Tesla criou bateria que pode ser usada por mais de 1 milhão de quilómetros
Uma das maiores limitações que os carros elétricos enfrentam atualmente são as baterias. Estas têm vindo a melhorar ao longo dos anos, mas ainda têm capacidades reduzidas e tempos de carga muito elevados. Esta tem sido uma ideia vinculada por Elon Musk, que procura soluções
A ideia dos desenvolvimentos atuais passa por conseguir uma maior vida útil e também maior autonomia. Com a Tesla a trabalhar nesta área, a empresa anunciou recentemente uma novidade. Criou uma bateria capaz de ser usada por mais de 1 milhão de quilómetros.
Elon Musk pode ter o problema de durabilidade resolvido
A novidade agora revelada está ainda longe de chegar ao mercado, mas promete uma verdadeira revolução para veículos elétricos. Do que é descrito, esta nova bateria conseguirá fazer cerca de 1,6 milhões de quilómetros sem necessitar de qualquer manutenção especial.
Para além esta vida útil elevada, sabe-se que a sua durabilidade poderá ser igualmente elevada. Os investigadores que a apresentaram falam numa durabilidade de cerca de 20 anos, o que equivale ao triplo das atuais baterias.
Estas novidades foram reveladas num artigo publicado no Journal of the Electrochemical Society por Jeff Danh. Este é um académico da Universidade de Dalhousie, no Canadá, que é também quem gere o grupo de pesquisa de baterias da Tesla.
Conforme o estudo publicado, a nova bateria conta com uma célula de íon-lítio. Esta possui também um novo sistema de arrefecimento ativo e traz um cristal e um eletrólito de última geração. As baterias mantidas a 20 graus apenas perderam 4% da sua capacidade depois de terem sido carregadas 3400 vezes em 2,25 anos.
As baterias necessárias para os robôs táxi da Tesla
Quando em abril Elon Musk revelou que queria colocar nas estradas uma frota de robôs táxi, referiu que necessitaria de melhores baterias. Esta pode ser a resposta necessária para garantir as necessidades destes carros robôs táxi e garantir-lhes o futuro.
Este pode bem ser o passo que a Tesla precisava de dar para uma maior autonomia. Acima de tudo, esta será uma ajuda na independência de fornecedores e da durabilidade das baterias dos seus carros.
Este artigo tem mais de um ano
E continuam a insistir no lítio…
não é o elemento mais “católico”, mas qual a alternativa disponível em massa e que seja financeiramente viável?
A alternativa neste momento, é capaz de ser o grafeno. Um material, que quando usado numa bateria, fica 40% mais eficiente, e carrega um telemóvel em apenas 7 ou 8 min. É um material bom condutor de eletricidade e calor. E também bastante compacto e barato.
O grafeno será, no futuro a alternativa. Para já nao consegues produzir grafeno a quantidades industriais. Mas de resto concordo.
O Grafeno ainda não é alternativa porque não conseguem controlar a dilatação do material devido ao aquecimento gerado pelo carregamento. Estamos perto de encontrar a solução… mas ainda não chegámos lá, principalmente para baterias de carros!
Mas o grafeno não substitui o lítio. Não tem o mesmo papel que o lítio nas baterias. Eles são usados em conjunto. As baterias continuam a ser de lítio, mas com uma estrutura (de grafeno) que as torna mais eficientes e melhores.
Eu por acaso inventei umas baterias que duram 40 anos. Quando virem que nem duram metade já eu estou bem longe com o dinheiro dos investidores.
É por causa de pessoas assim que é tão difícil mudar o que quer que seja.
por acaso foi mesmo isso que pensei das atuais, ou seja,
“Os investigadores que a apresentaram falam numa durabilidade de cerca de 20 anos, o que equivale ao triplo das atuais baterias.”
com esta frase percebi que as atuais duram 7 anos e não mais de 10 anos como já li em outros artigos :/
um dos meus Tesla já leva com 5 anos (e muitos muitos km) e a bateria perdeu pouco mais de 10% da capacidade que tinha em nova.
Um dos meus ferraris também andam que se fartam…
metade? se durarem metade era muito mau sendo que as atuais ja duarm mais de 500 000 km ja existem alguns teslas com esta quilometragem portanto no minimo estas têm de ir aos 750 000 sendo que muito pouca gente faz estes km num carro muito menos 1 milhao
Por isso existe o Zé, e o Sr José.
todos os dias a nova (tecnologia revolucionaria) de baterias que aparece mas na pratica nao se ve nada!
foi isso que eu pensei, mas pronto se esta for um bocadinho melhor que as que a tesla já usa atualmente é sempre melhor
Até agora não vi algo que a Tesla tivesse prometido que não tivesse cumprido…. até o próprio Elon Musk já veio dizer que o objectivo é ter estas novas baterias em produção para o ano que vem! Acho que precisas de ir ao oftalmologista…
Estas coisas não surgem na prática num estalar de dedos…
Uma bateria durar 20 anos? Não é viavel a nivel do mercado automovel… metade desse valor ainda acredito, agora 20 anos…não pode ser… senão as marcas não geram lucros…
Muitos parabéns a todos os participantes nos comentários! assim gosto de ler! na maioria do casos é “bota abaixo” e sem um minimo de conhecimento…
+1 e ainda se queixam do lítio, mas usam telemóveis, tablets, computadores, etc.
O que me preocupa são os robots taxis, já o governo português não gostava que seres humanos conduziam veículos para ganhar dinheiro (pela uber) agora no futuro vamos ter apenas alguns investidores de máquinas autónomas que vão recolher o salário dos condutores ou trabalhadores tendo apenas eles o lucro. O futuro vai ser complicado vai se não for estabelecido um justo equilíbrio dos recursos financeiros. Pela questão das baterias, devido à ganância em jogo, a motivação vai ser grande para conseguir em atingir melhor qualidade e capacidades. Foi o caso dos smartphone que permitiram vários avanços espetaculares, na qualidade dos écrans, das baterias, dos processadores, memórias, câmaras, GPS e outros. A motivação de pessoas como o Elon Musk não é a mesma dos nossos governantes que têm os seus salários oferecidos pelo povo e só pensa em criar limitações. Nota que o Elon musk já permitiu relançar o programa espacial nos EUA pelo que a NASA se estava tornando ausente pois controlada pelo estado.
“As baterias mantidas a 20 graus” , como em condiçoes normais coseguem manter a 20 graus as baterias num carro , na antartida talvez…
Até na Arábia Saudita e Dubai, o sistema de refrigeração funciona bem…
mesmo assim 20 graos é muita fruta, ate no caso do nosso pais no inverno nao ha problema mas no verao com temperaturas de 38º mais o carro é andamento nao é facil manter os 20 mas tambem de certeza que nao é impossivel
Por tudo que já li e reli acredito na futura evolução do grafeno, assim que conseguirem os avanços necessários pra produção em escala industria essas baterias serão uma verdadeira revolução em vários setores.
Se estas baterias necessitam uma forte refrigeração para não degradar então como um todo sua eficiência é baixa pois precisa de energia para sí própria para ter boa durabilidade. Voces me entendem?
Em outras palavras, elas irão gastar energia para durar.
Outra questão, se o sistema de refrigeração falhar, elas podem entrar em combustão espontânea?
Ainda acredito mais no futuro de Grafeno, onde este futuro está chegando (batendo) as nossas portas.