Swiftkey: este teclado seguirá as passadas do Gboard (da Google)
O teclado Swiftkey é um dos mais populares da atualidade, rivalizando, por exemplo, com o Gboard da Google. Em breve, se utilizar estas soluções, a sua privacidade receberá um considerável reforço.
Mais concretamente, o teclado Swiftkey passará a ativar automaticamente o modo incógnito em determinadas situações. Algo que já sucede há vários meses na alternativa da Google, o Gboard.
Utiliza o teclado Swiftkey no seu dispositivo móvel?
Em primeiro lugar, a novidade foi detetada e exposta por um utilizador da plataforma Reddit. Aí, o utilizador jasonrmns fez saber que na versão Beta (versão de testes) do Swiftkey para dispositivos Android já existe esta peculiar função.
Trata-se aqui da ativação automática do modo incógnito / anónimo sempre que o teclado detetar um campo ou formulário sensível. Isto é, sempre que o estiver a utilizar para digitar os dados de um cartão de crédito, a título de exemplo.
Este reforço da privacidade está a ser testado na versão beta para Android
A nova função foi assim detetada na versão (beta) 7.2.2.31 do teclado Swiftkey para o sistema operativo Android. Além disso, na sua lista de mudanças (changelog) oficial, podemos ver a referência a isso mesmo, a introdução deste reforço de privacidade.
Na prática, o teclado Swiftkey saberá quando está na presença de um formulário sensível. Seja para compras online ou para preenchimento de certos cadastros, registos ou credenciais nos mais diversos locais.
Assim sendo, o teclado Swiftkey saberá quando deve ativar automaticamente este modo incógnito. Tudo isto servirá como garante da privacidade do utilizador, não necessitando este de ativar manualmente este modo anónimo.
O teclado Gboard da Google também oferece esta solução
Entretanto, uma das melhores alternativas, o Gboard da Google também já aplica automaticamente este modo incógnito. Já o faz há vários meses, mais concretamente desde 2017.
Note-se ainda que esta mesma funcionalidade, o modo incógnito, está disponível no teclado Swiftkey desde 2016. Contudo, é necessário ativar manualmente esta funcionalidade sempre que dela queremos tirar proveito.
É sem dúvida uma medida louvável e um reforço bem-vindo para a privacidade do utilizador. Sobretudo quando esta parece ser um alvo cada vez mais tentador para inúmeros serviços online.
O teclado Swiftkey tem uma ótima e merecida reputação
Ainda muito recentemente vimos a empresa responsável pelo teclado Swiftkey a listar algumas das melhorias do seu serviço. Através do seu blog, a empresa refere que o seu produto é um dos mais velozes e mais leves da atualidade.
Este que é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores teclados para Android, orgulha-se de ter reduzido o “lag” ou atraso em cerca de 50% com as últimas atualizações da sua aplicação. Algo que sem dúvida a ajudará a manter a sua ótima reputação.
Em suma, resta-nos agora esperar pela chegada das novidades à versão estável desta aplicação para dispositivos Android. Entretanto, poderá sempre testar e utilizar a versão Beta, usufruindo já desta funcionalidade.
Homepage: SwiftKey
Preço: Gratuito (Beta)
Qual é o teclado que usa neste momento no seu smartphone?
Este artigo tem mais de um ano
E para iOS também vão meter essa funcionalidade?
O Swiftkey em android é maravilhoso.
Em iOS parece que está uns 5 anos atrasado, mas é normal, só lá apareceu depois.
lol, há features no SwiftKey do iOS que a malta Android anda a pedir à anos, e até agora nada.
Quantos anos é que os utilizadores de iOS ficaram à espera do Swiftkey, ora diz lá….
E para quando uma tecla dedicada ao Ç
Uma tecla dedicada ao Ç só me estorva. Escrever com swipe eu vou sempre ao C, quer seja c ou ç e a palavra sempre foi adivinhada correctamente. Acho que era o teclado swype que usava uma letra Ç dedicada na disposição de teclas deles, embora o tenha comprado na altura, deixei de o usar e troquei-o por outro exactamente por causa dessa letra. É uma letra praticamente redundante na lingua de uma forma geral.
O meu não tem o Ç, não sei porque. Meu sistema é Android 8 com idioma em português com o autocomplete somente para esse idioma. Dê uma pesquisada, com certeza conseguirá tirar essa tecla que lhe é incômoda.
Quando mencionam “a empresa” responsável pelo App sem mencionar explicitamente a Microsoft, achei até que eles a tinham vendido, rsrsrs.
Há alguma forma de desativar o rasto do nosso dedo no teclado do swiftkey?