Altice vendeu 49,99% da rede de fibra ótica da MEO
Depois de vários rumores, está confirmado! A Altice Europe vende 49,99% da sua rede de fibra ótica em Portugal à Morgan Stanley Infrastructure Partners.
Com esta venda, a empresa liderada por Alexandre Fonseca em Portugal, espera encaixar 1.565 milhões de euros em 2020.
De acordo com as informações, a Altice teve várias propostas para a venda da fibra ótica da MEO. No entanto, segundo o anúncio de hoje no site da Altice Europe, o negócio aconteceu com a Morgan Stanley Infrastructure Partners.
A Altice vendeu quase metade de toda a sua rede de fibra ótica nacional. Segundo o comunicado, a Altice Europe recebe já no próximo ano 1.565 milhões. Além deste valor, a Altice Europe irá encaixar em dezembro de 2021 mais 375 milhões de euros e 375 milhões em dezembro de 2026.
MEO tem mais de 4 milhões de casas com fibra ótica
A Altice Portugal FTTH é a maior empresa com FTTH (Fiber to the Home) em Portugal. Segundo dados, atualmente existem mais de 4 milhões de casas já com fibra MEO. A Altice Portugal FTTH compreende todos os ativos de fibra da MEO em Portugal, incluindo FTTH e fibra escura.
A Altice Portugal FTTH venderá os serviços para todas as operadoras nos mesmos termos financeiros. A MEO venderá serviços técnicos à Altice Portugal FTTH para "a construção, ligação, e manutenção da rede de fibra ótica".
Ainda segundo a Altice, pela primeira vez na Europa um “operador histórico de telecomunicações procede à separação da sua rede de fibra ótica”. Este será um importante passo para o mercado português de telecomunicações e para a própria economia portuguesa. Esta ação irá criar uma "empresa única de referência na área da fibra" com alcance europeu.
Este artigo tem mais de um ano
Só não vendem o ar dos seus edifícios porque talvez não haja quem compre.
“Altice. A vender Portugal desde 2015.”
Uma vergonha! Privatizar em Portugal é andar pra trás 100 anos ou mais.
Não me parece, acha que os outros operadores se fossem do estado isto era melhor??se o próprio estado funciona mal.
Não sabem fazê-lo, privatizar é bom desde que se estabelecam regras e métricas concretas e uma entidade para fazer a regulação, mas como se vê lá fora, daqueles que efetivamente aplicam coimas não como o que vemos por cá que aplicam multas daquelas que os administradores gastam mais num jantar.
E quem é que controlaria a entidade que fizesse a regulação?
e quem controlaria a que controlaria a entidade que fizesse a regulação?
sem controlo nenhum é que não se vai a lado nenhum.
Simples, a lei.
Nunca percebi a sigla do Fiber To The Home. Nunca se diz nem escreve The home. Seria mais simplificado FTH.
Fiber is taken to the home. (A fibra é levada até à residência. Se fosse “Fiber is taken to home”, o significado seria outro. Aliás, pelo seu raciocínio, seria “taken home”.)
Fiber To Home seria o correcto. Não sei onde foste buscar o taken.
O correcto é mesmo “fiber to the home”. Tem de ter o artigo.
Não, o correto é Fiber To The Home. Precisa do artigo.
Estava a explicitar a sigla. FTTH – Fiber to the home. O artigo tem de lá estar. Fiber to home significa outra coisa.
Estão aflitos com dívidas, e andam a tentar transmitir com “orgulho” venda de parte de sua propriedade, que era património da antiga maior empresa de comunicações do país.
Deixa ver se percebi…
A Altice Portugal FTTH compra os serviços de “construção, ligação, e manutenção da rede de fibra óptica” à MEO que depois vende às outras operadoras e eles (Altice Portugal FTTH) é que “irá criar uma “empresa única de referência na área da fibra” com alcance europeu.” lolol
Mais uma grande empresa que não cria nada… limita-se a contratar serviços externos e a depois vender com o seu logótipo. Isso vai ser tipo os smartphones da Nokia ou as cameras da Polaroid e cameras da Kodak… Rebrand do chinês! 🙂
Com o controlo de mercado, ou seja, a Altice passa a controlar o preço dos serviços em todos os operadores, é assim que vai ser salvaguardado o “interesse publico”, o preços de todos os operadores vai subir e os accionistas ficam felizes e contentes com a distribuição dos lucros que na verdade corresponde à subida e concertação de preços.
