Tirou a carta de condução antes de 2013, saiba quando renovar
A carta de condução é o documento que atesta, em Portugal, a aptidão de um cidadão para conduzir veículos a motor na via pública. O IMT é a entidade competente para a emissão das cartas de condução.
Se já é condutor, saiba quando tem de revalidar obrigatoriamente a sua carta de condução. Não se esqueça que deve proceder à renovação do título durante o prazo legal que a lei lhe concede - os seis meses que antecedem as idades obrigatórias e não antes desses 6 meses.
Quando revalidar a carta de condução?
A revalidação da carta de condução pode ser requerida nos seis meses que antecedem o termo de validade do título e deve ser revalidada de acordo com as idades abaixo indicadas, para as diferentes categorias de veículos, e independentemente da validade averbada no documento.
Idades para revalidação da carta de condução
Condutores do GRUPO I – condutores de veículos das categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE, Ciclomotores e Tratores Agrícola.
Em resumo, se tirou a carta de condução antes de 2 de janeiro de 2013 deve revalidá-la aos 50, 60, 65 e 70 anos.
Condutores do GRUPO II – condutores de veículos das categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE, bem como os condutores das categorias B e BE que exerçam a condução de ambulâncias, de veículos de bombeiros, de transporte de doentes, de transporte escolar, de transporte coletivo de crianças e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer.
Atenção:
- O título de condução não pode ser revalidada com mais de seis meses de antecedência.
- Se deixar passar o prazo de revalidação está a cometer uma infração rodoviária ao conduzir com a carta de condução caducada. Após 2 anos e até ao limite de 5 anos, sem que tenha revalidado a carta, terá de efetuar uma prova prática.
- Se o título de condução não for revalidado no prazo de cinco anos, é cancelado. Os titulares de carta de condução cancelada consideram-se, para todos os efeitos legais, como não habilitados.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fantochada.
Sou apenas condutor e não iria retirar qualquer compensação financeira, mas digo que uma ou duas manhãs de sábados de formação de actualização sobre o código da estrada, obrigatórias mas sem classificação para aprovação da renovação da carta seria altamente benéfico! A malta iria aprender coisas que nem nos passam pela cabeça. E há sempre coisas que também nos vão passando com os anos.
Assim olhem… vamos continuar a circular na rotunda a tentar cumprir o código e ou levamos com carro daquele velhote em cima ou na melhor das hipóteses sai da rotunda a par connosco a ralhar que nem um desalmado.
Nas rotundas muita gente “faz-se” de burra…
Como um amigo me disse uma vez: “Nas rotundas é tudo ao molhe e fé em Deus”
Se fosse todos condutores fazer o exame de condução mais de 80% reprovava ou seja menos 80% de automóveis e menos receitas para o estado. Eu vejo com cada coisa nas estradas que eu até fico assustado mas o mais comum é a falta de utilização de Piscas.
Todos os dias apanho com cada um que não sabe fazer rotundas. Resumindo e concluíndo, se formos seguir o código à risca, arriscamos a sofrer acidentes todos os dias. Triste.
Os mais idosos são um problema. Mas maior problema é mudar de faixa e via e nunca fazer pisca. Pode-se generalizar que a maioria desde novos a idosos muito raramente fazem. Isso é um grande problema.
Eu diria mais, de tempos a tempos vemos o código da estrada ser alterado. Temos o exemplo das rotundas, em que, quando eu tirei a carta, quem entrasse na rotunda pela via mais à direita, poderia sair na primeira ou segunda saída. Entretanto, ha uns anos essa situação foi alterada, quem entra na rotunda pela via mais à direita é “obrigado” a sair na primeira saída. Ora… se não fossem alguns posts de facebook a falar sobre o assunto, eu nunca iria ter conhecimento de tal coisa. Ou seja, das duas uma, ou se criam aulas especiais para introduzir as novas regras a quem já tem carta ou então, no mínimo dos mínimos, criam uma brochura ou um flyer, uma treta qualquer para deixar no correio das pessoas a falar sobre as novas regras de transito.
