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Veículos Tesla apresentam problema na memória que não é barato de reparar


Fonte: InsideEVs

Autor: Eduardo Mota


  1. Fulvio Carvalhido says:

    Aqui podem ver a explicação do problema e como resolver.
    https://www.youtube.com/watch?v=o-7b1waoj9Q

  2. Tiago says:

    “Devido ao facto de ter como base o Linux, o sistema da Tesla efetua inúmeros logs” é uma afirmação incorrecta. O sistema efetua inúmeros logs porque está configurado para tal! Se tivesse como base o Windows teria o mesmo problema caso tivesse uma configuração equivalente.

    Não obstante, bom artigo 🙂

  3. Miguel says:

    A isto chama-se mau software.

    Deixar algo tão crasso como isto acontecer só demonstra o quão fracos são os programadores/engenheiros que desenvolvem o core Tesla.

    Mais uma vez é tudo à volta do money money money.

    • TugAzeiteiro says:

      LOL… sabes que o problema é do hardware e não de software certo? Ou melhor sabes qual é a diferença entre software e hardware? LOL… vá lê lá o artigo e tenta perceber do que realmente se trata…

      • sabichão says:

        LOL… Tu é que pareces não saber. A flash desgasta-se com as escritas. Se o software faz escritas desnecessárias, como diz o artigo, o problema é do software ou da configuração do sistema operativo (software). Cuidado basico que se deve ter quando se está permanentemente a a escrever em flash.

    • Paulo Martins says:

      O problema não está nos programadores ou no software, porque se os logs estão presentes é porque são úteis à Tesla para desenvolvimento dos carros, o problema está na mente brilhante que se lembrou de soldar um SSD numa máquina que tem uma vida útil que claramente ultrapassa a garantia / expectativa de vida do SSD.

      Mesmo sem o problema dos logs, um bom SSD tem uma garantia de 8/10 anos, um carro pode ser usado durante décadas, como é que não se lembraram que mais cedo ou mais tarde o disco teria que ser trocado.

    • Jorge says:

      99 % dos problemas dos pcs é exactamente este, a diferença é que aqui é a tesla e já assumio o problema, nas 99.99999% das outras marcas ninguém assume, “olhe se quiser trocamos e paga”

      Em vez de dizerem disparates, perguntem, é mais fácil.

  4. TugAzeiteiro says:

    Podem também fazer uns artigo assim: “Veículos BMW apresentam problema de corrente no motor N47 que não é barato de reparar” ou assim: “Veículos MERCEDES apresentam problema com o gás do A/C que provoca incêndio” ahh espera tenho outro… “Veículos VW apresentam problema nas emissões, mesmo depois de terem actualizado o software”… ou… “Veículo AUDI eTron apresenta problema na porta de carregamento que poderá provocar incêndio”… Já agora… se os problemas são nos Tesla Model S e X mais antigos, para quê colocar incorrectamente a imagem do interior de um Tesla Model 3 !? Vá… alterem lá isso para o correto…

  5. Fulano says:

    Problemas todos os equipamentos dão, mas neste caso é mesmo má programação, ao ponto de se ter que actualizar o próprio hardware.

  6. Zé Duarte says:

    Qualquer dias estamos a ir à loja de informática para comprar RAM para por no carro…

  7. eu mesmo says:

    Fiat UNO Power!

  8. Vasco says:

    A melhor frase para descrever os carros eléctricos “Assim, no futuro teremos nos carros elétricos uma manutenção bem mais idêntica à dos eletrodomésticos do nosso lar”, tudo dito…

    • mmendez says:

      Claro, não se pode esperar muito.

    • Jorge says:

      Ora bem, o meu frigorifico não precisa de trocar óleo e filtro de vez em quando e pagar 50 euros a cada x “kms” para ligar ao pc.

      Muito bem vindo, mundo novo.

      • Vasco says:

        Pois não quando avaria vai para reciclar, já o carro elétrico não sei… bem vindo ao novo mundo.

        • Jorge says:

          É igual, qual é a diferença, nos electricos até tem mais reutilização, reciclar é um processo que só cria poluição, dou um exemplo, estas mcu podem ser reparadas, eu proprio sei reparar, os motores dos carros electricos são usados em conversões, as baterias caso estejam já com pouca capacidade dão para baterias estacionárias em instalações solares, tipo uma grande UPS lá em casa.

          Tudo isto que falei já é feito em Portugal, eu trabalho numa empresa que o faz.

          O que faz com óleos e filtros usados ? vão para reciclar, certo ? tem a certeza ?

  9. mmendez says:

    Diz antes árvores de natal com rodas e ligado a net.

  10. Jorge says:

    Hoje em dia não compra nenhum novo que não seja…

  11. Vasco says:

    Sim óleos vão para reciclar, existem empresas que fazem a recolha dos mesmos já os filtros penso que não, eu só acho graça que muita gente pensa que os elétricos não avariam não têm manutenção preventiva, é só ligar a ficha e andar para todo o sempre

    • Jorge says:

      Tem a certeza que são reciclados ??

      Da minha parte não me vai ouvir dizer isso, claro que avariam, mas têm uma taxa de avaria muito pequena, mal de mim, que trabalho com eles.

      Sim, têm manutenção preventiva, os passos basta verificar os pontos normais de desgaste, como travões (que têm um desgaste minimo, carros com 200 mil que nunca levaram pastilhas), cardans entre outros pontos, fluidos, como refrigeração das baterias, óleo alguns, a grande maioria leva meio litro de 50 em 50 mil, filtro de habitáculo,etc, por tudo isso saiem manutenções muito baratas .

