Exoesqueleto que lê a mente permite homem paralisado mover-se
O termo exoesqueleto significa "esqueleto externo". Estas estruturas permitem que seres humanos com limitações motoras consigam realizar alguns movimentos.
Graças a um exoesqueleto com a capacidade de ler a mente, um homem tetraplégico foi capaz de recuperar todos os seus movimentos.
De acordo com investigadores franceses, um homem conseguiu mover todos os quatro membros paralisados com um fato exoesqueleto controlado através do cérebro. É verdade que os movimentos ainda não são perfeitos, mas com inovação e várias otimizações este tipo de estruturas podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Como funciona este exoesqueleto "ligado" ao cérebro
Para que o sistema funcionasse, Thibault foi submetido a uma cirurgia ao cérebro. Foram colocados dois implantes na superfície do cérebro, nas zonas que controlam o movimento. Cada implante tem 64 elétrodos que têm a capacidade de ler a atividade cerebral.
Essas informações são posteriormente transmitidas para um computador. O software tem a capacidade de interpretar as ondas cerebrais e transforma-as em instruções para controlar a estrutura do exoesqueleto.
Thibault caiu de uma altura de 15 metros há quatro anos. A lesão contraída na medula espinal deixou-o paralisado tendo passado dois anos no hospital. Com esta estrutura, Thibault consegue controlar cada um dos braços, manobrando-os no espaço tridimensional.
Este artigo tem mais de um ano
A limitação que possuímos ainda não trouxe perfeição apesar dos avanços obtidos..