Xiaomi quer quebrar o estigma da MediaTek com o Redmi Note 8 Pro
Há um novo smartphone com o ADN Xiaomi a caminho do grande mercado mobile. Apelidado de Redmi Note 8 Pro, terá ainda uma versão base. No entanto, o maior destaque vai naturalmente para o Redmi Note 8 Pro, um dispositivo Android que quer provar os méritos e qualidades dos processadores MediaTek.
Temos agora um bom leque de caraterísticas a serem confirmadas oficialmente e que vai querer conhecer!
Com um novo dispositivo Android a caminho, a empresa satélite da Xiaomi, não consegue colocar um travão nas fugas propositadas e informação. Aliás, este fenómeno deve ser entendido como uma apresentação gradual do smartphone. Algo que visa, sobretudo, estimular o interesse do público até à sua apresentação oficial.
O promissor Redmi Note 8 da Xiaomi
Com efeito, temos visto Lu Weibing, diretor da tecnológica Redmi a partilhar diversas informações. Entre estas, temos agora uma significativa galeria de imagens onde podemos ver as principais caraterísticas. Aí, o Redmi Note 8 Pro orgulha-se do seu SoC MediaTek, o Helio G90T, bem como vários outros pontos.
Aliás, note-se que este será o primeiro smartphone do universo Xiaomi a adotar o novo sensor ISOCELL de 64 MP, aqui aplicado num terminal acessível. Ao mesmo tempo, será também um excelente ponto de referência na plataforma AnTuTu, com uma pontuação em torno dos 280 mil pontos, aqui também devido ao SoC MediaTek.
Acima temos uma tabela comparativa com três processadores similares. Em primeiro lugar o Kirin 810 da Huawei, sendo o mais poderoso dos três. No entanto, é também um dos mais onerosos, além de ser utilizado primordialmente pela Huawei. Já, logo em seguida, temos o Helio G90T da MediaTek, a 12 nm.
O Helio G90T da MediaTek
Por fim, temos ainda o Snapdragon 710 da Qualcomm como margem de comparação. Face a este último, a aposta da MediaTek para o segmento de gama média alta mostra-se consideravelmente mais virtuoso nas pontuações de AnTuTu. Contudo, esperemos que esse valor se traduza em melhorias na utilização diária.
Veja-se ainda que a Redmi está confiante nas capacidades deste SoC da MediaTek. Aliás, não terá sido por acaso que partilharam essa mesma imagem, em que o comparam com o SoC Kirin 810, a 7 nm. Algo que, pelo menos à partida, poderia deixar a alternativa da MediaTek no fundo da tabela.
De igual modo, a Redmi partilhou um vasto número de cartões e imagens com caraterísticas do Redmi Note 8 Pro. Algo que vai desde a sua câmara principal, composta por três sensores com um deles a ter 64 MP de resolução, até ao arrefecimento líquido do dispositivo móvel Android.
Veja-se que esta mesma implementação, uma câmara de vapor, promete arrefecer eficientemente o terminal Android. Algo que será da mais extrema importância, sobretudo em cenários de jogo. Há ainda a referência específica ao arrefecimento até 6º centígrados, mantendo assim o equipamento em temperaturas ótimas.
Um futuro recordista a catapultar o nome da Xiaomi?
Em síntese, estamos já a escassos dias da sua apresentação (29 de agosto). Entretanto, contamos com mais informações a serem gradualmente reveladas pela empresa satélite da Xiaomi. Aliás, espera-se já que este Redmi Note 8 Pro venha quebrar os recordes e valores de vendas do seu antecessor, o Redmi Note 7.
Agora é apenas uma questão de tempo até conhecer este terminal com câmara de 64 MP que trará um design apelativo, bem como um novo tom, o verde. Além disso, contamos com uma construção em acrílico, apesar de o vidro não estar descartado. Vejam-se ainda os contornos e cantos perfeitamente arredondados do terminal.
Já, por fim, sabemos que o fator decisivo para o seu sucesso será o preço de venda ao público. Felizmente, aí a Xiaomi raramente desaponta e esperamos que o mesmo seja verdade para os Redmi.
Ansioso pela apresentação no dia 29 de agosto?
Leia mais…
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Playfuldroid
Fonte: Weibo
Neste artigo: Android, MediaTek, Redmi, Redmi Note 8, smartphone, Xiaomi
Um tiro no pé na minha opinião e tenho um Redmi Note 7, mas o 8 e o 8 Pro sendo Mediatek acho que vai vender muito menos e ser muito menos bem sucedido, Mediatek é para esquecer para mim, gps não é bom entre outras coisas principalmente a comunidade de desenvolvimento custom, só se vier mesmo a um preço bombástico, mas já perdeu um cliente esta gama.
