Facebook acaba de ser multado em 5 mil milhões de dólares nos EUA
A rede social de Mark Zuckerberg, o Facebook, teve agora conhecimento de uma decisão que já se vinha a arrastar. Com efeito, tendo em conta a sua conduta passada no que à privacidade diz respeito, foi-lhe aplicada uma multa recorde, valor nunca antes visto para uma empresa de tecnologia.
Ainda assim, não sabemos se lhe serão aplicadas restrições ou regulamentações futuras.
A empresa estava ciente que mais tarde ou mais cedo, as consequências das suas práticas anteriores se fariam sentir. Assim sendo, foi já sem surpresa que durante as últimas semanas os media apontavam as negociações em curso com as autoridades dos Estados Unidos da América. Agora, temos a cifra.
"Lapsos de privacidade" custam 5 mil milhões de dólares ao Facebook
A Federal Trade Commision (FTC) sanciona assim a rede social de Mark Zuckerberg. Fê-lo com base na incúria comprovada em diversas instâncias no tratamento de dados e, consequentemente, na privacidade dos utilizadores. Agora, ambas as partes chegaram a um acordo satisfatório.
De acordo com o relato do WSJ, os comissários da FTC punem assim a empresa pelos "lapsos de privacidade". Já a decisão final, sujeita a votação, recebeu três votos Republicados a favor, com dois votos contra dos Democratas. Foi a partir daqui que surgiu a multa de 5 mil milhões de dólares.
FTC reportedly approved a roughly $5B Facebook settlement over the Cambridge Analytica Privacy Breach. @EmilyGlazer is the reporter who broke the story. She joined us with more on the news. pic.twitter.com/v2WqQiZKo1
— CNBC's Closing Bell (@CNBCClosingBell) July 12, 2019
No entanto, não são conhecidas restrições aplicadas ao Facebook. De igual modo, para além da multa, a maior alguma vez aplicada a uma tecnológica, não há conhecimento de outras sanções. Isto é, nada é dito quanto à postura futura da rede social de Mark Zuckerberg, algo que levanta alguns alertas.
Que futuro para a rede social de Mark Zuckerberg?
Mais concretamente, não foi especificado qualquer mecanismo de observação ou vigilância das práticas do Facebook. Não sabemos, portanto, o que é que os utilizadores podem esperar para o futuro desta rede social. Passarão os seus dados a estar mais protegidos, ae a nossa privacidade, como fica?
Ainda assim, é impossível ignorar a escala da multa. São 5 mil milhões de dólares, uma cifra que ofusca todas as demais. Note-se, em jeito de comparação, que a "grande" multa de 22,5 milhões de dólares aplicada em 2012 à Google, acaba por ser um pequeno grão comparativamente a esta.
Importa também frisar que a empresa de Mark Zuckerberg pode absorver a sanção que lhe foi aplicada. Estará na altura de responsabilizar os executivos da rede social? Fará falta regulamentação para esta entidade? Será que esta multa vai mudar algo no Facebook?
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: NYTimes
Fonte: WSJ
Neste artigo: Facebook, rede social, Redes Sociais
Pode ser que agora aprenda a não apagar posts e contas do ppl. Devia ser mais…
Os EUA ficaram todos incomodados com a taxa de 3% sobre os serviços digitais (Facebook incuído) aplicada pela França e agora multam-nos em 5 milhões?
É para ingles ver nada mais.
Pagam e recebem por outro lado, via CIA, NSA, etc.
5 MIL Milhões, não “apenas” 5 milhões.
como se ainda fosse necessário mais do Facebook, mais uma pérola!
https://mobile.twitter.com/oasace/status/1149181539000864769
Óptimo. Já podem aproveitar o dinheiro e concluir o muro na fronteira com o México.
Deveriam ser 50 mil milhoes nunca 5 mil, por tudo aquilo que ja fez sobre os dados, agora deveria a uniao europeia fazer o mesmo.
50 mil milhões seria igual ao total da receita anunciada para 2018
Bom a mim não me “caçam” mais os meus dados , já há quase 2 anos que apaguei a minha conta no fakebook . Não estou disponível para empresas como a Google ou o Facebook e muitas outras viverem às custas da violação sistemática da minha privacidade.
se fechar não se perde nada
O problema não é a utilização dos dados mas a mudança de comportamentos das pessoas que as redes sociais influenciam. O Big Data já há muito que usa os dados das pessoas, mesmo antes das redes sociais, Microsoft, Google, Amazon etc usam os dados recolhidos para moldar os serviços e produtos que vendem. Agora o Facebook pode mudar comportamentos, opiniões, com a divulgação de verdades e mentiras. O medo é disto.
A Europa também devia impor multas ao Facebook, Google e Microsoft, e 5 mil milhões para o Facebook, é muito pouco, oficialmente o Facebook encerrou o seu exercício de 2018 com um lucro de 22,112 mil milhões de dólares (19,2 mil milhões de euros), mais 39% do que no ano anterior.
As multas têm que ir ao osso das multinacionais para ver se aprendem a respeitar os utilizadores e a cumprir as Leis, uma percentagem sobre os lucros, tipo 60%, aprendiam logo.