Pininfarina Battista: 1.900 cv elétricos que cumprem 0-300 km/h em 12 segundos
A Pininfarina é uma das empresas de design automóvel com mais prestígio de todo o mundo. Com a emancipação dos carros elétricos, a empresa decidiu envergar na produção de automóveis e começou com um hipercarro elétrico de 1.900 cv.
O Pininfarina Battista apresenta prestações astronómicas. Além disso, as primeiras unidades serão entregues em 2020, ano de celebração do 90.º aniversário da famosa casa de design.
Apesar de ser largamente reconhecida pelos entusiastas de automóveis, muitos não conhecem a Pininfarina e as suas obras. A empresa de design italiana é responsável pela carroçaria de diversos ícones do mundo automóvel. Nomeadamente, Ferrari F40, Ferrari Enzo, Maserati Quattroporte, Rolls-Royce Camargue, entre muitos outros... Muito ligada às marcas de automóveis italianas, a Pininfarina tornou-se uma referência no design de carroçarias. Isto tanto pela sua beleza como pela sua eficiência aerodinâmica.
Juntamente com a emancipação dos carros elétricos, muitas fabricantes de automóveis apareceram para abraçar este novo paradigma dos motores automóveis. A Tesla é a figura mais marcante, mas a Pininfarina será mais um nome a ter em conta. De modo a celebrar o seu 90.º aniversário, foi anunciado o Pininfarina Battista, hipercarro cujo nome é igual ao do fundador da empresa.
Pininfarina Battista: um novo marco na performance automóvel
O Pininfarina Battista apresenta prestações incríveis, que elevarão o patamar dos hipercarros ainda mais alto. Conta-se dos 0-100 km/h em menos de 2 segundos. Mais ainda, dos 0-300 km/h em menos de 12 segundos e mais de 350 km/h de velocidade máxima!
De modo a alcançar tal andamento, o Pininfarina Battista recorre a motores elétricos produzidos pela Rimac Automobili, uma das fabricantes mais avançadas do ramo. A bateria de 120 kWh promete autonomia de até 450 km e tem um poder avassalador, com 1.900 cv e 2.300 Nm de binário. A somar às capacidades do motor elétrico, tanto a tração integral como a carroçaria e chassis monocoque em fibra de carbono ajudam a manter o baixo peso do bólide e a colocar toda a potência no chão.
This is the most authentic and exciting automotive story imaginable. The Battista is the hypercar of the future, inspired by a legendary past. It combines true inspiration and innovation in its technical achievement and emotional appeal. Electrification unlocks the door to a new level of performance and a zero-emissions future, whilst a passion and respect for automotive history will define how this landmark car looks and feels. We aim for the Battista to be a future classic and automotive icon, writing its own page in automotive history books.
|Automobili Pininfarina CEO, Michael Perschke
Design puramente italiano
Ao nível do design, destaca-se imediatamente a emozioni italiana que é apanágio nos trabalhos da casa Pininfarina. O Battista tem um design muito bem trabalhado, que suscita até uma aparente fusão entre dois modelos: Ferrari 458 Italia e McLaren P1.
Segundo o CEO Michael Perschke, o Pininfarina Battista - que segue a linha de design PURA: Purity, Beauty, Rarity - tem uma silhueta cativante que fará o mundo apaixonar-se finalmente pelos veículos elétricos. Tal missão foi plenamente concretizada, com o Battista a encantar petrolheads que estão a acompanhar as novidades do Salão de Genebra.
The automotive world is ready to see a marriage of beauty, electric power and performance. It is this combination provided by Pininfarina SpA working shoulder-to-shoulder with us at Automobili Pininfarina that will make the Battista more than just a ferocious performance car and more than just a visual work of art. Styling, balanced with ultimate performance, producing a genuine Pininfarina: the beauty of power and the power of beauty.
Com todas as suas inovações e características, o Pininfarina Battista promete ser um verdadeiro GT luxuoso italiano com desempenho de hipercarro. A Pininfarina, sob alçada do grupo indiano Mahindra, consegue colocar num carro de estrada todo o seu conhecimento adquirido na Formula E.
O Pininfarina Battista será uma edição limitada a 150 unidades, que serão fabricadas à mão e terá um custo estimado de 2 milhões de euros.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Pininfarina
Neste artigo: carros elétricos, hipercarro, motores, Pininfarina, Pininfarina Battista, Salão de Genebra 2019
Autonomia de 450 quilómetros a que velocidade?
