Honda lança Airbag de 3 câmaras para aumentar a proteção da cabeça
A Honda apresentou agora uma nova e revolucionária tecnologia de Airbag.
A cooperação entre o Centro de Investigação e Desenvolvimento da Honda em Ohio e a Autoliv, resultou num novo design do Airbag que segura a cabeça com se fosse uma luva de basebol, aumentando a proteção em caso de impacto.
A Honda acaba de anunciar o desenvolvimento de uma inovadora tecnologia para Airbags para o passageiro dianteiro. Segundo a empresa japonesa, este é um dispositivo projetado para proteger melhor o ocupante do assento do copiloto em caso de colisão frontal e fronto lateral. Especialmente colisões num ângulo entre dois veículos ou entre o veículo e outro objeto.
A Honda planeia começar a aplicar o seu novo design a novos modelos a partir de 2020. No entanto, pelo menos para já, será apenas comercializado nos Estados Unidos.
Como funciona este novo Airbag?
O novo Airbag foi desenvolvido em conjunto pelos engenheiros da Honda e pela Autoliv, um dos fornecedores da Honda para sistemas de segurança. O Airbag foi assim concebido com o objetivo de segurar na cabeça, tal como uma luva de basebol segura uma bola (uma comparação muito americana). Consequentemente, são reduzidos os movimentos da cabeça em caso de impacto e também o potencial de lesões no passageiro.
Ao contrário dos Airbags convencionais, que têm um único saco insuflável, o novo sistema tem quatro componentes ou peças distintas. Nomeadamente, três sacos insuflados (uma câmara de ar central e duas câmaras laterais que se projetam para fora), juntamente com um painel de vela que se estende entre as duas câmaras laterais. Assim, abranda a cabeça do ocupante em caso de impacto, enquanto puxa os sacos laterais para dentro para o berço e protege a cabeça.
A cabeça fica envolvida por uma "mão" de ar
Este novo design é projetado de forma a reduzir os ferimentos que podem ocorrer numa ampla variedade de impactos frontais.
De acordo com a Honda, é especialmente benéfico no caso de colisões angulares, onde as forças de colisão resultantes podem fazer com que a cabeça do ocupante gire severamente. Isto com um Airbag convencional. Além disso, este tipo de colisão poderá provocar um deslize para fora do Airbag, aumentando a probabilidade de lesões graves.
Para já, este inovador Airbag só sai nos Estados Unidos
Por enquanto, a Honda só vai implementar este novo design de Airbag em modelos no mercado norte-americano. Da mesma forma, não se espera que seja visto na Europa no curto prazo.
Com mais de 37 mil mortos em acidentes nas estradas americanas, a Honda quer jogar o trunfo da segurança. Assim, prepara-se então para oferecer um bónus com esse novo design.
Este esforço da Honda deverá ser ainda mais valorizado, considerando que a marca já tem dos modelos mais seguros. Todos os novos 15 modelos Honda MY2019 que foram testados pelo IIHS obtiveram 5 estrelas nos rigorosos testes do IIHS. De referir que estes testes são mais exigentes que o Euro NCAP. Destes, dez obtiveram a classificação Top Safety Pick ou Top Safety Pick+.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Slashgear
Neste artigo: airbag, Honda, segurança Honda
Honda… à 30 anos a inovar e definjir standards.