Não vai ser um tiro no pé pois melhor usar o G90T que usar um sd 600 series medíocre da vida!
O problema é que um SD garante actualizações para outras versões Android, enquanto que a MTK não o faz, o que quer dizer que um dispositivo que sai, por exemplo, com o Android 9 nunca verá o 10 ou o 11 (estamos a falar num tempo de vida de cerca de 2 a 3 anos) o que compromete não só a segurança do dispositivo como a sua esperança de vida útil.
E já não vou falar no facto de que os MTK são extremamente gulosos no que diz respeito à bateria. Senão comparemos os RN4; enquanto que (ainda hoje, cerca de 3 anos após o seu lançamento) a versão SD consegue fazer 2/3 dias com uma carga apenas, o MTK vê-se à rasca para fazer 24 horas.
Curioso os tlms Nokia equipados com mediatek estão na linha da frente para receber a mais nova versão Android Q já no final deste ano…. Lá se foi o teu discurso … E mais curioso, esses mesmos tlms com mediatek receberam a versão por anteriormente (vinham equipados com Oreo).
Mas mais curioso é esses mesmos tlms após 2 atualizações android ainda vão ter mais outro ano de updates de segurança Google.
Em poucas linhas desconstrui a tua teoria baseada em factos do início desta década.
Mediatek não é mais sinônimo de lixo como alguns por cá gostam de aplidar.
Não digas asneiras Paulo.
A longo termo os mediatek só dão problemas de aquecimento, perda de performance, falta de updates, problemas em aplicar roms, etc.
Mediatek nem dado.
Medíocre é a tua resposta
Miguel a REDMI VAI lançar a versão NOTE 8 normal com o SOC SD 665… só o note Pro virá com o soc da MediaTek… Então acho que vai ter Record de vendas super ao note 7 d boaa.
Se o MTK Helio G90T for como dizem até será melhor que o Snapdragon 730…. aliás será como o Snapdragon 730G como concorrente direto para gamer e mesma pontuação de ANTUTU BENCHMARK… neste a Xiaomi/Redmi promete actualizações futuras… irá ser bom para limpar o histórico negro da Mediatek…este CPU é muito poderoso com os 2 núcleos principais Córtex A76…os mais potentes do momento por isso é tão potente…e se quiserem um REDMI Note 8 Pro com Mtk Helio G90T com 6 Gigas de RAM e 128 de ROM e câmera principal de 64 Megapixels baratuxo comprem na AliExpress por uns meros 220€ ou pouco mais sensível mente… não se esqueçam por DHL para não ficar encalhado na Alfândega… É o primeiro do mundo com câmera principal de 64 Megapixels e Helio G90T
a xiaomi pode orgulhar-se com esta decisão se vender perto de 20 milhões como foi o RN7
são quantos que querem ficar sem Google Camera que leva câmara a outro nível ? sem updates regulares subindo versões android ? e ao terminar o suporte.. ficar sem custom roms, que hoje o RN3 Pro ainda bomba bem com android 9.0 ?
com este redmi note 2 que ainda utilizo, é mais que garantido que o próximo tlm vai ser snapdragon.
mais valia esse processador ir para o modelo Mi Play 2 só pa jogarem e não se importarem com moddings, sinceramente..
Tenho más recordações de mediatek, espero para ver reviews se desta vez vai ser diferente.
Eu sou um que não compro nenhum smartphone que venha com esse processador.. Com certeza esse vai vender muito menos que o RN7, onde pode ter uma das mais baixas vendas da empresa..
Mais ou menos? Olha tem em atenção que este CPU Helio G90T da Mtk promete actualizações em parceria com a XIAOMi/Redmi…e tem a potência dum Snapdragon 730G … Ou seja é Mais potente que um Snapdragon 730 e muito mais potente que um Snapdragon 710 de 10 nanómetros… para não mencionar a primeira câmera principal do mundo com 64 Megapixels…e 25x zoom…e preço de fazer rir…na AliExpress compras o Redmi Note 8 Pro por 220€…a versão de 128 Gigas e 6 Gigas… melhor que isso onde arranjas?E arrefecimento integrado com baixa de temperatura até -6 graus Celsius…e muitas outras coisas…
MTK never again… Nem bom nem mau, foram 3 telemóveis para a gaveta.
De que adianta preço, em detrimento de outras coisas importantes aqui já citadas, problemas recorrentes de atualização de drivers, consumo exagerado de bateria, aquecimento e por aí vai que este processador ganhou fama…eu torço para que este panorama já instalado mude pois caso contrário a Xiaomi deu um baita tiro no pé nesta linha.