A 300 não será certamente, não é?
Devia ser… 🙂
Uma velocidade “normal” conforme os testes de homologação, máximo a 140km/h, nunca será aos 350km/h, o Bugatti Veyron com um depósito de 100l é apenas capaz de percorrer 160km à velocidade máxima…
O veyron consome 78 litros por cada 100 quilómetros, À velocidade máxima. Nunca na vida com 100 litros, à velocidade máxima fazia 160 quilómetros. E o chiron consome ligeiramente mais. Isto são consumos reais de pessoas que testaram o carro, e não os valores anunciados na página da marca, já que esses valores são sempre aldrabados. Um carro com 1500 cavalos, nunca teria um consumo médio real entre os 4 e os 5 litros por cada 100 quilómetros a uma velocidade “normal”.
No máximo 120 que é o permitido por lei.. quanto mais de pressa menos autonomia.
É incrível como mesmo num carro excepcional a todos os níveis, ainda há esta obsessão pela autonomia!
Deixa-me explicar-te como a uma criança de 5 anos… O meu carro com depósito cheio e a uma velocidade de 120km consegue fazer perto de 1076 km sem atestar, o que por si só demora 7 a 10 minutos para voltar a fazer o mesmo. Quantos quilómetros fazes tu num eléctrico durante todo este período? Eu digo-te, menos de metade.
No entanto tens o teu carro parado durante periodos largos de tempo para manutencao, tais como mudanca de oleos e outros fluidos, e mesmo durante esses 1076km tens de parar diversas vezes para descansar, tempo esse que nao utilizas para nada de absolutamente util.
Eu por exemplo, num Model X P100D faco a volta de 600km com uma carga, e se tiver um Supercharger, para além de nao ter de pagar pelo carregamento, ao fim a volta de 1 hora de descanso (meu), tenho mais 600km para fazer…
Tu demoras 10 minutos a voltar a atestar, no entanto vais ter de parar para descansar como eu…
Sim os electricos serão o futuro.
Mas ainda não são tão fiáveis como os motores a combustão.
Não fazem tanta manutenção mas levam baterias e motores com 50000km e as vezes até menos, devido a problemas eléctricos.
Trabalho numa oficina de marca e sei do que falo.
Infelizmente ainda é uma tecnologia muito verde, principalmente nos carros eléctricos mais baratos.
Tens tanto um Model X como eu tenho um iate.
Só pelo teu comentário qualquer pessoa percebe logo isso.
@Fábio,
Nao sao tao fiáveis?
Eu tenho 2 em casa, um Model S que já conta com mais de 200k, nunca levou motor nem bateria…
Nao sei do que falas…
@Fulano,
Sim pelo meu comentário consegues ver tudo, aliás até consegues ver os numeros do Euromilhoes nao é?
Por acaso tens razao, nao tenho um Model X, tenho um Model X que comprei no ano passado e um Model S de 2014…
Obrigado pelo reparo.
Não sabes do que falo porque não trabalhas numa marca, senão sabias do que falo.
Não compares um tesla com um Renault Zoe por exemplo. São valores muito diferentes.
Não posso comentar sobre os teslas porque não sei. Mas do resto posso.
Isto já para nao falar, que eu…
Piloto automatico e mais de 600cv com torque instantaneo… agora tenta fazer o mesmo com um carro com 600cv com o mesmo conforto… já nao falo de torque…
Tu nada, porque nao tens um Model X.
Podes sempre dar uma vista de olhos na garagem…
Muito bonito mesmo…
Nunca mais me sai o €milhões…
Game-over para os carros com motor a combustível. Daqui para a frente, os eléctricos serão sempre os melhores.
Oi? Daqui para a frente?
Desportivos eléctricos não são novidade…e continuam a circular por aí veículos a combustão.
E o barulho de um carro a sério?
Num futuro próximo, um carro será tão mais “a sério” pelo seu barulho como um homem o é pelo seu cheiro a cavalo, actualmente.
Queres ter barulho de um carro a serio??!! Rompe a panela do teu e ela faz barulho bastante
Custa mais do que 8 Tesla Roadster (https://www.tesla.com/pt_PT/roadster)!
E, mesmo assim as performances e autonomia são inferiores!
Tesla Roadster:
0-100 km/h: 2,1 s
Velocidade máxima: Mais de 400 km/h
Autonomia: 1000 km
Binário da roda: 10 000 Nm