    • Jorge says:

      Nas avarias o mais comum são os carregadores, mas como qualquer outra electrónica é trocar peças e toca a andar.

  12. Vasco says:

    Jorge sobre a reciclagem do oleo não falta informação na Internet, já a manutenção nos carros a combustão sei que é mais cara filtro e ole

    • Jorge says:

      Ok, assim sabe que existem leis que obrigam os fabricantes a tratar dos óleos, essa lei é praticamente igual para os veiculos eléctrico no que toca às baterias, são os próprios produtores que são obrigados a recolher, tratar ou reutilizar as baterias que metem no mercado.

      Digo isto porque sei de um caso que recebiam (alias muita gente deve saber porque foi muito falado nos jornais e canais de tv) que recebiam o dinheiro para tratar e não o tratavam, mas felizmente as leis também evoluem, e agora o processo é mais bem controlado.

  13. Vasco says:

    Mas avarias é subjetivo, dos muitos anos que tenho a conduzir e proprietário de carro, nunca troquei um turbo, num dos carros que tenho não troca correia de distribuição, reparei uma vez a bomba injecção devido a um problema na placa(elétrica), nunca troquei cardans e etc, e de certeza o motor de um carro elétrico não irá durar para sempre já nem falar nas baterias

    • Jorge says:

      Se fala do motor em si, esse é eterno, dura mais que nós, nesse não coloque problemas, motores accionados por controladores não têm qualquer hipótese de queimar, se queimam é por defeito de fabrico ou mal dimensionados, e dou-lhe exemplos.

      Alguns Renault Zoe das primeiras versões tiveram de levar motor e controlador trocados, em garantia claro, alguns até foi feito recall porque eram mal refrigerados, e ai sim, não aguentavam, não avariavam, simplesmente cortavam a potência nalguns dias mais quentes, poucos ou nenhuns ficaram a pé devido a isso.

      Outro caso foi nos tesla model S, os primeiros com mais potência derretiam os carretos da caixa redutora, claro que também feitas trocas em garantia.

      Eu tenho uma carrinha de 98, com muitos kms e o motor tá impecavel, já levou outra bateria mas não por avariar, mas sim porque precisava de mais autonomia. Neste momento tem 300 a 350 kms de autonomia.

  14. Fundou says:

    Tesla = grande flop

  15. Polo says:

    Há um modelo que tem um SD card.. Tbem fica tudo registado, e nem quero imaginar quanto a Tesla cobra para trocar o SD card

    • TF says:

      Todos têm, tem de me dizer qual é a marca não Tesla qem ue se você tiver um problema na válvula de admissão do cilindro 3, lhe abre o motor e troca essa válvula ? esteja em garantia ou não?

  16. Joao Ptt says:

    Isto é uma empresa cujo dono ou orientador principal daquilo diz que a empresa está a perder dinheiro e que tal tem de parar… e estão a tomar medidas concretas para que aquilo dê lucro dê lá por onde der, mas ao mesmo tempo já se viu que não é por não tentar fazer o máximo por poupar na qualidade… memória eMMC que é conhecida por ser de má qualidade em relação a outros tipos de memória… mas é mais barata! E mais barato é o que se quer lá na Tesla pelos vistos. Acrescente-se a isso soldar directamente à placa em vez de ser somente bem ancorado para ser fácil de substituir quando avariar… talvez para fazer todo aquele dinheirão extra a vender tudo quando só uma parte necessita de ser substituída… ou já fizeram todo o módulo com a mesma má qualidade?
    Acrescente-se ainda aquele problema que há algum tempo veio a público de toda a autenticação que passar pelos servidores da TESLA estar todo a ser feita de um único computador, ou pelo menos a partir de um único centro de dados algures lá nos EUA, em vez de pelo menos de vários (redundância geográfica para o caso de existir alguma catástrofe grave local)… e está visto que a TESLA não é assim uma empresa muito de se fiar.
    E todos aqueles problemas com os comandos remotos mais recentes, de várias marcas, que permitem furtar mais facilmente os automóveis com meros retransmissores de sinal que amplificam o sinal.

    Infelizmente a indústria automóvel já foi para na mesma errada direcção da indústria tecnológica, com todos os maus vícios e não responsabilização à séria que se verifica na mesma, sempre com a desculpa da complexidade na ponta da língua, de uma humanidade que consegue levar e trazer de volta pessoas do espaço em naves espaciais que têm de ser ultra precisas e resistentes às falhas ou aquilo corre muito mal. Se conseguem aí, como podem apresentar justificações similares na indústria tecnológica/ automóvel? Faltam políticas fortes de penalizações tão grandiosas que ninguém se atreva sequer a pensar, menos ainda a concretizar qualquer coisa sem o máximo de qualidade possível de verdade.

    • JL says:

      É conhecida por ter má qualidade onde ? eMMC é igual a outra qualquer, o que define o nome é que esta é embutida num chip que é soldado na placa, dai o ser mais barata. A mesma placa já tem um SD perfeitamente normal, que pode ser retirado, esse sim tem parametros de arranque do carro. Esta é soldada porque grava logs do sistema que só são acessiveis pela propria marca, logo não tem interesse em que seja amovivel.

      Saiba que a tesla já disse que vai substituir toda a MCU, aproveita e espeta lá a versão 2 desta mesma que já está preparada para condução autónoma.

      A tesla não é nenhuma vw ou bmw ou mercedes, que faz material para avariar e o cliente pagar.

      Não invente porque não vale a pena, as pessoas ainda vão acreditar nas mentiras que anda aqui a dizer e vira um heroi.

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