Cuidado utilizadores Xiaomi! App Quick Apps foi barrada pelo Play Protect da Google
Os utilizadores dos smartphones da Xiaomi estão habituados a todo o software extra que trazem. Este não é um cenário diferente de outras marcas, com uma diferença única. A Xiaomi explora-as de forma total.
Claro que estas apps podem trazer problemas, dada a informação que recolhem. É isso que está a acontecer com a app Quick Apps da Xiaomi que está agora barrada pelo Play Protect da Google. As razões não são conhecidas, mas há suspeitas.
Uma app da Xiaomi conhecida pelo que recolhe
Não existe ainda uma razão ou uma posição oficial, mas a verdade é que a app Quick Apps está a ser barrada pelo Play Protect da Google. Todos os utilizadores que a tenta atualizar recebem uma notificação a alertar para possíveis problemas.
A causa apresentada dá conta de que a app em causa recolhe dados do utilizador e que podem ser usados para seguir o utilizador. A Google quer assim proteger os utilizadores do Android e evitar que tenham os seus dados usados para outros fins.
Quick Apps não passou na segurança da Google
Curiosamente a Xiaomi é conhecida por apresentar aos utilizadores publicidade não desejada. Já por diversas vezes foi criticada, mas ainda assim não altera a sua posição. Tem diminuído a sua apresentação, mas nunca a removeu totalmente.
Também esta app, o Quick Apps, é também conhecida por ter demasiadas permissões. Ao todo são 55 e que passam por coisas tão estranhas como a possibilidade de instalar apps, de ler notificações, aceder a passwords guardadas ou gravar áudio e vídeo. Depois de registadas, são enviadas para um ponto central.
Why the quick apps is got blocked by the play protect?
— Vyas Yalamudi (@vyas_yalamudi) 14 de novembro de 2019
There is a app update in system app updater and while installing the quick apps got blocked by play protect. @XiaomiIndia @s_anuj @manukumarjain @cmanmohan pic.twitter.com/NBe6vYWxSd
O Play Protect do Android está a proteger os utilizadores
Aparentemente estes dados são depois usados para enviar publicidade dirigida aos utilizadores. É isso que a Google quer impedir, alertando por isso os utilizadores. A app não foi bloqueada, mas é barrada na sua atualização, sendo dado o alerta.
Apesar de ter conseguido até agora coexistir com o Play Protect, algo mudou. Esta nova atualização fez atuar a proteção do Android e alertar os utilizadores para este novo problema.
Este artigo tem mais de um ano
No meu caso (em Definições/Gerir aplicações/Aplicações Rápidas/Permissões de aplicações) está tudo desligado (Armazenamento, Calendário, Câmara, Contactos, Localização, Registo de chamadas, Telemóvel, etc) e nunca mexi em nada.
Exactamente o mesmo aqui. Tudo desactivado de origem.
Isto cheira-me a uma “não noticia”
às vezes é necessário lançar uns boatos para tentar travar marcas que mexem com o mercado e cujas demonstram que afinal um bom telemóvel não necessita de ser caro.
Aqui está tudo desligado. Será fake news?
Idem… Tudo desligado.
Em Definições/Gerir aplicações/Aplicações Rápidas/Gerir permissões de aplicações tinha uma permissão “Acessar número do telefone. IMEI, IMSI”, a qual desliguei!
Se a Xiaomi tem em alguns dos seus dispositivos preços mais baixos do que os de dispositivos equivalentes de outras marcas, por alguma coisa é. Por outro lado e a julgar pelo que se lê um pouco por todo o lado, há certas empresas chinesas que são demasiadamente coscuvilheiras.
Para o caso concreto a solução passa por habilitar a depuração USB no telemóvel, ligá-lo ao computador e abrir uma linha de comandos com permissão de administrador. Depois é só:
adb shell
pm uninstall -k –user 0 com.miui.hybrid
E fica o problema da “quick apps” resolvido até à próxima reposição de fábrica. Sinceramente, nem nunca me dediquei a explorar para que é que serve esta app. Mas desinstalei e o telefone não se queixou.
O que está neste artigo não é verdade, pelo menos para o mercado europeu
Entretanto não deixo de achar uma certa piada ao conteúdo de uma das imagens apresentada neste artigo: «esta aplicação pode recolher dados usados para o rastrear.» Pergunta para queijo: então a Google não recolhe dados para rastrear os utilizadores?
Certamente estará na linha daquilo que comentei acima.
É uma marca que vende, com quase toda a certeza, com a melhor relação Qualidade-preço.
Há certas marcas que estão a perder terreno graças a parte dos seus fieis utilizadores começarem a abrir os olhos… tem de se tentar travar, ou pelo menos abrandar a conquista de mercado que a Xiaomi tem conseguido…
Nada como lançar uns artigos deste género…
Tal como quando falam que a MIUI está cheia de publicidade. Não é verdade, um Xiaomi com ROM Global, cuja região configurada seja de um país Europeu, ZERO publicidade!!!
Mas atenção, em certa parte eu agradeço que continuem a acreditar nestas histórias, é da maneira que não sobe tanto de popularidade e que os preços continuam baixos para telemóveis de topo. 😀
Também não tenho publicidade uma vez que tenho a região definida para um país da UE, tive o cuidado de desligar as “recomendações” em todo o lado que encontrei e desinstalei o MSA.
Agora penso que o facto de não ver publicidade não invalida que esteja sendo rastreado. Sabemos que quer a Xiaomi, quer a Google rastreiam os utilizadores. No caso da Google não será só nos dispositivos da Xiaomi, mas sim em qualquer dispositivo Android.
Por outro lado por a UE ter legislação mais restritiva no que toca à privacidade dos utilizadores, não quer dizer que em outros mercados como o indiano e o brasileiro a Xiaomi não consiga as receitas publicitárias necessárias à manutenção dos preços baixos relativamente a outros equipamentos.
Se o Mi 9 é um telemóvel de topo? Bem, pelo menos o hadware é de um telemóvel de topo a um terço do preço do “equivalente” da Samsung. Agora quanto ao software já não tenho essa opinião. Quanto à durabilidade, vamos ver se aguenta dois anos como o Redmi Note 4.
Vindo fã Google, só pode ser eliminar concorrência.
Eles sabem tudo acerca de nós, e no que toca a localização, estou a passar junto à um estabelecimento, e já me estão a pedir avaliação, e um comentário sobre o mesmo.
“O Play Protect do Android está a proteger os utilizadores”
é pra rir?
De facto pensei o mesmo. Até porque recentemente tinha andado consultando este site: https://www.av-test.org/en/antivirus/mobile-devices/
O Google faz isto com o Android e ninguém reclama. Como diz o Edward Snowden: eles gravam tudo dos usuários permanentemente.