Quantcast
PplWare Mobile

Tirou a carta de condução antes de 2013, saiba quando renovar

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Artur Antunes says:

    Fantochada.
    Sou apenas condutor e não iria retirar qualquer compensação financeira, mas digo que uma ou duas manhãs de sábados de formação de actualização sobre o código da estrada, obrigatórias mas sem classificação para aprovação da renovação da carta seria altamente benéfico! A malta iria aprender coisas que nem nos passam pela cabeça. E há sempre coisas que também nos vão passando com os anos.

    Assim olhem… vamos continuar a circular na rotunda a tentar cumprir o código e ou levamos com carro daquele velhote em cima ou na melhor das hipóteses sai da rotunda a par connosco a ralhar que nem um desalmado.

    • Realista says:

      Nas rotundas muita gente “faz-se” de burra…

      • Samuel says:

        Como um amigo me disse uma vez: “Nas rotundas é tudo ao molhe e fé em Deus”
        Se fosse todos condutores fazer o exame de condução mais de 80% reprovava ou seja menos 80% de automóveis e menos receitas para o estado. Eu vejo com cada coisa nas estradas que eu até fico assustado mas o mais comum é a falta de utilização de Piscas.

    • anon says:

      Todos os dias apanho com cada um que não sabe fazer rotundas. Resumindo e concluíndo, se formos seguir o código à risca, arriscamos a sofrer acidentes todos os dias. Triste.

    • Vilna says:

      Os mais idosos são um problema. Mas maior problema é mudar de faixa e via e nunca fazer pisca. Pode-se generalizar que a maioria desde novos a idosos muito raramente fazem. Isso é um grande problema.

    • Pedro says:

      Eu diria mais, de tempos a tempos vemos o código da estrada ser alterado. Temos o exemplo das rotundas, em que, quando eu tirei a carta, quem entrasse na rotunda pela via mais à direita, poderia sair na primeira ou segunda saída. Entretanto, ha uns anos essa situação foi alterada, quem entra na rotunda pela via mais à direita é “obrigado” a sair na primeira saída. Ora… se não fossem alguns posts de facebook a falar sobre o assunto, eu nunca iria ter conhecimento de tal coisa. Ou seja, das duas uma, ou se criam aulas especiais para introduzir as novas regras a quem já tem carta ou então, no mínimo dos mínimos, criam uma brochura ou um flyer, uma treta qualquer para deixar no correio das pessoas a falar sobre as novas regras de transito.

      Como é que velhotes que mal sabem mexer no telemovel vão ter acesso a informação sobre alterações no código da estrada? Enfim… é apenas mais uma daquelas coisas na nossa sociedade onde quem “manda” percebe muito pouco daquilo que faz…

      • Pedro Pinto says:

        Por isso é que as seguradoras optam por dar 50/50 em acidentes nas rotundas…

        • jose says:

          Isso era antigamente era dúbio, hoje em dia só se fores burro aceitas 50% da culpa, eu sei fazer as rotundas e já evitei muito acidente por estar atento nas rotundas, mas caso bata faço valer a lei.

      • jose says:

        Pois, então significava que alterações ao código de trabalho, ao código penal e a outros códigos tinham de ter formação também, então e quando fosses para outro país, também terias nova formação.. Quem percebe pouco daquilo que faz és tu, cabe a cada um conhecer as leis de onde está, se eu vou para outro país ajusto-me aos limites de velocidade desse país, até me ajusto a não atirar lixo para o chão mesmo que sejam graínhas de uvas, cabe-nos a nós enquanto cidadões e membros de uma sociedade estarmos atentos e informados sobre o que nos rodeia.

      • Samuel says:

        Na altura que entrou em vigor a lei que define atualmente a forma como circular numa rotunda, os telejornais de todos os canais, incluindo a RTP1, passou essa informação durante vários dias utilizando uma animação para diferentes tipos de rotundas.
        E certamente, os jornais e mesmo as páginas de internet dos jornais possuíam e possuem essa informação.
        Agora a sociedade limita-se às redes sociais, que por vezes pessoas que de alguma idade que o único contacto que têm na internet é o facebook e pensam que aquilo tem tudo que necessitam de saber.

  2. DIAS MOISÈS says:

    A partir dos 70 anos, até concordo que fosse obrigatório assistir a aulas de formação/atualização. Antes disso, aquilo que deveria ser feito era mais controlo sobre o alcool e excesso de velocidade. Nas rotundas não só são os velhotes que não cumprem as novas regras de trânsito, hà muita egnte nova que faz o mesmo ou pior.

  3. Paulo says:

    Parabéns pela publicação. Útil. Verdadeiro serviço público.

    • jose says:

      Se tivesses estado atento nas aulas de código não dirias que esta informação é útil.

      • LR says:

        Se tivesses ficado calado, não dirias disparates. Quando tirei a carta, a renovação não era aos 50, era aos 65. E não, não sou assim tão velho, ainda não tive que renovar a carta.

      • Paulo says:

        Caro José, o amigo “LR” já lhe respondeu à letra.

        Sabe, tenho 40 anos (quase a fazer 41). E estive muito atento às aulas de código.
        Tenho carta desde 2000. Na minha carta está escrito que a categoria B é válida até 2043, portanto quando eu fizer 65 anos.

