Saiba como ativar a sua Assinatura Digital para usar com a Chave Móvel Digital
Recentemente mostrámos que é possível assinar documentos de forma digital recorrendo ao Cartão de Cidadão ou simplesmente fazendo uso da Chave Móvel Digital. Tanto para um, ou outro caso, é necessário que a Assinatura Digital esteja ativa e, no caso do Cartão de Cidadão, é mesmo necessário ir a uma loja de Cidadão.
Quem pretender usar a Chave Móvel Digital pode fazer essa ativação online. Saiba qual o procedimento.
A Chave Móvel Digital (CMD) é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais da Administração Pública na Internet e recentemente passou a estar disponível também em alguns sites de empresas privadas.
A assinatura digital permite ao titular de Chave Móvel Digital com funcionalidade de assinatura ativa, por vontade própria, assinar documentos em formato pdf.
Como ativar a sua Assinatura Digital para usar com a Chave Móvel Digital
Ativar a Assinatura Digital para usar com a Chave Móvel Digital é um procedimento relativamente simples. Para isso basta que siga os seguintes passos:
Passo 1) Aceder ao portal Autenticação.GOV e proceder à autenticação
Escolham o método de autenticação... (no nosso caso escolhemos o telemóvel como método de autenticação)
Em seguida procedemos a autenticação usando o código que nos foi enviado.
Depois de procederem à autenticação, escolham no menu lateral esquerdo a opção "Chave Móvel Digital". Do lado direito ativem a subscrição da Assinatura Digital.
Depois de realizados os passos anteriores, aguardem um momento até que a a subscrição da Assinatura Digital seja ativada. Feito isso, podem começar a assinar digitalmente documentos usando única e exclusivamente a Chave Móvel Digital.
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Este artigo tem mais de um ano
È realmente um bom serviço, contudo peca pela exigência de 1 nº de telem. por cada chave, tentei pedir chaves para as minhas filhas (menores) para poder aceder ao SNS online e não consegui dado ser-me exigido um nº de telem. por chave.
O serviço deveria permitir no mesmo nº acumular varias senhas.
Basta comprar um leitor de cartões para ler o cartão de cidadão. Custa menos de 15€ nas lojas.
Principalmente a pais com filhos menores 😐
O Artigo é excelente. Contudo falta-vos um passo. Porque quem faz o registo pela opção b através do site das finanças precisa de confirmar o telémovel sim mas depois disso mandam o pin para casa por carta.
A mim quando tento fazer isto diz que tenho de ativar presencialmente na loja de cidadão, espaços empresa ou nos balcões IRN /RIAC. Isto entrando através do CMD.
Caro João Rossa, a mim acontece-me o mesmo, enviam-nos o pin para casa e é prático mas obrigam-nos a ir para uma fila de 60 pessoas 2 horas antes da abertura da loja do cidadão… não faz sentido
E já agora alguem percebe quais são realmente as condições para poder renovar online?
Comprei o adaptador de cartões e não consigo renovar. Aparece sempre a mensagem:
Não estão reunidas as condições para a renovação online do cartão de cidadão.
Das condições que vejo deveria estar apto pois de acordo com o site gov.pt estas são as condicoes:
Se tiver 25 ou mais anos, pode renovar o Cartão de Cidadão através da internet, se:
* O Cartão de Cidadão a renovar tenha sido emitido pelo prazo de 5 anos e tenha sido pedido antes de 1 de outubro de 2017;
* O Cartão de Cidadão ainda estiver válido ou não tiver perdido a validade há mais de 30 dias;
* As impressões digitais do titular existirem no sistema dos serviços do IRN.
Ora tenho mais de 25 anos, o meu cartão foi criado em 2014 e na altura forneci as impressões digitais e o que tenho ainda está válido.
Alguem com problema idêntico?
Eu fiz tudo pela internet… nao me foi necessario ir a lada nenhum…
Que sorte!
Também fiz tudo pela Internet e “carta” nem vê-la e com o SMS que recebi dá isto:
Já existe uma conta CMD associada ao seu Cartão de Cidadão
Para aceder à área privada da Chave Móvel Digital clique aqui.
Para mais informações contacte: info.portaldocidadao@ama.pt
Envio de emails, nem respondem ….
