Este pequeno truque irá melhorar a sua navegação pelo Finder do macOS
Aquando da compra de um novo computador, é momento de explorar o sistema operativo e configurar algumas funcionalidades que este tem para lhe oferecer. O macOS, tal como o Windows e várias distribuições Linux, tem várias capacidades que vêm desativadas como pré-definição.
Uma dessas capacidades permite usar e navegar no Finder de forma bem mais cómoda. Conheça e ative esta funcionalidade, certamente irá ser útil!
O Finder é a "central de comando e navegação" do macOS, sendo que não é propriamente a ferramenta mais intuitiva do mundo... Requer algum domínio por parte do utilizador e, apesar de ser poderoso e repleto de funcionalidades, nem todas as funcionalidades estão ativadas por defeito. Cabe ao utilizador configurar o seu Mac e moldá-lo de modo a preencher todas as suas necessidades.
Uma dessas funcionalidades, muito simples de configurar, melhora bastante a navegação pelo Finder. O modo de a ativar é bastante simples! Apenas terá de abrir o Finder e, na barra superior do seu Mac encontrará a opção "Visualização". Abrir-se-á um menu repleto de opções, onde encontra "Mostrar barra de caminho". Basta ativar esta funcionalidade!
A partir de agora, ao navegar pelo Finder poderá constatar que tem a barra de caminho, em baixo. Para além de ter utilidade no "sentido de localização" pelos diretórios do seu disco, o mais importante é que basta clicar duas vezes numa dessas localizações e é diretamente transportado para lá. Caso pretenda abrir uma pasta num novo separador no Finder, também é possível.
Assim sendo, especialmente em ficheiros agrupados em várias camadas de pastas, a navegação pelo Finder passa a ser muito mais rápida e simples. É, sem dúvida, uma funcionalidade que devia ser ativada por defeito no macOS!
Como complemento a esta funcionalidade...
No menu de "Visualização" referido acima, encontrará muitas mais funcionalidades! Poderá personalizar a barra de ferramentas, ocultar a barra lateral, etc. Uma funcionalidade que se revelou muito interessante, para além da barra de caminho, foi a barra de estado. Esta barra, quando ativa, fica junto da barra de caminho e indica quantos ficheiros tem na pasta que está atualmente e ainda o espaço livre no disco do seu Mac!
Mais dicas para dominar o Finder no macOS
Este artigo tem mais de um ano
O truque é antiga, mas acho curiosa a expressa “por defeito”, imagino que em Portugal signifique “por padrão”. No Brasil entenderíamos o termo como “devido a uma falha”. Possivelmente há uma influência da palavra inglesa “default”, pois não acredito que a origem latina tenha o mesmo significado.
Há influência do inglês “by default”, os termos informáticos nasceram nos US, daí não vejo o problema em traduzir ou mesmo utilizar o termo original, chama-se linguagem técnica.
No Brasil não sabem o que é Português, quem colonizou o Brasil era analfabeto, daí a terem criado um vocabulário próprio com termos o mais absurdos e simplistas possíveis.
Abrir um chamado – abrir um ticket/pedido
Banco de dados – Database/Base de Dados
Usuário – User/Utilizador
Baixar – Download
Estes são apenas alguns dos muitos exemplos de linguagem técnica mal formada, se formos para coisas do quotidiano fica bem pior.
Em Portugal
por defeito – vem assim de origem.
com defeito – com falha, estragado, que não é assim originalmente.
O português de Portugal tem destas coisas.
É a riqueza do idioma, da língua. Várias palavras, vários termos que dizer o mesmo.
Outra forma igualmente útil é a visualização em Colunas. Bastante mais intuitiva.
“Caso pretenda abrir uma pasta num novo separador no Finder, também é possível” par a isto o mais fácil é no finder fazer “CMD + T” e abre novo separador no finder.
Nice!