        Só que não! As regras entretanto mudaram e tenho que revalidar aos 50 anos!
        A DGV/IMT têm os meus contactos mas nunca me disseram nada. O que sei é pela comunicação social.
        É muito mais fácil (e prático) ver aqui a informação toda resumida do que andar a navegar nas páginas do imt-ip.pt (que por acaso agora até está mais fácil com o “IMT online”).

        Se, para si, a informação não é útil… passe à frente. Ignore.
        E sobretudo não perca tempo a deixar este tipo de comentários.
        Felicidades e saudinha é o que lhe desejo (porque o CRESCER, virá com o tempo).

  4. Carlos Fernando Xavier Campeão says:

    Sr.Artur Antunes, estou perfeitamente de acordo com o senhor, uma reciclagem sem custos mas obrigatório só
    trazia vantagens a muitos condutores, porque muitos apesar de serem ilucidados do mal que estão a fazer
    ainda nus mandão fu…

  5. JLB says:

    Boa tarde PPLWARE!
    Seria útil ter um “botão” para ser possível fazer um print dos vossos artigos.
    É possível fazer “Print…”, mas também faz o print da coluna da publicidade.
    Conseguem disponibilizar esta funcionaalidade?
    Por vezes constumo guardar estes vossos artigos em “pdf”, com a respectiva resalva da origem/autor do artigo.
    Obriagdo.

  6. Luis says:

    Como saber os pontos para quem tem antiga carta cor-de-rosa? No site oficial não dá

    • joao says:

      pensava que era o unico que ainda tinha dessas cartas 🙂

    • Paulo says:

      Não lhe sei responder a isso. Mas porque não tenta pedir uma 2ª via da sua carta já no formato/tamanho cartão multibanco? É mais prático para guardar na carteira.
      E suponho que transitará para a nova base de dados que poderá consultar pelo portal das contraordenações.

  7. luis sirgado says:

    Velhos são os trapos, e peste branca já chega!! Fiquem sabendo que embora com setenta anos, e cinquenta de carta sem acidentes, posso dar me ao luxo de dizer que conduzo muito melhor do que muitos que ainda a pouco tiraram a fralda, mal conduzem, e pensam que são os Fitipaldis, ou Lewis Hamilton nas estradas nacionais. De facto, muitos deveriam andar de ovo estrelado as costas, não por um ano mas sim por meia duzia! Desde os jovens Fangios pelos vinte (que pensam ser os únicos na estrada) passando por toda as camadas etárias, há, e haverá sempre quem não cumpra as regras. Não são os velhos como dizem, são todos! Ou nunca viram um jovem ou uma senhora e circular numa rotunda pelo lado errado? O condutor português tem uma condução agressiva e uma falta de civismo considerável o que o torna um dos piores condutores da Europa. Com estes dois predicados a situação não deve melhorar,

  8. RMMA says:

    A regra das rotundas é uma idiotice… Nas rotundas com duas faixas de entrada e saída, levar a sério muitas vezes implica que na entrada ficam em fila inúmeros carros à esquerda, quando a direita fica vazia, caso ninguém pretenda sair na 1ª à direita…

  9. falcaobranco says:

    Para mim… depois dos 70 fechava a loja, desculpem lá qualquer coisinha mas uma pessoa com uma certa idade nem com formações lá vão… é reforma e siga…

  10. Daniel Bastos says:

    Nao percebi uma coisa. Se por exemplo for fazer 50 anos de idade em 2020, tenho de renovar a carta categoria B, 6 meses antes da minha data de aniversario? Alguem consegue exclarecer melhor esse promenor?

    • LR says:

      Não, pode renovar durante os seis meses antes de fazer 50 anos. A data em que faz 50 anos é a data limite, e pode iniciar o processo até 6 meses antes

  11. João Mavioso says:

    As seguradoras optam por 50/50 mas é para não terem que pagar nada!

  12. João Mavioso says:

    O principio da não retrotividade da lei é usado como papel higiénico pelos legisladores. Então eu tenho um documento com uma validade e agora deixa de ser? Palhaçada.

  13. Maria João says:

    Tenho 57 anos. Tirei a carta antes de 2013. A minha carta está válida até 22-04-2022. Devia ter renovado aos 50 ou devo renovar até essa data, que é qua do faço 60 anos?

    • Paulo says:

      Há 7 anos ainda não existiam estas regras novas.
      Portanto para si a data de validade é 22/04/2022.
      Pode iniciar o processo 6 meses antes e é aconselhável que o faça pois vai precisar de ir a uma consulta médica para lhe ser passado o atestado.

      • j neves says:

        Ola Paulo
        Tem a certeza que e assim. e que me parece que esta senhora ja anda a conduzir sem carta.
        O que me foi dito e que como nao se renovou 5 anos depois e como se nunca tivesse carta.
        Eu estou no estrangeiro vai para 15 anos e nunca ai voltei continuo a conduzir e nao renovei aos 50. Tenho 56 e dai uma escola de conducao disse-me que para todos os efeitos ja nao estou habilitado a conduzir, mas a minha carta expira 2028.
        Obrigado

      • j neves says:

        Ja agora de quando ou que ano sao estas novas Leis.
        obrigado]

  14. zekinha says:

    é só mamar!

  15. José Costódio estrada dos Santos says:

    Boa tarde Queria tirar a carta de condução saber os preços valores obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.