Motorola RAZR: as novas informações do próximo smartphone dobrável
A Motorola, fabricante que se encontra sob a alçada da Lenovo, está também a preparar o seu primeiro smartphone dobrável. Um produto que já tem sido alvo de várias fugas de informação, a grande maioria consistindo em novas patentes da empresa. Contudo, agora temos a divulgação de várias das suas funções.
Surpreendentemente, poderemos ter um Motorola RAZR dobrável, mais cedo do que imaginávamos.
O smartphone dobrável é uma realidade em 2019. A princípio ficamos a conhecer o Samsung Galaxy Fold, entretanto, também já chegou o Huawei Mate X. Sem esquecer aqui a Xiaomi, fabricante que também está a estudar este novo conceito. Este acabaria por ser um dos temas que pautou todo o MWC19, em Barcelona.
Vem aí o Motorola RAZR dobrável!
Agora, voltamos as nossas atenções novamente para o Motorola RAZR, o reviver de um ícone, agora com um novo formato. A fim de nos transportar para uma nova era, esta marca olha para o passado e para um dos maiores ícones da sua história. Entretanto, já temos novas informações alusivas a este smartphone dobrável.
A Motorola juntar-se-á assim ao crescente número de fabricantes a apostar num smartphone dobrável, ainda que estes possam demorar até se tornarem numa visão comum no mercado. Aliás, segundo o relato da Trendforce, só a partir de 2021 é que estes dispositivos serão importantes no mercado mobile.
Contudo, é certo que, entretanto, as fabricantes têm que continuar a aperfeiçoar o novo formato. Ainda que o mesmo seja já bastante promissor, a execução em qualquer uma das marcas deixa ainda margem para melhoria. Algo normal numa tecnologia ou implementação que está a dar os seus primeiros passos.
As novidades em torno deste smartphone dobrável
Após o WallStreetJournal ter avançado esta possibilidade, vemos cada vez mais indicadores nesse sentido. Em primeiro lugar com as recentes patentes da empresa na WIPO, como a que vemos na imagem acima. Algo que já deu aso à criatividade de vários artistas, trazendo-nos as imagens (e vídeo) que ilustram este artigo.
Assim sendo, também já sabíamos que o Motorola RAZR pode chegar com um preço bastante elevado, com os rumores a sugerirem 1500 Dólares. Estamos, portanto, a contemplar um smartphone de ecrã longo, cujo ecrã se dobrará ao longo de um eixo horizontal, a fim de nos dar um dispositivo relativamente compacto. Além disso, teríamos um ecrã secundário, exterior e de menores dimensões.
Contudo, o que aqui nos traz hoje é a revelação de várias das suas funcionalidades. Graças ao portal XDA Developers, já sabemos como funcionará o segundo ecrã, exterior. De acordo com as suas descobertas, a Motorola não nos dará uma experiência completa do sistema Android neste segundo ecrã.
Pelo contrário, apenas algumas aplicações poderão socorrer-se deste segundo painel, de menores dimensões no seu exterior. Mais concretamente, as aplicações da própria Motorola como o Moto Display, Moto Actions, bem como a Moto Camera.
As peculiaridades deste Motorola RAZR para 2019
- Quando desdobrado, o ecrã secundário servirá como um trackpad. Algo que para já está limitado ao scroll ou navegação dentro do browser Google Chrome. Poderá também ser utilizado para navegar dentro da página em si.
- Dentro da aplicação da câmara fotográfica o utilizador pode tocar no ecrã principal para capturar uma fotografia. Alternativamente, poderá fazer um swipe up ou deslize para cima no ecrã principal para aproximar a foto (zoom). Algo que poderá ajudar os utilizadores a capturar uma selfie (autorretrato), principalmente quando é o próprio a segurar no smartphone. Aí surgirá uma contagem regressiva.
- Caso o utilizador ative a Google Assistant quanto o smartphone dobrável estiver fechado, o utilizador pode optar pela apresentação de uma animação. Alternativamente, o o utilizador será levado a desdobrar o smartphone, ou a inserir a password, ou o código PIN.
- A Motorola está a testar a possibilidade de a aplicação Moto Display mostrar um relógio. Aqui bem como a apresentação de notificações, e até mesmo controlo para a reprodução de multimédia.
- O utilizador poderá definir um papel de parede apenas para o ecrã secundário, quando o smartphone estiver dobrado (fechado).
Por fim, um dos executivos de alto nível na Motorola, Dan Dery ,já confirmou o interesse da marca no smartphone dobrável. Esta fonte confirmou ainda que a empresa está efetivamente a trabalhar num dispositivo com ecrã dobrável, sendo essa a extensão máxima das suas declarações.
Este artigo tem mais de um ano
Eu querooooo…
o mais bonito e pratico dos dobráveis até agora, a reconstrução de um ícone antigo
Esse sim seria um smartphone do dobrável, o outros seriam smartphone que viram tablets e vice versa
Isso é só incorporar um ecrã LCD dobrável em um telemóvel que já existe há uns tempos..para mim o conceito não é novidade nenhuma
.
ya ya. Telémoveis com ecrãs dobráveis já existem h+a imenso tempo. Tens toda a razão, nenhum conceito novo. #sarcarasmo
Se voltassem a fabricar o modelo antigo eu compraria, design muito a frente do seu tempo.
Se não for custar um rim, eu provavelmente vou adquirir um vermelho para mim e um azul pra meu marido, só pra ter aquele prazer de bater o telefone quando ele me encher o saco KKKKKKKK!
Se a tela da frente fosse de e-ink, era perfeito!
Já fiz meu comentário acima a respeito do V8 fãs versões antigas pra mim foi o melho
Adorei lindo
terei um com certeza
Parabéns Motorola vocês arrasaram no design eu só compro Motorola por acho uns dos melhores já estou a espera desse mas uma vez parabéns .
Adorei perfeito PARABÉNS pelo design lindo e sofisticado acho que vai superar as expectativas , celular com flip é o máximo
Maravilhoso amo… Eu já tive dois V3 mas esse veio pra história
Ah! Dobrado assim faz mais sentido para mim.