Como é que velhotes que mal sabem mexer no telemovel vão ter acesso a informação sobre alterações no código da estrada? Enfim… é apenas mais uma daquelas coisas na nossa sociedade onde quem “manda” percebe muito pouco daquilo que faz…
Por isso é que as seguradoras optam por dar 50/50 em acidentes nas rotundas…
Isso era antigamente era dúbio, hoje em dia só se fores burro aceitas 50% da culpa, eu sei fazer as rotundas e já evitei muito acidente por estar atento nas rotundas, mas caso bata faço valer a lei.
Pois, então significava que alterações ao código de trabalho, ao código penal e a outros códigos tinham de ter formação também, então e quando fosses para outro país, também terias nova formação.. Quem percebe pouco daquilo que faz és tu, cabe a cada um conhecer as leis de onde está, se eu vou para outro país ajusto-me aos limites de velocidade desse país, até me ajusto a não atirar lixo para o chão mesmo que sejam graínhas de uvas, cabe-nos a nós enquanto cidadões e membros de uma sociedade estarmos atentos e informados sobre o que nos rodeia.
Na altura que entrou em vigor a lei que define atualmente a forma como circular numa rotunda, os telejornais de todos os canais, incluindo a RTP1, passou essa informação durante vários dias utilizando uma animação para diferentes tipos de rotundas.
E certamente, os jornais e mesmo as páginas de internet dos jornais possuíam e possuem essa informação.
Agora a sociedade limita-se às redes sociais, que por vezes pessoas que de alguma idade que o único contacto que têm na internet é o facebook e pensam que aquilo tem tudo que necessitam de saber.
A partir dos 70 anos, até concordo que fosse obrigatório assistir a aulas de formação/atualização. Antes disso, aquilo que deveria ser feito era mais controlo sobre o alcool e excesso de velocidade. Nas rotundas não só são os velhotes que não cumprem as novas regras de trânsito, hà muita egnte nova que faz o mesmo ou pior.
Parabéns pela publicação. Útil. Verdadeiro serviço público.
Se tivesses estado atento nas aulas de código não dirias que esta informação é útil.
Se tivesses ficado calado, não dirias disparates. Quando tirei a carta, a renovação não era aos 50, era aos 65. E não, não sou assim tão velho, ainda não tive que renovar a carta.
Caro José, o amigo “LR” já lhe respondeu à letra.
Sabe, tenho 40 anos (quase a fazer 41). E estive muito atento às aulas de código.
Tenho carta desde 2000. Na minha carta está escrito que a categoria B é válida até 2043, portanto quando eu fizer 65 anos.
Só que não! As regras entretanto mudaram e tenho que revalidar aos 50 anos!
A DGV/IMT têm os meus contactos mas nunca me disseram nada. O que sei é pela comunicação social.
É muito mais fácil (e prático) ver aqui a informação toda resumida do que andar a navegar nas páginas do imt-ip.pt (que por acaso agora até está mais fácil com o “IMT online”).
Se, para si, a informação não é útil… passe à frente. Ignore.
E sobretudo não perca tempo a deixar este tipo de comentários.
Felicidades e saudinha é o que lhe desejo (porque o CRESCER, virá com o tempo).
+1
+1
Sr.Artur Antunes, estou perfeitamente de acordo com o senhor, uma reciclagem sem custos mas obrigatório só
trazia vantagens a muitos condutores, porque muitos apesar de serem ilucidados do mal que estão a fazer
ainda nus mandão fu…
Boa tarde PPLWARE!
Seria útil ter um “botão” para ser possível fazer um print dos vossos artigos.
É possível fazer “Print…”, mas também faz o print da coluna da publicidade.
Conseguem disponibilizar esta funcionaalidade?
Por vezes constumo guardar estes vossos artigos em “pdf”, com a respectiva resalva da origem/autor do artigo.
Obriagdo.
Abres o artigo no teu browser em modo de leitura e a publicidade desaparece. Imprimes. Simples.
