Dica: As suas passwords estão seguras? Deixe que o Chrome e a Google as avaliem
A segurança na Internet depende de vários fatores. Todos se centram normalmente em passwords e na complexidade que conseguem ter. Claro que estas podem ser roubadas e expostas na Internet, quebrando assim a proteção que oferecem.
Para a Google este cenário não é aceitável e por isso tem novidades nesta área. A gigante das pesquisas quer avaliar a segurança das passwords dos utilizadores e para isso tem agora disponível a ferramenta que certamente fazia falta.
A Google pode avaliar as passwords
A Google já tinha anunciado aos utilizadores do Chrome que ia tomar a segurança como um fator chave. Tudo se iria centrar neste tema e as ferramentas criadas serviriam para proteger os dados e as informações de quem usa este browser.
Assim, tem já disponível uma ferramenta de avaliação das passwords dos utilizadores. Esta é simples de usar e garante a proteção destes. Basta aceder ao endereço passwords.google.com/checkup/start para iniciar o processo.
As passwords garantem a segurança
A Google garante que pode verificar a segurança das password e também se estas foram comprometidas. Dá ainda o nível de força das mesmas e se estas foram usadas mais do que uma vez pelos utilizadores do Chrome.
Ao iniciarem a verificação, a Google irá pedir que se autentiquem com a conta usada. De seguida a Google irá avaliar todas as passwords guardadas no seu serviço de gestão destes elementos. No final, vai dar ao utilizador um resultado, fruto da avaliação feita.
Fazer a avaliação de segurança
Será mostrado se existem problemas e quais são. A ideia é dar ao utilizador a capacidade de os corrigir com a máxima brevidade. Tudo estará repartido por classes de problemas e agrupados quando estes se repetirem nas passwords do utilizador.
Bastará abrir uma destas áreas para ter de imediato acesso aos problemas. Será possível alterar a password diretamente, sendo reencaminhado para o seu serviço. A Google tratará de fazer essa passagem para o serviço em casa.
O Chrome fica assim protegido
Será ainda possível ver a password definida e atualizar esse elemento. Por fim, será possível eliminar a password gravada, removendo-a de imediato do Chrome e do gestor.
Este é um teste que os utilizadores devem acima de tudo realizar periodicamente. Vão garantir a segurança e a proteção, entregando à Google e o Chrome esta avaliação e proteção.
Este artigo tem mais de um ano
“as suas passwords estao seguras?” deixa-me verificar… LOL top
Não, (nem) obrigado!
Algo me diz que tenho de rever as minhas passwords…:
– 17 palavras-passe comprometidas
– 85 palavras-passe reutilizadas
– 65 contas a utilizar uma palavra-passe fraca
Bem que ao verificar, nenhuma pass é de site ‘importante’, várias pass são de testes. E muitos são do mesmo site com domínio diferente.
Enfim, nada a mudar 🙂
Cheira-me a que estamos a abrir a porta ao ladrão….
Homessa! Era o que mais faltava dar mais “poder à Google e à sua espia, o Chrome. Era o que mais faltava!
“A tua casa é segura? Dá-me uma cópia da chave e eu verifico isso!” — ladrão
Que grande lata!!!
Uma das maiores organizações de espionagem de cidadãos vem pedir que lhe abramos ainda mais a porta de casa. Chiça!!!
A Google podia disfarçar um pouco melhor.
A Google não consegue verificar se existem problemas de segurança relacionados com as suas palavras-passe porque configurou uma frase de acesso para encriptar as palavras-passe na Conta Google. Deste modo, os dados são mantidos privados.
Ou seja, nem o Google sabe
A ideia é boa.
Na prática existem sempre os teoristas da conspiração que é para eles saberem as nossas senhas. O problema é que eles já costumam ter as senhas, em especial se utilizarem os serviços deles nem que seja para guardar as senhas… eles até podem dizer que estão protegidas pela sua senha, mas nada os impede de ter uma chave que abre tudo, ou de enviar em simultâneo de forma não protegida pela chave do utilizador para outro local para as agências de espionagem com quem trabalham (obrigados a isso ou não). Basta lembrar o caso do Lavabit onde exigiram a chave privada do servidor para conseguirem decifrar tudo aquilo que tinha capturado de forma encriptada e que o dono do serviço de e-mail foi obrigado a dar com a consequência de ir preso se não o fizesse. E assim como exigiram para isso também podem exigir à Google que meta chaves secretas para as quais aquilo também grave e que permitam decifrar tudo, ou outro esquema qualquer mais subtil desde que o resultado final seja terem acesso a tudo o que pretenderem (tudo, ou somente daquilo que pretendem naquele momento)… eles têm aqueles tribunais secretos e têm de se calar e não podem falar ou vão para a prisão, e embora claramente tenham dinheiro para se proteger e processar os tribunais secretos e exporem tudo sobre eles, não sei até que ponto estão dispostos a isso, ainda mais com a questão do patriotismo e coisas do género.