Apple Watch salvou a vida a homem que não sabia que sofria de fibrilhação auricular
A Apple está a trabalhar no desenvolvimento de mais tecnologia dedicada ao bem-estar e saúde para equipar o Apple Watch. Contudo, são já muitos os casos de pessoas salvas graças à ação do smartwatch da empresa de Cupertino. A mais recente envolveu um idoso que não fazia ideia nenhuma que sofria de um problema cardíaco. O Apple Watch alertou-o a tempo para uma fibrilhação auricular.
A fibrilhação auricular é a arritmia crónica mais frequente. Segundo os dados, esta condição afeta cerca de 10% da população com mais de 70 anos.
Apple Watch deteta fibrilhação auricular
A ABC News conta a história de Roy Robinson, um homem de 74 anos de Lake Worth, Florida, cujo Apple Watch o alertou para uma possível fibrilhação auricular.
Robinson estava de visita à sua família em Baltimore para passar umas férias. Ele e a sua esposa Dale foram visitar a neta na escola, o que envolveu subir vários lanços de escadas. Quando os avós chegaram ao terceiro andar, Roy sentia-se especialmente cansado e sem fôlego, algo que, segundo contam, não era comum nele.
A esposa de Robinson, Dale Robinson, sabia que algo estava errado quando eles visitaram a neta na escola.
Ela queria mostrar-nos a sua sala de aula, então subimos ao terceiro andar, e Roy estava sem fôlego quando chegou lá, o que não é muito normal dele.
Nesse momento, o homem recebeu um alerta do seu Apple Watch a dizer que fora detetado uma potencial fibrilhação auricular. Roy não fazia ideia o que era fibrilhação auricular.
Um gadget que começa a ser um vigilante médico
Depois deste episódio e percebendo a gravidade, o filho de Roy tratou de o levar de imediato às urgências. Nesse altura já tinham sido enviados vários alertas do smartwatch da Apple.
Eu descansei e não pensei sequer nesse assunto. Mas mais tarde, nesse dia, o relógio começou a alertar provavelmente uma vez por hora, e dizia 'Está em fibrilhação auricular', e eu não tinha ideia do que era fibrilhação auricular.
Roy Robinson então fez o que normalmente todos fazemos: pesquisou no Google e percebeu que era grave.
A primeira coisa que fizemos foi terminar o nosso jantar de Ação de Graças. Temos que acertar as nossas prioridades. E depois do jantar, o meu filho disse: 'Vais para o hospital'.
Assim que chegaram ao hospital, Roy disse às enfermeiras que estava lá simplesmente porque "o meu relógio disse que eu estava em fibrilhação auricular". Nesse momento, o homem foi levado para fazer um eletrocardiograma e mais tarde foi internado no hospital.
Tinha um desfile de médicos e estagiários, residentes e enfermeiras. Metade deles entrou e disse, 'Eu quero ver o homem que foi salvo pelo Apple Watch'. Acho que eu era uma mini-celebridade no hospital.
Claro que o homem não sabe se foi o relógio que o salvou. No entanto, ele sabe que foi graças a ele que recebeu tratamento atempado a uma condição médica que desconhecia sofrer. Este caso chegou ao conhecimento de Tim Cook que lhe desejou felicidades depois do susto que apanhou.
Apple Watch poderá prever Parkinson
Em suma, os gadgets que "usamos e vestimos" têm cada vez mais uma componente de "vigilância médica", para além da parte de entretenimento e bem-estar. Nesse sentido, vários rumores apontam para que o próximo Apple Watch possa trazer um sensor que prevê a doença de Parkinson.
Segundo uma patente encontrada há dias, a empresa de Cupertino registou um sensor para o seu relógio que consegue identificar a doença de Parkinson. O documento até inclui uma imagem de conceito para ilustrar a forma de ação da novidade em funcionamento.
Conforme pode ser lido na patente, esta tecnologia será como um monitorizador passivo de Discinesia. Nesse sentido, o sensor registado pela Apple consegue detetar tremores no pulso do utilizador. Estas informações são enviadas para um servidor. Posteriormente, estes dados são cruzados com muitos outros existentes numa base de dados para chegar ao possível diagnóstico.
Desta forma, a Apple estará a trabalhar numa funcionalidade que será um grande auxílio na doença de Parkinson ainda em estágios iniciais.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Pplware
Fonte: ABC News
Neste artigo: Apple Watch, coração, Fibrilhação auricular, salva vidas
Espero que no futuro as empresas a Apple continue a investir ainda mais neste tipo de dispositivo e a aumentar o leque de patologias que o mesmo consiga detectar. Pode-se poupar muito dinheiro com uma mais rápida intervenção e acima de tudo salvar muitas vidas, alertando para a ocorrência de AVC, etc… Penso que com a IA os diagnósticos podem em muitos casos ser mais fiáveis, pois as máquinas podem analizar dados que escapam à visualização do médico, são feitos mais rápido, sem se cansarem e principalmente, podem estar constantemente a monitorizar cada um individualmente. Estes são os principais problemas dos erros médicos atuais, tem muitos pacientes, muitos exames, pouco tempo para os avaliar correctamente o que é muito desgastante para estes. Qualquer trabalhador comete mais erros se estiver subcarregado.
