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Transformar um carro num 100% elétrico? É possível e custa 5000 euros

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. anon says:

    Possível é mas na maioria dos casos não compensa.

    • radamel says:

      Lá está. Para já estamos a falar de carros que passado uns anos valem muito menos que o custo da conversão. Aliàs, muitos deles em novos, nesses paises (menos impostos) devem custar o mesmo que a conversão.

  2. Urtencio says:

    gastar 8500€ num carro com 10 anos que nem 3000€ custa no mercado de usados!

    • joao says:

      desde quando é que comprar um carro é para ganhar dinheiro?
      compras um usado com o motor a dar o peido barato, transformas em electrico e tens carro que gasta 0 na cidade…em 5 anos ta pago. fora os beneficios fiscais.

      • radamel says:

        Quais os procedimentos? Tem de se fazer uma nova inspeção a fundo e submeter um pedido para alguém isentar de imposto anual, etc?

        • Louro says:

          Em Portugal provavelmente nunca conseguirás legalizar um carro depois da conversao.

          • radamel says:

            Então mas isso não arruina o proposito?

            Se calhar poderia ser bom negocio comprar grande maquina, no estrangeiro, barato por causa das emissões e depois meter eletrico. O imposto a pagar de legalizacao deveria ser diminuto.

          • José Carlos da Silva says:

            O problema seria legalizar cá algo que não era assim originalmente. Temos um país muito pequenino para fazer certas coisas.

          • Louro says:

            @radamel

            Em Portugal nao consegues legalizar quase nenhum tipo de alteracao, é ridiculo em 2019 um país onde nao podes sequer mudar o tamanho das rodas do teu carro legalmente, no entanto estás á espera que te deixem legalizar uma conversao para eletrico?

            Sim é possível que venham a legalizar, mas também é certo que irás ter de fazer uma inspecao especial qualquer e claro está que essa mesma inspecao vai custar bastante.

      • anon says:

        Gasta 0 como assim? Nã sabia que os elétricos só gastavam fora das cidades 😀

      • Pinheiro says:

        Estão a esquecer, que carregamentos vão ser pagos a partir de Julho 2020 , e ter carro eléctrico para fazer menos de 200km não compensa.

  3. Luis Silva says:

    Não compensa por apenas 100 km de autonomia, mais vale juntar mais dinheirito e comprar já um de raiz e com mais autonomia, é o que irei fazer pra minha mulher ela não viaja pra muito longe e para o que usamos de deslocamentos um eléctrico com pelo menos 250km de autonomia serve perfeitamente.

  4. Louro says:

    Muitos carros que vao parar ás sucatas é por causa do motor entregar a alma ao criador, neses casos sem margem para dúvidas que ainda se pode fazer mais pelo ambiente ao converter os mesmos para eletricos.

    Nao é a unica empresa que faz isso, no UK já temos a Electric classics a fazer isso faz algum tempo, (https://www.electricclassiccars.co.uk) tenho cá em casa um velhinho que provavelmente irá ser convertido.

  5. nao says:

    noticia desnecessária para Portugal pois não é possivel legalizar o veiculo.
    documentos a entregar em caso de alteração do motor.

    Com alteração das características técnicas
    Formulário Modelo 9 IMT (a entregar no Serviço Regional do IMT da área de residência do requerente);
    Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
    Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
    Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
    Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada, das emissões de CO2, bem como das emissões de partículas);
    Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
    Documento de identificação do requerente.

    http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/Transformacoes/Substituicaomotor/Paginas/SubstituicaodoMotor.aspx

  6. andy says:

    E homologação? Cá não passa na inspeção!

  7. J T says:

    Também há fazem isso em Portugal há algum tempo: https://www.evolutionsbc.pt/

    Não sei como vos escapou isso…

    • Gustavo Jorge says:

      12000€ + iva com autonomia de 80 a 100. Isso é de loucos, nem num classico, compensa. Quando os preços forem mais simpáticos não vão falar boas ideias de transformação. Haja dinheiro.

    • Pedro Maia says:

      Aguardemos para ver um carro 100% convertido e 100% legalizado por eles. A https://tamai.pt falou com eles, deslocou-se pessoalmente a pedir ajuda para o seu capri elétrico e foi posta ” a andar “, disseram na recepção que faziam conversão e não transformação 🙂 . Isto passou-se depois de ver a publicidade deles a dizer que já faziam. Desejo que consigam e que tenham sucesso.

  8. Rui says:

    Com pouco mais de 20.000€, compra-se um eléctrico novo (Smart de 5 lugares), com mais autonomia!!!! Mas ainda não há grandes alternativas para a viatura principal, excepto para quem tiver mais de 50.000€!!!!

    Transformar o carro cá…… mais vale fazerem lá fora, num carro velho e legalizar cá.

  9. Tiago Grilo says:

    Quero isto para o meu Jimny!

  10. Antonio says:

    Esta noticia ja’ tem cabelos, que falta de imaginacao. Nem nos interessa poeque nao e’ ca’.

  11. Carlos Sousa says:

    Em Portugal já a alguns anos que existe uma empresa que faz isso é que está inclusive a desenvolver franchising pelo país fora para criar uma rede de conversão e manutenção de viaturas eléctricas. https://www.evolutionsbc.pt/
    Pertence ao grupo Zeev, bastante conhecido pela loja na Expo e por ser uma das primeiras empresas em Portugal com Rent a Car de eléctricos e ter uma variedade muito elevada de opções.

  12. dc@dd.c says:

    5000 euros, fora a bateria.

  13. Luissm says:

    Julgo que a legalização em Portugal ainda não é fácil, mas não tenho informação suficiente para o afirmar.
    No entanto, acho que o país que recebe a websumit e se afirma preocupado com a redução das emissões de gases com efeito de estufa, não tardará agilizar esse processo.
    E não faltam soluções simples e interessantes para converter viaturas a combustíveis fosseis em elétricos.
    https://youtu.be/7zOeBYIeAkg?t=434
    https://www.youtube.com/watch?v=q4CPBHj0UQk
    https://www.youtube.com/watch?v=mOx5uCufB2Q

  14. Eu says:

    Na actualidade de Portugal, este assunto constitui um verdadeiro MITO!
    Longe da realidade do nosso país. Infelizmente…

    • Eu says:

      Contras:
      – Legislação nacional;
      – Preços exorbitantes;
      – Pouca autonomia.

    • Nuno Anjos says:

      Da de qualquer país, só um louco ia gastar 20 mil euros para converter e legalizar o seu carro, só faz sentido para gente rica, colecionadora de carros, que ache graça ter um bombaço de 1950 com um motor eléctrico.

  15. Giseppe says:

    Trasformar o prorio carro pote ser interessante na de pois não esta disponível uma rede de distribuição da energia

  16. Nuno Anjos says:

    Acho que ninguém foi ver a página do fabricante e ver quanto custa esta macacada Sem Baterias, para lá de 10 mil Libras só o motor e o powertrain, 6400 Só o Motor, e as baterias onde as vão por ???? e quanto custa, a sério peguem numa folha excel comecem a somar os custos e quando acabarem, dizem … onde é o Stand da Tesla mesmo ?

  17. Malho says:

    E tão fácil fazer um carro elétrico e autosuficiente carregando sozinho usem a cabeça que e bem fácil

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