Bosch apresenta sistema que recorre ao Lidar para melhores carros autónomos
A Bosch, apesar de não ser uma fabricante de carros, está a desenvolver um sistema de condução autónoma que recorre ao Lidar de modo a conseguir melhores resultados.
Este conceito é, por exemplo, mais avançado que o atualmente usado pela Tesla e poderá marcar presença em automóveis de várias fabricantes!
A Bosch, como muitos sabem, tem um papel muito importante no desenvolvimento e produção de tecnologias e componentes para automóveis. A marca alemã está a investir na vanguarda da mobilidade, inclusivamente em sistemas para condução autónoma.
A Tesla, com o seu Autopilot, é uma das referência do momento. A sua proposta está sobretudo dependente de câmaras e sensores para ter o devido funcionamento. Não obstante, a Bosch tem uma solução diferente.
O Lidar destaca-se pelo uso de sensores de luz que operam em conjunto com radares, câmaras e sensores convencionais.
Lidar poderá baixar o custo dos carros autónomos
A Bosch não é a única empresa a investir no Lidar. No entanto, dada a sua capacidade em desenvolver tecnologias e de as produzir em massa, tal pode simbolizar um passo importante na mobilidade autónoma.
O seu sistema faz mapeamento 3D de tudo o que rodeia o veículo, recorrendo a radares. Tal opera em conjunto com sensores e câmaras, criando assim uma solução bastante completa de condução autónoma. Este sistema, há uns anos, custava dezenas de milhares de euros.
Ainda é desconhecido o valor que a Bosch irá cobrar pelo seu Lidar. Não obstante, já há empresas como a Luminar com preços a rondar os $1.000, sendo que é expectável que a Bosch consiga descer este valor.
Durante a CES 2020, a empresa alemã deverá divulgar mais pormenores. No entanto, sabe-se à partida que a Bosch planeia recorrer a Inteligência Artificial para elevar as capacidades de reconhecimento do seu Lidar.
A Bosch, em colaboração com a Mercedes-Benz, já está a trabalhar nesta área há bastante tempo...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Engadget
Neste artigo: Bosch, CES 2020, condução autónoma, LIDAR
LIDAR e não Lidar.
Nop… a empresa descreveu desta forma “Cameras, lidar and radar sensors are the eyes of the assistance systems”. De nada.
Não interessa para nada, mas se a empresa escreveu dessa forma, escreveu mal!
Dou razão ao João…
Mas como disse, isso não acrescenta nem retira nada ao artigo.
É um press release…
Exato, fiz apenas um reparo. Nem que as vacas ganhem asas, a forma correta é LIDAR, assim como RADAR e SONAR. De nada…
Acabas por te contradizer, por norma nunca vês escrito RADAR mas sim radar, ou Radar. https://pt.wikipedia.org/wiki/Radar
Teimosinho… 😀 https://pt.wikipedia.org/wiki/Sonar
Cumps.
Não, está correto como a empresa escreveu. Radar, aparece sempre dessa forma, Lidar, também aparece. Logo, isso não é relevante.
LiDAR – Light Detection and Ranging, agora calem-se.
A discussão acima faz-me lembrar a discussão de quem tem a maior “pilinha”. Depois ainda temos o pessoal do site/blog que alimenta a discussão e sem capacidade de encaixe…
Façam um artigo acerca do comma.ai eles precisam de publicidade, criada pelo George Hotz (Gehotz) devem saber quem ele é.
+1
Desconhecia, muito bom, muito obrigado pela partilha.
Boas,
Esta parte: “atualmente usado pela Tesla” está desatualizado, foi descontinuado pela Tesla. Como o próprio Elon musk disse “LIDAR is doomed”.
Obrigado pelo artigo!
Demasiado baseado em radar pode ser alvo de jamming…