Primeiro smartphone com Android foi lançado há 11 anos
É difícil acreditar que já passou tanto tempo, mas o G1, o primeiro smartphone com o sistema operativo Android, foi lançado há 11 anos. Estávamos em 2008, ano em que Michael Phelps, um jovem nadador desconhecido batia sete recordes mundiais de natação, e preparava-se para pulverizar um record Olímpico.
Foi também nesse ano que o senador Barack Obama, com o seu slogan "Yes We Can", se tornava no primeiro presidente Afro-Americano dos Estados Unidos. Apesar dos esforços da Apple, o BlackBerry e o fantástico serviço de mensagens BBM Messaging ainda eram os reis do mercado. Conheçam melhor o G1.
O T-Mobile G1, produzido pela HTC, foi o primeiro smartphone do seu género. Em linha com o ecossistema da Apple, o G1 fez a sua estreia com o Android 1.6 Donut, um novo sistema operativo móvel, desenvolvido com base na personalização, inclusão e versatilidade.
O G1 incluía, na altura, uma mão cheia de funcionalidades até à data exclusivas do iPhone. Um intuitivo teclado QWERTY no ecrã, um web browser, e versões otimizadas dos serviços Google mais populares, como o Google Maps com Street View, Gmail, e o YouTube.
Embora as suas características sejam completamente esmagadas pelos standards de hoje, o G1 era considerado uma “besta” de processamento na altura. O equipamento custava na altura 179 dólares.
Características do Android G1
- Ecrã: 3.2" (~180dpi)
- Armazenamento: 256MB + slot para cartão SD
- RAM: 192 MB
- Processador: Qualcomm MSM7201A 528 MHz ARM 11 + Adreno 130
- Câmara: 3.15 MP
- Bateria: Removível com1150mAh/li-ion
Do início aos dias de hoje
Graças à conjugação de forças da T-Mobile, HTC e da Google no lançamento deste anti-iPhone, o Android está hoje presente em 2.5 mil milhões de equipamentos ativos, o que representa 85% da quota de mercado mundial.
Estes dados não só fazem do Android astronomicamente mais popular que o iPhone, mas o número de utilizadores também superam o mais popular sistema operativo de PCs, o Windows, por 60%.
Em 11 anos, o Android conseguiu a proeza de se tornar no sistema operativo mais usado em todo o planeta, ponto!
Este artigo tem mais de um ano
192GB de RAM?
Já nesse tempo precisavam de muita RAM para rodar minimamente.
Chorei 😉
192 MB ….. só pedir alguém para ler pra você.
o meu 1º samrtphone com android foi 1 HTC com Windows Mobile, e um emulador que permitia correr o Android 1.6
É 192 MB.
192MB de ram
Pelo primeiro consegue se perceber a filosofia de cada SO.
Apple: simples e touch. Sabiam o que queriam e sabiam o que era melhor para todos.
Android: nasceu a querer fazer tudo, só faltava leitor de disquetes. E ainda hoje é a mesma porcaria. Tentam fazer tudo e não fazem nada de jeito.
exactamente como dizes, se isso acontece nos androids é porque estão lá users errados que não têm capacidades para tirar melhor partido e que precise de mega segurança que defenda por eles 😉
Opiniões!
Para mim fazem tudo de jeito, eu não tenho razões de queixa como user Android aos anos. Lembrar que a Apple é simples demais para algo tão caro, isto falando dos dias de hoje… Só supera o Android em muito poucos quesitos. E lembrando que tem a vantagem de ser um sistema fechado. Algo que até obriga os seus users a ficarem com a marca e a pagarem balúrdios…
Era utilizador Android e adorava por ser sistema aberto, poder fazer a mesma coisa de na maneiras. Entretanto o meu smaertphone com android avariou e emprestaram um iPhone até me safar, comecei a ficar maravilhado, e fiquei com ele mais um tempo para ter certeza. Sabes o que aconteceu acabou Android e comprei um iPhone.
Não tenho tempo para perder com mariquices, prefiro pagar e aquilo funcionar, do que ter de perder tempo com customizações, esperar que aquilo funcione. Sai-me mais barato. Além dom ais o iOs esta muito melhor desenhado, simples e eficaz.
Mas são gostos, convem é verdadeiramente ter experimentado os dois sistema como deve de ser, tanto serve para Android como para iOs para ter uma opnião. Não é ter pegado num smartphone de um SO que não usa por 3 minutos e emitir uma opnião.
o que não tem jeito é a estupidez dos ifans!
… este anti-iPhone \O/
O Android antes e depois do Android.
https://www.designer-daily.com/wp-content/uploads/2011/08/iphone-before-after.jpg
Basicamente tiveram que deitar fora o Android que tinham quando saiu o iPhone e fazer outro pro-iPhone, no ano que passou entre a saída de um e do outro. Foi um choque violento.
Eu ainda tenho o meu com versão 1.6 que tinha sido atualizado do 1.5
HTC, olha, mais uma marca que apareceu e morreu
apesar de nunca ter saído cá no mercado, foi deveras marcante.
inicialmente a HTC nem sequer era marca visível para o consumidor; apenas fabricava para várias marcas e os equipamentos tinham outros nomes de marca: XDA, MDA, Dopod, i-Mate (EUA), QTek (Europa), etc. Só mais tarde surgiu como marca própria.
Graças ao Android, democratizou-se o smartphone e o iPhone teve de melhorar.
Lembro-me como se tivesse sido ontem… andávamos nós com Palms e Pocket Pc’s quando se ouviu falar deste novo player. E o mundo tecnológico nunca mais foi o mesmo.
o meu qtek com windows já fazia isso tudo! e o meu nokia symbian s60 também!