Tive este mesmo problema e consegui resolver através de “Iniciar sessão” em https://www.autenticacao.gov.pt/
A mim acontece-me o mesmo, o link de activação que é mostrado aqui no passo de subscrição não me aparece e existe uma nota informativa que diz que tenho de me deslocar à loja do cidadão… Totalmente ilógico!
Alguém sabe se agora com o Covid há alguma forma alternativa?
exatamente a mesma situação. não sei como resolver… enviei email, sem resposta
Que sorte para os que da primeira receberam tudo direitinho!
Também fiz tudo pela Internet, aparentemente bem, mas envio de “carta” até hoje nem vê-la e utilizando o SMS que recebi dá isto:
Já existe uma conta CMD associada ao seu Cartão de Cidadão
Para aceder à área privada da Chave Móvel Digital clique aqui.
Para mais informações contacte: info.portaldocidadao@ama.pt
Por mais que use todas as opções possíveis e imaginárias, dá erro.
Envio de emails, nem os respondem …. :-/
Não permite ativar a “subscrição da assinatura digital”. Remete para “espaços cidadão”.
Fiz tudo como indicado. Contudo, não recebo no meu telemóvel o código de validação. Tentei várias vezes. O que deverei fazer?
Acontece-me exactamente o mesmo!
O que está descrito no artigo só funciona se a assinatura tiver sido ativa no ato de levantamento do Cartão de Cidadão, caso contrário terá que deslocar-se a uma Loja do Cidadão (ou similar) para fazer essa ativação que por motivos de segurança terá que ser presencial.
Eu ativei a minha toda online.
Porque no momento de levantar o CC ativaste a assinatura digital.
O que ativaste online foi a assinatura da Chave Móvel Digital. Tem a ver uma coisa com a outra mas são diferentes: sem a primeira não pode haver a segunda. Ainda hoje uma colega foi confrontada com isso.
Hmmm pode ter sido isso de facto. Na altura até comprei o leitor. Pode ter sido isso de facto.
Também tive dificuldades na obtenção da chave móvel um a vez que nunca recebi a carta com o código. Após várias tentativas recebia sempre a mesma informação: “Já existe uma conta CMD associada ao seu Cartão de Cidadão”. Contactei os serviços por email e nunca obtive resposta. Só consegui resolver esta situação através do 300 003 990 onde cancelaram o anterior pedido para ser possível efectuar um novo.
Queria so dizer que recebe este link depois de pedir ajuda em: cartaodecidadao@irn.mj.pt
Não tirando o vosso mérito, mas esnviei mail para o estado!
Muito confuso! Então se RECEBEMOS o cartão por correio REGISTADO, entregue apenas à PESSOA, porque raio não é possível efectuar a activação da ASSINATURA DIGITAL??? Então para nada serve o envio por correio!
Que estupidez!!!
E o artigo é confuso… NADA esclarece quanto a isto.
Não precisa de ir a um balcão! https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/orcamento-familiar/dicas/como-pedir-a-chave-movel-digital-e-assinar-a-distancia
Como ativar a assinatura digital?
É possível fazê-lo logo quando levanta o cartão de cidadão, mas, se não o fez, pode ativar essa opção mais tarde, nos Espaços Cidadão ou nos Espaços Empresa, nos balcões de atendimento do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) e da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) dos Açores. À distância, pode fazê-lo no site oficial das autenticações.
Na página inicial, clique em “Autentique-se”, no lado direito do ecrã, e selecione a Chave Móvel Digital. Autorize.
Indique o número de telemóvel que associou à chave móvel digital e o respetivo PIN que recebeu pelo correio. Pressione “Autenticar” e vai receber, por mensagem telefónica, uma combinação de seis dígitos. Digite-a e confirme.
Clique no separador “Chave Móvel Digital” e selecione “Subscrição da Assinatura Digital”. Clique em “Ativar”. Certifique-se também de que tem ativado o campo “Telemóvel” para ter a certeza de que recebe os códigos por mensagem.
Digite o PIN da “Ativação da Assinatura Digital” e repita a operação antes de confirmar.
Receberá novamente um código de seis dígitos, através do telemóvel. Insira-o no espaço do “código de segurança” e confirme. Já tem a assinatura digital ativada.