Problemas em dormir? Culpa é do “modo noturno” dos smartphones
É comum ouvir-se dizer que os smartphones "fazem mal" à vista e ao cérebro. Para uma utilização mais cómoda dos equipamentos à noite, os sistemas passaram a disponibilizar o "modo noturno". Este modo substitui a luz azul por uma luz mais amarelada. No entanto, segundo um estudo recente, o “modo noturno” pode baralhar os padrões de sono!
Usa o smartphone ou o tablet antes de ir dormir?
Afinal a cor azul é melhor que a amarelada nos smartphones?
Os ecrãs dos smartphones são desenvolvidos de forma a que seja possível utilizá-los em qualquer situação, mesmo em condições de luz muito intensa. Para que tal seja possível é emitida luz azul brilhante e é esta a responsável por alguns problemas que tendem a afetar o nosso corpo e cérebro em particular.
A teoria diz que a luz amarelada não desperta tanto o cérebro, mas tal conclusão pode estar errada. Segundo o estudo "Cones Support Alignment to an Inconsistent World by Suppressing Mouse Circadian Responses to the Blue Colors Associated with Twiligh", a cor amarela pode influenciar negativamente os padrões de sono.
O estudo vai mais longe e afirma inclusive que o filtro amarelo pode ser mais prejudicial que o azul.
O estudo da Universidade de Manchester foi publicado na revista científica Current Biology e teve como cobaias ratos. Os animais foram expostos a várias cores de luz com intensidades semelhantes. Ao contrário do que se esperava, a conclusão é que a cor amarelada pode influenciar negativamente os padrões de sono.
Até à data, a escolha da cor amarelada devia-se à reação que a proteína melanopsina tem relativamente à intensidade da luz. De acordo com informações, esta proteína tem uma maior resposta circadiana quanto deteta luz com menor comprimento de onda.
Os investigadores concluíram que a cor da luz não é assim tão importante. Neste processo, deve-se ter em atenção é a intensidade da luz. Em ambientes mais escuros, a luz azul parece ter vantagem sobre a luz amarela.
A existir uma validação do estudo, isto significa que a cor amarelada pode deixar de fazer parte dos "modos noturnos". Isto levará certamente à criação de novos modos e também de novas interfaces.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Eu não confiava muito em testes feitos com ratos neste aspeto do modo noturno. São criaturas bem diferentes de nós.
Não foi feito com ratos , foi com morcegos
podes explicar melhor?
no texto do artigo fala em ratos:
“Using polychromatic lighting and mice with altered cone spectral sensitivity (Opn1mwR), we generate conditions that differ in color (i.e., ratio of L- to S-cone opsin activation) while providing identical melanopsin and rod activation.”
Provavelmente foi feito em ratos bípedes!
Nunca nada está bem. Depois de se confirmar o que é melhor surge sempre a teoria de que o melhor afinal é pior.
Percebe-se isto ? Como em tudo na vida é o bom senso aplicável a tudo que nos faz dormir em condições. Por exemplo : vão dormir ? Larguem de vez o telefone ! Umas horas antes de preferência. Há tanta coisa boa na vida para se disfrutar.
Simples e eficaz. Boa!
Percebe-se que a ciência não se faz com um ou dois estudos, mas sim com uma panóplia de estudos.
O que me tira o sono, não é o te fone.
São as preocupações do dia a dia, o pensar no amanhã incerto . O telefone acaba por funcionar como terapia, ajuda a ocupar o cérebro.
Sim, que as coisas boas da vida, também são fonte de preocupação.
Não, não sou “drogada” em telemoveis. Tenho mais que fazer antes de dormir que parecer uma tontinha agarrada a ecrans.
Por acaso a senhora sabia que existem pessoas bem mais informadas que vossa alteza que utilizam este dispositivo para outras finalidades que não passa por redes sociais, joguinhos, filmes, tais como trabalhar?
Nem toda a gente tem orgulho de trabalhar das 09:00 – 17:00 para ganhar uns trocos, algumas pessoas na verdade gostam de subir na vida, e utilizam a tecnologia para, entre várias coisas, ter mais tempo livre e trabalhar de qualquer parte do mundo.
Mas o que estes “tontinhos” percebem da vida…?
Trabalho antes de dormir? O dormir exige algum tempi de preparação. Mau hábito de saúde trabalhar na cama imediatamente antes de dormir. Até bloguices exigem concentração. O texto fala “antes de dormir” não trabalho à noite. Se eu trabalhar das 21h00 às 05h00 não estou a dormir, terei os ritmos circadianos alterados e até trabalho com luz envolvente adequada, não precisando de luz amarela. Tontinho aue trabalhe na cama às escuras durante o dia ou de noite é tontinho(a) mesmo e deveria “dormir” sozinho(a).
Subir na vida… seu maroto, a blogar às escondidas ou a fazer gestão de pseudo-amigos ou sheeps, perdão, seguidores.
Se fazes isso antes de ires dormir, então tens um problema.
Há cada vez mais empresas a tentar mudar esse tipo de hábitos nos seus colaboradores.
Muitas empresas atualmente não querem mesmo que um seu colaborador passe o tempo todo a trabalhar e quer que descansem.
Trabalhar antes de dormir não te dá a certeza que vás subir na vida, garanto-te isso.
Isso não se chama querer subir na vida. Chama-se viciado em trabalho ou abuso da entidade patronal.
“Os investigadores concluíram que a cor da luz não é assim tão importante. Neste processo, deve-se ter em atenção é a intensidade da luz.”
No modo nocturno a intensidade de luz é muito inferior… Nem consigo descrever o quando me sinto melhor e durmo melhor desde que uso modo nocturno no smartphone na cama antes de dormir.
Concordo!
Eu noto realmente quando uso modo noturno durante uns 5min e depois desligo… Até sinto os olhos a doer e os brancos parecem azuis…
Posso dizer que concordo.
Eu estou à frente do computador cerca de 10h por dia.
Só me sinto confortável se estiver a usar o monitor no modo filtro de luz azul.
Já no telemovel, só quando estão as luzes desligadas é que sinto necessidade de colocar no modo noturno.
O estudo pode ter alguma verdade, mas às vezes depende também de pessoa para pessoa.
Uso o telemovel para me dar o sono. Estudos…
uso antes de dormir e durmo como uma pedra
também uso antes de dormir, para ler e-books , então se for Saramago o sono vem depressa.
costumo usar o twilight com filtro avermelhado, e-book com fundo preto e letras amarelas, num ecrã oled.
Não podiam usar pessoas para os testes?
uma ideia, usar reclusos, voluntários? tem que ser animais? tirando a parte de abuso animal, testar em animais não pode ter 1 efeito diferente?
Eu durmo em qualquer modo de utilização. mas se quiserem pagar podem usar este animal para o teste.