Explica lá isso…
Abres este site em modo de leitura ?
https://pplware.sapo.pt/informacao/carta-de-conducao-revalidar
Explica lá como fazes isso no Chrome !!!
+1
Apoio a ideia do amigo JLB.
Eu também costumo guardar alguns dos artigos do PPLWARE em PDF através do Chrome.
Sugiro ainda a possibilidade de clicar num botão e indicar o email para o artigo específico ser enviado para o email.
Como saber os pontos para quem tem antiga carta cor-de-rosa? No site oficial não dá
pensava que era o unico que ainda tinha dessas cartas 🙂
Não lhe sei responder a isso. Mas porque não tenta pedir uma 2ª via da sua carta já no formato/tamanho cartão multibanco? É mais prático para guardar na carteira.
E suponho que transitará para a nova base de dados que poderá consultar pelo portal das contraordenações.
Velhos são os trapos, e peste branca já chega!! Fiquem sabendo que embora com setenta anos, e cinquenta de carta sem acidentes, posso dar me ao luxo de dizer que conduzo muito melhor do que muitos que ainda a pouco tiraram a fralda, mal conduzem, e pensam que são os Fitipaldis, ou Lewis Hamilton nas estradas nacionais. De facto, muitos deveriam andar de ovo estrelado as costas, não por um ano mas sim por meia duzia! Desde os jovens Fangios pelos vinte (que pensam ser os únicos na estrada) passando por toda as camadas etárias, há, e haverá sempre quem não cumpra as regras. Não são os velhos como dizem, são todos! Ou nunca viram um jovem ou uma senhora e circular numa rotunda pelo lado errado? O condutor português tem uma condução agressiva e uma falta de civismo considerável o que o torna um dos piores condutores da Europa. Com estes dois predicados a situação não deve melhorar,
A regra das rotundas é uma idiotice… Nas rotundas com duas faixas de entrada e saída, levar a sério muitas vezes implica que na entrada ficam em fila inúmeros carros à esquerda, quando a direita fica vazia, caso ninguém pretenda sair na 1ª à direita…
Para mim… depois dos 70 fechava a loja, desculpem lá qualquer coisinha mas uma pessoa com uma certa idade nem com formações lá vão… é reforma e siga…
Nao percebi uma coisa. Se por exemplo for fazer 50 anos de idade em 2020, tenho de renovar a carta categoria B, 6 meses antes da minha data de aniversario? Alguem consegue exclarecer melhor esse promenor?
Não, pode renovar durante os seis meses antes de fazer 50 anos. A data em que faz 50 anos é a data limite, e pode iniciar o processo até 6 meses antes
As seguradoras optam por 50/50 mas é para não terem que pagar nada!
O principio da não retrotividade da lei é usado como papel higiénico pelos legisladores. Então eu tenho um documento com uma validade e agora deixa de ser? Palhaçada.
Tenho 57 anos. Tirei a carta antes de 2013. A minha carta está válida até 22-04-2022. Devia ter renovado aos 50 ou devo renovar até essa data, que é qua do faço 60 anos?
Há 7 anos ainda não existiam estas regras novas.
Portanto para si a data de validade é 22/04/2022.
Pode iniciar o processo 6 meses antes e é aconselhável que o faça pois vai precisar de ir a uma consulta médica para lhe ser passado o atestado.
Ola Paulo
Tem a certeza que e assim. e que me parece que esta senhora ja anda a conduzir sem carta.
O que me foi dito e que como nao se renovou 5 anos depois e como se nunca tivesse carta.
Eu estou no estrangeiro vai para 15 anos e nunca ai voltei continuo a conduzir e nao renovei aos 50. Tenho 56 e dai uma escola de conducao disse-me que para todos os efeitos ja nao estou habilitado a conduzir, mas a minha carta expira 2028.
Obrigado
Ja agora de quando ou que ano sao estas novas Leis.
obrigado]
é só mamar!
Boa tarde Queria tirar a carta de condução saber os preços valores obrigado