“Claro que o homem não sabe se foi o relógio que o salvou.”
Então porquê o titulo?
Porque segundo os médicos foi o relógio que o salvou.
Isso é esquisito… então significa que quem não for diagnosticado antes de haver sintomas morre, o que não é por norma verdade. Portanto, pode ter salvo a vida, mas a probabilidade é pequena.
Aí está um dispositivo que devia pertencer ao cardápio para o SNS
Produtos apple a salvar vidas às pessoas, já há mts anos que leio essas noticias, balas a bater em iphones, siri a chamar número de emergência, apple watches… Enfim um clássico de publicidade…..
Sim há muitos, mas neste tipo de segmento de produtos, com esta tecnologia não há (ainda). São já vários os casos de pessoas que são ajudadas por esta tecnologia, aliás, não é por acaso que a Apple, e não só, estão fortemente a apostar em sensores e outras tecnologias dedicadas à saúde e bem-estar. A Apple, como é referido, tem tido um grande investimento nesta linha de produtos, inclusive estabeleceu várias parcerias com universidade e outras entidades para se debruçar mais à área da saúde. Portanto, não é publicidade, são factos e ainda bem que existem ao dispor das pessoas.
Esta semana milhares de bombeiros e socorristas salvaram a vida de pessoas que não sabiam estar em perigo, até estarem em perigo, reverteram até processos de morte, notícia disso no Pplware? Nada, porquê? Porque não eram funcionários ou produtos da Apple.
Apple a inovar e divulgar, seres humanos a ignorar.
Este comentário foi só uma piada. Podem levar muito a sério e ficar muito, muito ofendidos e chorar muito.
Chola mais
Claramente que não percebeste que em causa está a tecnologia que salva pessoas no uso genérico, no quotidiano. Não leves a peito não ser algo que gostes ou uses, é apenas tecnologia. Repara que é atualmente acessível a todos um gadget que tem como um das suas funcionalidades monitorizar sinais vitais. Portanto, faz sentido darmos a conhecer estes gajos tecnológicos. Sensores modernos, independentemente se gostas ou não, eles vão continuar a evoluir, na Apple e não só. Atualmente, tal como mostram as vendas e o nível de desenvolvimento., este gadget é único.
Venham mais, sejam smartwatches, smartbands ou outros gadgets. Vamos sempre dar a conhecer 😉 porque é tecnologia e gostamos de falar de tecnologia. 😉
Tens razão tb estou fdd porque a minha Mi Band só da horas e pouco mais por isso troquei. Mmas tu não fiques assim olha a tensão.
João Ptt, para dizer parvoíces mais vale estares calado. Se esses bombeiros e socorristas salvam milhares de vidas é porque foram chamados para o fazer, pois algo já aconteceu. Este tipo de dispositivo serve de alerta e de diagnóstico, que pode evitar que os bombeiros e socorristas sejam chamados ocorrência e evitar males maiores. A minha esposa tem um tio que com quarenta e poucos anos que está acamado e dependente dos outros para sobreviver, porque sofreu um AVC. Eu neste momento estou em fase de recuperação de um cancro, diagnosticado na porcaria de uma simples consulta de rotina, (graças a Deus está a correr bem porque foi detetado numa fase muito inicial). Estes tipos de dispositivos, à semelhança das analises e exames que são feitos nos hospitais, no futuro podem alertar para a possibilidade de ocorrência de alguma patologia clinica e salvar a tua vida, de um filho teu ou de um familiar e nessa altura em vez de brincares vais agradecer à empresa que o criou por te alertar para a existência desse problema e te dar mais tempo de o tratar.
esta app não está instalada por defeito, visto que, o samsung active 2 tambem tem este sensor e ainda não tem permissao para ser utilizado.
Fiz um excelente negócio. Comprei o Series 4, novo por 200 euros. Mas não é o Nike. É o de 44mm prateado. Muito bom mesmo. Sabem como meto músicas dentro?
Fácil: abres, meses as músicas lá dentro, e fechas. Não tem nada que agradecer.
(Este comentário foi apenas para igualar o nível do que fizeste ao do João Ptt).
*metes
Por acaso tenho uma duvida isto funciona emparelhado com smartphones Android ou apenas com Iphones ?