Dica: Acelere ainda mais o arranque do seu Windows 10
Uma das caraterísticas que o Windows 10 tem é a sua rapidez no arranque. Quando combinado com um SSD, dificilmente tem concorrente à altura no processo de iniciar.
Mas, mesmo com esta velocidade anormalmente elevada, há uma forma simples de o acelerar ainda mais, poupando mais alguns segundos aos utilizadores. Vamos ver como o podem fazer.
Mesmo sendo um sistema que arranca em poucos segundos, o Windows 10 tem ainda forma de conseguir ganhar tempo neste processo. Sabe-se que mesmo depois de arrancar, ele espera alguns segundos para que os serviços estabilizem.
Só após estes 10 segundos é que as apps definidas para o arranque começam a ser lançadas e o acesso ao Windows 10 é garantido. Mas o Windows 10 tem uma forma simples de eliminar este tempo. Vamos ver como o podem fazer.
Reduzir ainda mais o tempo de arranque do Windows 10
Todos os passos que vão ter de dar serão executados dentro do Editor de registo. É por isso necessário que abram esta app e que se preparem para aceder às chaves que vamos indicar. A primeira poderá não existir e por isso podem ter de a criar.
Para iniciarem o processo naveguem para a chave localizada na posição indicada abaixo. Caso ela não exista, devem tratar de a criar, dando-lhe o nome Serialize. Basta que cliquem com o botão direito e que escolham criar uma nova chave.
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Serialize
Ai dentro vão ter de criar uma nova entrada, do tipo DWORD (32bits), cujo nome deverá ser StartupDelayInMSec. Basta que cliquem com o botão direito do rato e escolham Novo -> Chave.
com entrada criada e com o nome certo, devem definir o seu valor. Neste caso devem definir o valor como 0 (zero), para que o Windows não espere tempo para dar acesso aos utilizadores
O resultado final é o apresentado na imagem abaixo, com a nova entrada criada e com o varo zero definido. Se preferirem que o Windows aguarde, devem definir esse valor no campo criado.
O passo seguinte é o esperado reboot ao Windows 10. Devem reiniciar o vosso sistema operativo e de imediato a mudança fica aplicada. O Windows 10 irá ser ainda mais rápido no arranque.
Este é mais um exemplo de como podem melhorar o Windows 10. Recorre a algumas chaves escondidas, mas dispensa qualquer aplicação e tem uma aplicação prática imediata.
Este artigo tem mais de um ano
quando for assim, podem fazer como o howtogeek, partilhem o ficheiro REG 🙂
ainda existe alguém que corra reg’s de algum lado?
heheehhehe depois queixam-se 🙂
Percebi peva
Estás no site errado, volta lá para a “Pipoca mais doce”.
Ah,ah,ah. 😀 😀 😀
Bom dia, no texto está um erro no nome do valor DWORD, tem StartupDelayInMSe e deveria ser StartupDelayInMSec.
De qualquer forma se não tornar o arranque instável é uma boa dica, estamos sempre à procura de mais velocidade pois parece que nunca é suficiente.
Aos que já fizeram digam se resultou, quando chegar a casa irei fazer no meu PC.
Excelente! Obrigado pplware!
Apenas um pequeno ajuste:
O parâmetro chama-se
Startupdelayinmsec
No texto falta-vos o “c” final.
O meu portatil Lenovo Ideapad 320 S, I7 8550U, 16 gigas Ram, demora 3-5 segundos a arrancar…
Por isso, mais rápido que isto acho difícil…
*Lenovo 530 S, assim é que é…
Só muita macumba o sistema ruim !
Legal a dica, mas o que ela faz pra deixar a inicialização mais rápida? Não ficou claro.
Lê de novo, pq o texto explica.
Não se percebe nada. Mas afinal como é que colocando este valor a zero o arranque fica mais rápido? O Windows não tem de arrancar tudo na mesma?
Resultado “ZERO”, achei mais lento no reenicio.
Não podes comparar o tempo de início (arranque a frio) com o de reinício do Windows, porque são operações diferentes. O Windows costuma levar mais tempo a reiniciar do que a arrancar a frio.
O que podes comparar é a diferença na mesma operação, antes e depois desta alteração ao registo.
já conhecia este tweak desde o windows 7, e deixei de usar porque fica mais lento …. é fake !!!
Experimentem, mas tenham em atenção que se o delay existe por alguma razão é… exemplo de uma situação típica que pode acontecer: o Windows começa logo a executar serviços ou programas do utilizador que precisam de utlizar a rede/internet, antes dos serviços de rede estarem “up”. Isto vai dar origem a erros, claro, que dependendo do desenho dos programas podem ser geridos melhor ou pior. Se calhar com vários programas a concorrerem pelo mesmo recurso porque ficaram “presos” nesse mesmo ponto da execução, gera-se latência que ainda atrasa mais a execução do que ter o delay. Cada caso é um caso, porque todos os sistemas são diferentes, provavelmente esta modificação funciona sem problemas em 95% das vezes, é experimentar para ver 🙂
Meu Windows não quer iniciar agora
=(
Fiz no meu Lenovo T460 e acho que resultou
Arranque rápido ? Ponham um SSD na máquina e o resto é conversa.
SE for 64 bts tem que criar qword 64 bits! StartupDelayInMSec
O que me preocupa é o jogo do gato e rato com o disco a 100%!!! Na minha empresa tenho cerca de 80 máquinas e cada dia seu fica a 100% no disco é a forma de reparar é diferente em todos 🙁
Não senti melhoras na inicialização. Continua lento até carregar tudo.
Comprem mas é um SSD, que estão cada vez mais baratos, e deixem-se de inventar…
E se fizer isso num Windows 10 com disco de sistema SSD M2 ganha-se o quê?
Ou será, que se vai é perder mais tempo a seguir, por ter os serviços ainda a arrancar?
O meu é um HDD, zicou e não startava. Não faço mais esse procedimento com certeza. Fiquei horas pra arrumar e não precisar formatar.