BMW revela protótipo de mota elétrica mais rápida que o seu equivalente a gasolina
A BMW, tal como outras fabricantes de motas, está a investir na eletrificação. O protótipo E-Power Roadster é o seu mais recente projeto nesse sentido, com os primeiros pormenores a serem agora conhecidos.
Mais especificamente, esta mota elétrica consegue ser mais rápida que o seu equivalente a gasolina! A marca da Baviera irá agora continuar o seu desenvolvimento, com especial foco no aumento da autonomia.
A BMW é uma das fabricantes de motas mais reconhecidas do mundo. Desde modelos para todo o terreno (TT) até motas de performance, passando por modelos elétricos! Atualmente a fabricante germânica tem a C evolution, com preços a partir de 14.580,00€.
Apesar de já ter oferta eletrificada no mercado, o investimento é para continuar! Desse modo, a marca preparou um evento onde mostrou o seu mais recente protótipo. Os componentes usados são provenientes de outras motos da marca... E até mesmo dos seus carros!
Este protótipo, tendo em conta o aspeto da carroçaria, pode ser inserido no segmento das naked e tem elementos das famosas S 1000 R e R 1200 RS. Para além disso, o pack de baterias é igual ao usado no plug-in híbrido série 2.
A bateria de 13 kWh consegue fazer com que esta mota tenho uma autonomia de 177 km. Contudo, para o modelo final de venda ao público, a BMW Motorrad pretende que a autonomia seja estabelecida em cerca de 300 km com uma única carga.
A E-Power Roadster é uma moto desportiva para quem quer sair de manhã para uma estrada de montanha. Uma pessoa assim necessita de uma autonomia de 200 a 300 km, e por isso não iremos lançar esta moto sem garantir isso. Neste momento, nem o mercado nem as infraestruturas para dar apoio a uma moto destas estão preparados. Não queremos ser como a Tesla, instalando carregadores rápidos em todo o lado, cada um custa 110.000 euros. Na BMW precisamos de ganhar dinheiro, não de o queimar.
| Christoph Lischka, diretor de desenvolvimento da BMW Motorrad
Performance que ombreia as equivalentes com motor de combustão interna
A E-Power Roadster, com o seu motor elétrico, consegue alcançar uma potência máxima de 136 cv e um binário de 199 Nm. Este motor também não foi desenvolvido especialmente para esta mota, tendo sido aproveitado do luxuoso série 7 híbrido.
Com estes atributos, a moto consegue cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos. Assim sendo, é mais rápida em arranque do que a S 1000 R! Apesar disso, a E-Power Roadster aparentemente estará limitada a 160 km/h, pelo que não será um veículo para atingir velocidades alucinantes.
O projeto elétrico da E-Power Roadster irá desse modo ser desenvolvido ao longo dos próximos anos. O mais provável é que a divisão Motorrad da marca alemã apresente a versão de produção apenas em 2022.
O que acha desta mota elétrica? Partilhe a sua opinião nos comentários!
Patente desvenda que a BMW está a trabalhar em mota elétrica com conceito radical
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Andar de Moto
Neste artigo: BMW, BMW E-Power Roadster, BMW Motorrad, E-Power Roadster, mobilidade elétrica, mota elétrica, motores, protótipo
Gosto imenso das motas a bateria mas por favor reduzam lá essa “caixa” da bateria….
Seria interessante saber o peso da mota.
Para ter uma percepção da engenharia e tecnologia de ponta que já se usa nas motos elétricas, basta ter seguido com atenção a estreia do campeonato do mundo MotoE.
A BMW não se enxerga…critica a Tesla, mas usa o motor de um automóvel e o pack de baterias de outro!…é isto o seu melhor??…que tal serem originais: pack de baterias de reduzidas dimensões (é um mota, não um trator!) e um motor mais eficiente, pois não parece ser o caso…136 HP/ 13 KWh / 177 km (dúvidas).
Enfim…a BMW está num belo caminho…descendente… 🙁