Se os governantes tivessem visão toda rede seria estatal e seria alugada aos operadores de telecomunicações….
Ou talvez visão não lhes falte e por isso são comandados, a troco de parcelas de interesse, pelos operadores de telecomunicações.
Agora é tarde. Só não privatizam o próprio governo porque lá se iam os tachos.
Os tombos que deu a outrora gigante e toda poderosa PT!!!!!
Esta empresa comprou em tempos a VIVO no Brasil, e transformou a empresa na mais avançada do Brasil (foram pioneiros na introdução do telemóvel pré-pago). Como a Vivo era muito maior que a PT, quase levou a PT à falência, pelas necessidades constantes de investimento e necessidades de cobrir os prejuízos.
Por esse motivo a PT convidou a Telefónica para parceira na VIVO (50% para cada uma).
Em 2007, Belmiro de Azevedo lança uma OPA contra a PT, por cerca de 12 mil milhões de euros!!!!!!
Este foi o momento chave para o declínio da PT.
Para se defender da OPA, prometeu aos accionistas fortunas, como a distribuição de mais de 6 mil milhões de euros de dividendos!!!!!! Foi nessa altura que coroaram o Zeinal Bava como o melhor CEO do planeta das Telecomunicações!!!! Pudera…..
Com a enorme descapitalização da PT, esta viu-se forçada a vender a sua galinha dos ovos de ouro, a VIVO, por 7,5 mil milhões de euros à Telefónica!
Depois volta a fazer mais um disparate ao comprar a mais que falida OI (22% do capital), por 3,8 mil milhões de euros!!!!!!!
Todas as empresas portuguesas que se envolvem com empresas brasileiras, muito maiores e muito mal geridas dá nisto! Deixo só a nota de algumas:
PT
TAP
CIMPOR
Jerónimo Martins/Brasil
Daí que podemos concluir:
A) Ou são todos muito estúpidos (que levanta a questão de como é que sequer chegaram todos a tal patamar sem qualquer capacidade de análise e acabarem todos com os mesmos erros – que implica não olharem ao mercado e aos consequentes erros dos outros, o que invalida a capacidade de concorrer no mercado de forma tão ágil até ao descalabro)
C) Ou são todos uns sortudos (por conseguirem elevar empresas a tal nível sendo todos incompetentes)
B) Ou é propositado (seja, foram subjugados a poderes maiores ou têm eles proprios outra jogada na manga)
Visto que a situação é recorrente no mundo todo, há uma que faz mais sentido, embora todas certamente coexistem a determinada altura.
Se forem
Illuminati
A que ponto chegamos enquanto país e sociedade…deixamos cair uma infraestrutura essencial a um país moderno a alguém que provavelmente nem sabe onde fica Portugal com intenção provável de a retalhar e vender a chineses para lavar dinheiro…muito obrigado Governantes partidos e PR enfiem mais milhares de milhões em bancos privados falidos com gestão danosa e donos e administradores com vencimentos chorudos
Na noticia do Publico sobre a venda da rede de fibra diz: “A Altice Portugal FTTH irá vender serviços grossistas a todos os operadores em condições financeiras iguais.”
Quererá isto dizer que os outro operadores (Vodafone e NOS) vão ter acesso à rede de fibra da MEO?
sim.
Quanto do investimento na rede de fibra do Meo foi feito pelo estado português? Os portugueses continuam a pagar os lucros dos privados ao mesmo tempo que vão perdendo soberania, triste gente, são tratados como ignorantes e nem se apercebem disso.
4 milhões de casas com fibra?
Quantos milhões tem a Vodafone e NOS?
Se somos 10 milhões a ver por aqui devem haver 10 milhões de casas (1 casa para cada 1) e temos todos fibra.
Grande aldrabice……
Há cerca de 6 milhões de casas em Portugal.
A Altice vai chegar a 5,3 milhões em 2020 como foi comunicado em 2015.
Está é uma estrela moribunda que vai ser retalha e extinta. O que estes senhores estão a fazer pode-se ver retratado no filme wall street de 1987 (de Oliver Stone), só que estes dão a cara e trabalham muito a fotografia. Vai ser tudo tudo partido, retalhado, vendido ás “peças”. Talvez sobre a marca MEO, mas os serviços técnicos, as infraestruturas, a qualidade, mais cedo ou mais tarde vai esfumar-se. ACABOU. É ir aproveitando enquanto ainda durar. Esta é gente que se especializou, não em fazer bons negócios, mas em combate de guerrilha. Vencem pelo desgaste.