.
Muito bom! tinha 400 mb livres, usei o purge (que desconhecia) e fiquei com 1,15 GB. Bloqueou-me foi o pc COMPLETAMENTE durante uns 5-10 segundos, mas tirando isso, perfeito!
Creio que uma coisa que assola as cidades portuguesas são as chicletes coladas no chão.
A bela calçada portuguesa deixou de o ser devido ao descuido de muitos de nós.
Uma chiclete demora imenso tempo a degradar e para limpar requer custos elevados.
Da próxima vez que terminar a sua chiclete… olhe à volta para tentar encontrar um caixote de lixo…
Afinal… eles andam por aí 😉
Quando preciso de mais memória disponível costumo executar na linha de comandos:
> purge
Este comando liberta grande parte da memória que se encontra inactiva. Acabei de o executar e de 345 MB disponíveis passei a ter 1.38 GB.
Quando tinha apenas 2 GB de RAM recorria mais vezes a este comando, agora com 4 GB dificilmente preciso.
Para ter o comando penso que é necessário ter o XCode instalado:
“The purge command comes with the developer tools so you need these installed in order to use the command.”
obrigado pela dica!!! vou precisar. como apenas fecho a tampa, costumo por vezes ter muita memória usada!
Ou du -sx
deves estar confundido no comando… o comando du é para mostrar o espaço ocupado de pastas e ficheiros…
Realmente, o comando du é para mostrar espaço de pastas e ficheiros.
Mas eu vi algures na net, indicarem este comando para libertar memória, e resulta.
Quanto ao que limpava na minha cidade (Guimarães), trocava as árvores (Choupos) que cobrem várias partes da cidade de branco, parece algodão mas é muito prejudicial para quem sofre de alergias!!!
Os montes também seria bem limpar, agora que se aproxima o tempo mais quente e mais propício a incêndios.
Por mim, na cidade de onde venho (Viseu), era limparem de uma vez por todas o “esgoto a céu aberto” que é o nosso rio Pavia. Supostamente já deviam ter limpo o rio todo à 10 anos ou mais, mas continua no pântano maravilha que as rãs adoram!
Caros senhores vereadores da Câmara Municipal de Viseu, se puderem usar esta excelente aplicação para limparem o rio de uma vez por todas e fazerem a mitica praia fluvial, FAÇAM-NO! Libertem a memória alocada para as rotundas e limpem o pântano Pavia! XD
Para quem quiser libertar memória, de forma gratuita e sem ter que instalar nada, basta abrir o terminal e escrever:
du -sx
Eu limpava os bolsos aos corruptos cá do Canto! Só com os aqui da zona de Leiria, já devia de dar para pagar as licenças de todo o software que vou precisar no resto da vida, e toda a minha familia… Já nem falo da zona de Lisboa, e da Assembleia da republica… []
Para limpar Lisboa todo o PC velho iria para reciclar.
Seria franca a limpeza e já não haveria cyber moleza.
PC’s novos para todos e seria sempre a açapar!
PS: Um bocadinho nerd mas fazia muitas pessoas felizes e era bom para o ambiente. hehe
Na minha cidade, Setúbal, fazia a alteração de um pormenor do Programa Polis… A localização do estádio do ENORME Vitória de Setúbal. Mantinha o estádio no mesmo sítio, que para quem não sabe, é bem no centro da cidade. É uma alegria quando existem jogos grandes, ver aquela animação no Bonfim, como também um parque verde que existe ao lado, ainda com um tamanho considerável.
Limpar … limpava o ruído! Durante a noite os serviços de limpeza, com aquela carrinha infernal de lavar a avenida, o do lixo, a remoção dos recicláveis; dizia aos senhores da manutenção do jardim que começar a cortar a relva às 8 da manhã pode ser óptimo, mas não compreendo porque param às 9 e só recomeçam às 10; aos senhores do INEM+Bombeiros que pouco adianta tocarem as sirenas numa avenida vazia; aos senhores da Galp, que arranjem a desgraçada da máquina de lavar automóveis que faz uns guinchos insuportáveis; ao vizinho maluco que deixa o cão preso durante todo o fim de semana na varanda … a ganir e a ladrar … aos estudantes, que durante a queima berram toda a noite, que efectivamente isso tem pouca piada; aos malucos da bola, que me estou nas tintas para saber que o clube deles ganhou e acho uma parvoíce ir para a rua acelerar e tocar buzinas … será que o MacCleaner resolve? Talvez não, mas pode ser que ajude o meu bom e fiel amigo MAC.
Vivo em Ermesinde (a terra das gajas boas) e a mim bastava-me que as pessoas com cães limpassem a m####s dos seus cães já que as ruas não são nenhuma casa de banho. Porque não deixam os cães c####m em casa?!
Eu cá Limpava todos os carros, por um meio ambiente melhor e por uma menor quantidade de obesos.
Neste momento
Uma coisa posso afirmar
Quem será capaz
Deste desafio acertar
Ai que já começo mal
Sem rima nem pontuação,
Com um Memory Cleaner radical
Poderei continuar esta composição [poética]!
Com um Mac mais “arrumadinho”
E um programa que parece a Inquisição
Na minha cidade vou querer tudo limpinho
Para poder fazer a revolução!
Mas qual a sujidade mais difícil?
Será a corrupção? Ou a falta de civismo?
Os serviços hospitalares escassos?
Ou a própria incógnita desta questão?
Ai Ai Ai – vem a GNR investigar
Se serei um escuta
Ou se desejo cuscar…
Enfim o que eu queria mesmo
Era limpar a falta de civismo
E a corrupção daqui do presidente
Nem que para isso compre um aspirador!
Miguel Machado Martins Evangelho
Minha opinião é que devemos limpar a “má vontade” e o “quietismo” que levamos dentro. Quando alguém é inconforme consigo mesmo, muito pode fazer, seja onde for. Quando há quietismo e o chamado “chico-espertismo”, tudo concorre para um mal desenvolvimento de qualquer projeto, qualquer intenção, qualquer situação na vida, e isso reflete-se no estado de ânimo, na família, na cidade, no país. Todas as reformas e todo avanço, seja pessoal e impessoal é através da mudança interna… não externa!
Obrigado 🙂