Que implicância com a mediatek. Sabem que quem compra um tlm, o dito comum mortal não liga nenhum para se o processador é snapdragon ou mediatek ou spreadtrum ou seja o que for. Nós que nos preocupamos e lemos mais sobre tecnologia somos uma pequena parte do mercado tal como as pessoas que mudam as roms e as alterações habitualmente associadas ao snapdragon.
Mediatek evoluiu imenso, e isso é concensual. Em termos de updates android em última análise cabe às Xiaomis, OPPO, huawei, Nokia, Samsung, liberar as novas versões android de forma oficial.
Não culpem a mediatek pela falta de updates.
A Nokia usa android One na sua gama toda, e na qual tem tanto snapdragon como mediatek, e em ambos os casos eles atualizam os seus tlms para as mais recentes versões android, como aliás foi noticiado aqui recentemente.
Eu possuo um tlm com mediatek, que comprei aconselhado aqui pelo site, e até hoje não me decepcionou. Zero avarias. Zero problemas. Suporte do fabricante, tive algum com updates de segurança, mas deixou de receber como acontece com quase 99% das marcas dado que é um tlm de gama baixa.
Isso não é verdade.
Se o fabricante dos soc não lançar os blobs actualizados, nem os fabricantes conseguem actualizar o android, pois eles dependem disso para o fazer devido ás normas de segurança que a Google impõe (e bem) aos fabricantes para certificar as roms e os binários dos serviços da play. Sem drivers actualizados não há nada para ninguém oficialmente.
Além disso há n coisas em que a mediatek falha comparativamente, sinais de gps, radio, gestão de energia apesar de bom processo de fabrico, etc. Tudo pior. Nem tudo se resume a benchmarks.
A mediatek é horrivel a manter os socs actualizados com o passar do tempo porque tem mais que fazer (lançar socs novos).
E com a falta de documentação também é muito mais complicado depois fazer um port por via de uma custom rom.
Se não é verdade, como consegue então a Nokia atualizar os seus smartphones com mediatek para as mais recentes versões de android?
Com o programa android One que não faz distinção de mediatek ou snapdragon.
Porque razão as outras marcas não fazem ou tem o mesmo tipo de suporte?
Preguiça.
É fácil empurrar a responsabilidade só para um lado quando 99% das marcas são as principais culpadas e as primeiras a falhar.
De referir que não tenho Nokia nem nunca tive, mas aplaudo o tipo de suporte que oferecem. A Xiaomi faz o mesmo nos seus tlms ao abrigo do mesmo programa.
Mediatek já foi mau. Atualmente já não o é.
Não é implicancia com mediatek, porque achas que não compro Samsung com exynos? vai ver este video e vê a diferença em ter um snapdragon e um exynos no mesmo equipamento, se as pessoas não ligam ao processador do smartphone deviam ligar:
https://www.youtube.com/watch?v=ncKAzzDTu7I
De repente mudas o discurso para o exynos…
Bem já não sei o que dizer.
Sejam felizes
Mas hoje quem quer um telefone para mais de 12 meses ao preço que eles estão. Eu tenho um MediaTeck P60 e estou bem satisfeito com ele ZERO problemas. Quero o Android 10, compro outro no ano seguinte e já vou pro P90
E os problemas a nível ambiental por se comprar tanto equipamento e, consequentemente, gasto desnecessário de materiais?
O teu cpu MTK Helio P60 faz até 142 000 pontos no AnTuTu BENCHMARK o que já é bonzinho…agora imagina o MTK Helio G90T que chega aos 283 000 pontos no AnTuTu BENCHMARK…. quase tanto como o meu Xiaomi Mi 8 que faz quase 302 000 pontos no melhor teste de ANTUTU BENCHMARK que fez… muitas vezes faz 295/296 mil…..topo de gama da XIAOMi em 2018 e esteve em primeiro lugar no ANTUTU BENCHMARK várias semanas seguidas
Smartphones com MediaTek são horríveis. Já tive um e mesmo com a enorme não durava um dia, fora o superaquecimento horroroso que foi responsável pela morte do celular.
Enorme bateria*
SIM mas a Mediatek quer tirar a má fama com este novo CPU MTK Helio G90T…. Vamos ver se terá 2 actualizações principais de firmware e outras actualizações de segurança como os topos de gama da Qualcomm (Snapdragon)… com a parceria com a XIAOMi/REDMI acredito que sim… que vai no bom caminho
sem google camera nao presta e nao vende !!!
Esse celular não vai aquecer tão fácil assim pelo que eu vi ele tem resfriamento líquido presente nos celulares gamers
Não são 280 000 pontos no AnTuTu BENCHMARK… é num outro Benchmark…no AnTuTu BENCHMARK esse processador Helio G90T atinge 222 000 pontos… essa notícia disseminada no Google está errada