Vai passar o ano a Espanha? Atenção às multas via Drones
O período é de férias e Espanha é um dos destinos dos portugueses. As iniciativas e campanhas levadas a cabo pelas entidades policiais são muitas e têm como objetivo diminuir a sinistralidade.
De acordo com a Direção Geral de Trânsito (DGT), os drones vão novamente ajudar a identificar quem não cumpra a lei.
Controlo de álcool, de drogas, controlo de velocidade e especialmente "apanhar" quem for apanhado com o smartphone. São estas as principais que serão levadas a cabo pela DGT. Para ajudar na fiscalização serão usados helicóptero, câmaras e drones.
A operar desde agosto deste ano, os drones têm sido uns fortes aliados na fiscalização rodoviária. Este estão normalmente nos locais onde normalmente acontecem mais acidentes e onde há um maior trânsito de utilizadores vulneráveis, como ciclistas, motociclistas e pedestres.
Como funcionam os Drones da DGT
De acordo com o gráfico partilhado pela própria DGT, os drones têm uma autonomia de 20 minutos e podem operar a uma altitude máxima de 120 m.
Estes equipamentos têm uma câmara de alta definição. O raio de ação é de 500 m. O operador do drone recebe as imagens do equipamento e transmite-as para o centro de gestão. As infrações registadas podem ser utilizadas como prova de iniciar uma contraordenação. Essa contraordenação pode ser aplicada no momento por um agente da Guardia Civil ou tratada posteriormente pela entidades competentes. A câmara tem a capacidade para realizar zoom até 2 km de distância.
Segundo dados da própria DGT, além de radares fixos e móveis irão ser usados:
- 12 helicópteros
- 11 drones
- 216 câmaras
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Este artigo tem mais de um ano
contraordenação
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/contraordenação
con.tra.or.de.na.ção • kõtrɐɔrdənɐˈsɐ̃w̃
nome feminino
DIREITO infração, de gravidade menor que a de um crime, à qual corresponde uma coima na lei portuguesa
” autonomia de 20 minutos”… “raio de ação é de 500 m”…hum…muito prático!
O meu drone tem uma autonomia de 18 minutos, tenho 4 baterias e enquanto carrego a 1a uso as outras e vice versa. No total com as 4 tenho mais de 1h de voo. O drone tem alcance (segundo as limitações europeias de radiofrequência e potência) de 2 km mas por norma nem de perto preciso de mais de 1 km.
Para quem já voou meus dúzia de vezes (de certo que os policias da DGT já tem muito mais que isso de experiência), um drone demora cerca de 20-30s em alcançar os 100m (altura máxima na maioria dos países da Europa) e entre 45 a 60s em aterrar em segurança com deteção de periferia (em modo 100% manual aterro em 20s). Logo são 18 minutos já em cima da autoestrada o que dá para sobrevoar veículos e ver se estão a fazer algo. Como o drone filma em 4K e tem boa câmara (inclusive tem zoom), de certo que a DGT autua o suficiente e com tranquilidade. Sendo que estes policias devem ter 4 a 8 baterias (senão mais), chega -lhes para umas horas boas e mais de 5000€ em multas. Quanto aos 500m… é meio km de RAIO, se eles lançam estando ao lado da autoestrada, conseguem cobrir uma muito boa distância. Eles não têm que percorrer a autoestrada LOL as câmaras fixas são… fixas e conseguem muitas multas. Então um drone com 500m de RAIO, consegue muitíssimo mais. E multas mais pesadas: excesso de velocidade + ir a falar ao telemóvel + condução temerária + maquilhar -se enquanto conduz ou ler papéis enquanto conduz.
Quem for a cumprir não precisa estar preocupado, nem em Espanha nem em qualquer outro país. Quem gosta de acelerar ou até falar ao telemóvel para não gastar 10€ num auricular, então aí já sabe… E eles adoram estar nas fronteiras e caçar guito aos estrangeiros
E esses drones estão equipados com radares? Duvido muito. Certamente não é a olhometro
Os drones da DGT estão certificados para seguirem o objeto (carro) , no entanto estes drones penso que não são para multas por excesso de velocidade, mas para outras infrações (telemóvel, manobras perigosas, ir sem cinto, pintar -se ou ler enquanto conduz, pés no tablier…)
A DGT, autoridade espanhola, afirmou já em comunicado que é impossível os drones realizarem controlo de velocidade.
Aqui fica o esclarecimento https://www.elespanol.com/omicrono/20190731/oficial-drones-dgt-usados-multar/417958649_0.html
Corrijam a notícia já que induz em erro.
E alguém diz o contrário?
“Controlo de álcool, de drogas, controlo de velocidade e especialmente “apanhar” quem for apanhado com o smartphone. São estas as principais que serão levadas a cabo pela DGT. Para ajudar na fiscalização serão usados helicóptero, câmaras e drones.”
“Controlo de velocidade” com drones não dá multa, estes não têm capacidade de medir velocidade (por enquanto).
Se fosses inteligente terias percebido que o control de velocidade referido no texto se refere a control feito pelas câmeras e radares assim como pelos 12 helicópteros REFERIDOS no texto….
“Paulo” e se fosses tão inteligente como eu tinhas percebido que referia-me aos drones que por enquanto não controlam velocidade mas que um dia conseguiram fazê-lo. Será que os bu**os não sabem estar calados.
Gasto desnecessário, ė mais um tique de novo riquismo que “nuestros hermanos” nos habituaram! Penso que o caminho é cobrir as auto-estradas e todos os pontos negros das estradas com videovigilancia alta definição como já bem sido implementadas em Portugal.